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O que é Inbound Marketing? Conheça esse modelo de estratégias digitais

Este é um conceito que está super em alta no universo do marketing digital. As grandes agências sabem que precisam incluir estratégias de Inbound em todas as campanhas para garantir sucesso. Porém, o que é Inbound Marketing?

Com a transformação digital, o conjunto de estratégias ganhou muita força entre os profissionais de marketing e as empresas que visam otimizar a jornada do cliente. Assim, elas passaram a explorar diferentes meios de comunicação para o compartilhamento de conteúdo, como blogs, mecanismos de busca, etc.

Deseja saber se essa estratégia é adequada para o seu modelo de negócio? Então, continue a leitura deste artigo para compreender o que é Inbound Marketing e quais são as principais vantagens desse modelo de técnicas digitais para atrair clientes.

O que é Inbound Marketing?

Para compreender o que é Inbound Marketing, é importante ter em mente que ele pode ser compreendido como qualquer tática que se baseia em ganhar o interesse das pessoas, em vez de comprá-lo. Apesar de parecer uma definição ampla, essa é uma estratégia que apresenta complexidade, pois lida com o lado afetivo do consumidor.

De um modo simples, podemos dizer que o Inbound Marketing é o marketing que cria um link afetivo entre marca e consumidores. Por meio de estratégias digitais que utilizam SEO, marketing de conteúdo e diversas estratégias em mídias sociais, as empresas podem gerar leads com o uso dos canais digitais.

Entre os benefícios do Inbound Marketing em empresas, está a aproximação da marca com o cliente, a diminuição de custos e as melhorias na comunicação com o público-alvo. É importante destacar que uma estratégia eficaz requer um bom planejamento, utilizando pesquisas de persona e outros fatores.

Para isso, os profissionais podem contar com uma série de ferramentas para funções específicas no ambiente digital, como gerenciamento de blogs (WordPress), estratégias de SEO e buscas de palavras-chave (SEMrush), análise de métricas (Google Analytics) e automação de marketing (RD Station).

Outbound marketing

Além de saber o que é Inbound Marketing, é importante entender que há outra estratégia mais tradicional: o Outbound Marketing. Esse modelo envolve práticas mais conhecidas no ambiente digital, como a compra de anúncios e o contato mais direto com o consumidor.

Enquanto o Inbound utiliza estratégias de marketing para atrair um público em potencial, o modelo Outbound tem como foco estabelecer uma comunicação unilateral. Dessa forma, os mecanismos utilizados na segunda opção são considerados técnicas de prospecção ativa, enquanto as metodologias usadas na primeira são passivas.

A importância do Inbound Marketing no ambiente digital

O comportamento do consumidor muda rapidamente, pois é muito influenciado pelas redes sociais. O cliente de hoje recebe uma quantidade enorme de informação e participa muito mais do relacionamento com uma marca.

Por meio das mídias sociais, caso o consumidor tenha uma reclamação para fazer, ele pode expressar o descontentamento e ter um vínculo muito mais próximo com a empresa.

Ao mesmo tempo, a cada dia que passa, a nossa caixa de spam cresce. Isso porque recebemos propagandas de várias empresas e somos apresentados a diferentes banners e mensagens em qualquer tipo de mídia digital acessada. Assim, a competição das companhias por espaços de marketing na internet é muito acirrada.

Fica cada vez mais difícil as pessoas serem atraídas por uma marca se ela não criar uma estratégia de Inbound Marketing inteligente para atingir o lado emocional do cliente e fidelizá-lo.

Como funciona o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing para empresas se apoia em três pilares: SEO, conteúdo e mídias sociais. Contudo, a verdade é que não devemos pensar nas estratégias de Inbound de forma estrutural ou limitada, pois elas são nada mais do que criatividade.

Para transformar pessoas em leads, deve-se considerar alguns fatores antes de começar uma estratégia de marketing: lugar, tempo e conteúdo. As pessoas recebem uma informação de forma positiva se o material for adequado aos interesses delas naquele momento e lugar.

Em suas estratégias de e-mail marketing, pense no conteúdo que você vai divulgar, na linguagem que vai utilizar, no posicionamento do conteúdo no funil de vendas e no que você proporciona ao público. É importante entender que é possível transmitir uma mensagem que faz sentido para o consumidor por um e-mail.

Para sua marca entrar no universo do Inbound Marketing, você tem que pensar em marketing de conteúdo, ciclo de compra, personalização, multicanais, integração de mídias e diversos outros fatores. Para isso, também é necessário trabalhar um planejamento eficaz de estratégias.

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