As técnicas de machine learning têm conquistado um papel importante no marketing digital. Com elas, é possível automatizar diversos processos, resultando em redução de custos, diminuição de erros humanos e outras vantagens. Agora, embora sejam recursos que oferecem oportunidades lucrativas, é fundamental contar com profissionais qualificados para aproveitá-las.
Se quiser entender melhor as ferramentas que se tornaram disponíveis por meio dessa evolução tecnológica, este artigo é para você.
Afinal, o que é machine learning?
Machine learning pode ser compreendida como uma subcategoria da inteligência artificial, ou IA. Trata-se de uma abordagem computacional que permite que sistemas aprendam padrões a partir de dados e aprimorem suas performances sem intervenção humana direta.
Utilizando algoritmos e modelos estatísticos, ela capacita uma máquina a tomar decisões, fazer previsões e identificar tendências com base em informações processadas.
No contexto do marketing digital, esse recurso vem se tornando imprescindível. Isso porque possibilita uma personalização avançada, permitindo que as marcas ofereçam conteúdo altamente relevante aos consumidores com base em seu comportamento passado, entre outros benefícios.
Por dentro dos benefícios do machine learning no marketing digital
A personalização tem se tornado a alma do marketing moderno. O machine learning deixa muito mais simples adequar a comunicação ao seu público-alvo. Isso porque coleta e interpreta dados, gerando insights relevantes rapidamente.
Uma das aplicações desse recurso moderno está nas ferramentas de CRM, que contêm diversas informações que podem ser úteis para serem analisadas e servirem de bases para relatórios bastante ricos a respeito de quem já é cliente e outros potenciais consumidores.
Com os dados certos, profissionais de marketing conseguem direcionar melhor as abordagens que planejam. Aliás, quando a base para a elaboração de estratégias é tão rica, torna-se mais fácil até mesmo se antecipar às necessidades de quem precisa de produtos ou serviços que uma empresa oferece.
Outras vantagens proporcionadas por essa tecnologia são:
Otimização de campanhas
Mesmo quando há um estudo aprofundado sobre demanda dos clientes, o comportamento deles pode não ser o esperado após serem atingidos com uma determinada comunicação. As técnicas de machine learning aplicadas ao marketing são importantes nessa situação, pois permitem uma análise em tempo real do desempenho de campanhas. Assim, é possível redirecioná-las do modo devido.
Chatbots melhores para atendimento ao público
No passado, respostas automáticas proporcionadas por chatbots não costumavam ser as preferidas pelo público. No entanto, também por conta da evolução deles devido ao aprendizado automático proporcionado no machine learning, essa realidade tem mudado. Atualmente, já existem cerca de 60 mil chatbots em atividade no Brasil, trocando bilhões de mensagens todo mês.
Com o uso dessa nova tecnologia, os bots passam a reconhecer padrões e se adaptam para realizar o melhor atendimento ao público.
O machine learning também colabora em sistemas de recomendação de produtos ou serviços para os consumidores em plataformas digitais e possibilita o reconhecimento antecipado de possível perda de clientes. E essas são apenas algumas das vantagens.
Com a demanda por maior personalização e a baixa tolerância do público a equívocos por parte das companhias, usar a tecnologia para compreender o que ele demanda e como melhor atendê-lo é um diferencial bastante importante. Agora, como já comentado, as organizações só podem aproveitar o máximo potencial desses recursos ao contarem com profissionais capacitados.
ComSchool oferece curso de Marketing Digital de Alta Performance
Atenta às necessidades do mercado e dos profissionais, a ComSchool oferece o curso de marketing digital de alta performance. Nele, os estudantes aprendem conceitos e práticas que englobam técnicas de machine learning e muito mais.
As aulas, além de falarem a respeito da importância da Inteligência Artificial para o marketing digital, abordam temas como:
Estratégias de marca
Inbound marketing
SEO
Cultura data-driven
Gestão de projetos digitais e metodologias ágeis
Copywriting
Google Ads, Meta Ads e estratégias no Tiktok
Google Analytics
Looker Studio e Google Big Query
Google Tag Manager
Esses são apenas alguns dos assuntos abordados nos encontros do curso, que conta com carga horária de 120 horas e acontece on-line ao vivo. Entre os diferenciais da ComSchool nele estão a concessão de certificado reconhecido, selo profissional e mentoria de sucesso na carreira. Também são previstos encontros presenciais, o que é bastante interessante para a construção de networking.
Vale destacar que os professores, além do domínio de aspectos teóricos, dispõem de experiência prática e essa vivência é explorada em aulas. Com isso, os estudantes entram em contato com a realidade do mercado ao mesmo tempo em que compreendem aspectos técnicos.
Quer saber mais? Para outros detalhes, como conteúdo programático completo, lista de professores e valor de investimento, basta visitar a página do curso no portal da ComSchool.
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