top of page

Transformação Digital nas Empresas

Transformação Digital nas Empresas

Passou-se o tempo em que a transformação digital nas empresas, era vista como um acontecimento inovador e um diferencial competitivo frente aos concorrentes. Em termos de avanço tecnológico, temos vivenciado uma velocidade nunca antes vista. Startups revolucionando setores inteiros, novos canais de vendas, Consumidor 3.0, plataformas e ferramentas que aparecem aos montes com objetivo de ganhar (ou perder) performance corporativa.

Segundo John Chambers, CEO da Cisco, estima-se que mais de 40% das empresas deixarão de existir nos próximos 10 anos. O fator de risco está justmente naquelas que não conseguirem utilizar as novas tecnologias em seu favor.

Muitas empresas ainda vivem na cultura dos “Flintstones”, enquanto seus concorrentes já estão se tornando “os Jetsons”!

Brincadeiras a parte, o mais mais difícil em fazer a transformação digital nas empresas, é mudar a forma de pensar dos seus líderes e colaboradores. Toda mudança é difícil.

Por outro lado, estamos vivendo em uma Era cheia de oportunidades, onde startups criadas em garagens revolucionam mercados inteiros. Como sua empresa pode fazer parte disso? O que você está perdendo em termos de empregabilidade por não surfar nessa onda?

Mais de 50% das profissões que serão demandadas em 2030, ainda não existem.

A palavra inovação, é vista como referência nas companhias atuais. Busca-se inovar a todo instante, porém inovar sem entendimento completo do que se está fazendo, pode se tornar um caminho de difícil retorno após as primeiras complicações surgirem.

A transformação digital nas empresas, é um processo que inicia de dentro para fora e como cada empresa tem culturas e perfis diferentes de colaboradores, esse processo requer um um tratamento especial. Olhando de fora para dentro, o comportamento e a cultura dos consumidores e dos fornecedores também devem ser bem analisadas pelos gestores. O uso de novas tecnologias, precisa resultar, na prática em mais conveniência, preço e qualidade para os clientes e sobrevivência para a própria empresa.

A transformação digital nas pessoas

O contato direto das empresas com seus consumidores é cada vez mais intenso nas diversas plataformas e canais. A rapidez de resposta e a qualidade desse atendimento é fator de sucesso para o negócio. Os consumidores querem mais por menos. Mais personalização nos produtos e em seu atendimento, entre tantas outras demandas.

O consumidor é multicanal. Sua carreira é multicanal?

Então do ponto de vista das empresas, a Transformação Digital é um desafio do tipo: faça ou morra. Seja uma grande corporação multinacional ou seja a loja de sapatos na esquina, todos precisam estar digitalizados, usando as ferramentas de marketing digital, e-commerce, automação, financeiras, estoques, entre outras, a seu favor.

Mas se a Transformação Digital está ligada à pessoas, processos e tecnologias, como fica a sua carreira profissional no meio de toda essa Revolução? Você precisa se atualizar. Ser um mero usuário de redes sociais, e-mail e WhatsApp, não significa que você é digital.

Saber usar ferramentas como Google Marketing, Social Media Ads, Cloud Computing, Chatbots, entre outras, não como usuários, mas como estrategistas, vai definir sua empregabilidade nos próximos anos.

Não importa se você vende compota de geleia caseira ou presta serviços médicos. Não importa se é hotelaria ou física quântica. Todos os setores estão mudando rapidamente.

Você precisa conhecer as ferramentas e saber usá-las, seja para melhorar o alcance das vendas, seja para ter acesso a tecnologias que vão proteger seus clientes. Quem ficar fora dessa, está condenado.

Quer uma dica? Comece pelo básico bem feito. Procure desenvolver habilidades digitais que estejam relacionadas às ferramentas administrativas e de vendas. Quantas coisas você não consegue automatizar usando o Excel? Antes de procurar saber sobre Big Data, Dashboards ou Business Intelligence, aprenda a usar corretamente o Excel.

Quantos clientes você não está perdendo ou deixando de atrair por não ter um website bem estruturado e otimizado para o Google e Mobile? Aprenda SEO, Google Ads, Analytics e UX. Sua empresa não atualiza o site? Aprenda a usar o WordPress. Você tem ERP para gerenciar estoques, emitir notas, controlar pagamentos e recebimentos? O site tem e-commerce? A fanpage usa chatbots? Os pagamentos ainda são processados recebendo fotos e fax com imagem de cartão de crédito? E sua equipe? Sabe usar chat online e WhatsApp para atender clientes ou somente para bater papo?

Assim como nas empresas, a Transformação Digital deve começar em você, de dentro para fora.

Workshop sobre Transformação Digital nas Empresas, confira aqui.

Commentaires


bottom of page