top of page

Você sabe o que são as metodologias ágeis? Conheça esta maneira de otimizar o trabalho

Uma das principais missões de qualquer organização é a melhoria de processos. Por isso, é comum buscar alternativas para uma forma mais simples e proveitosa de trabalhar. Contudo, muitas pessoas não sabem o que são as metodologias ágeis, mas as aplicam todos os dias.

Criado em 2001, o Manifesto Ágil (“Agile Manifesto”, em inglês) foi escrito a fim de sintetizar os aspectos fundamentais para os engenheiros de software terem um processo funcional. No entanto, a mensagem passada espalhou-se, e os métodos ágeis popularizaram-se mundialmente.

Por isso, se você não sabe o que são as metodologias ágeis e como elas podem ajudar a aplicar projetos em sua empresa, continue a leitura! O blog da ComSchool preparou um conteúdo com as informações mais importantes sobre esses métodos.

Valores e princípios ágeis

Para as metodologias ágeis funcionarem, foi preciso existir uma base. Assim, novos métodos poderiam ser criados, seguindo o mesmo ideal inicial dos criadores do Manifesto Ágil: tornar processos mais eficientes. Assim, surgiram os quatro valores da cultura ágil:

  1. pessoas e relações em vez de processos e ferramentas;

  2. softwares que funcionam em vez de documentações entendíveis;

  3. colaboração com o cliente em vez de negociações de contrato;

  4. reação às mudanças em vez de seguir um plano.

Com essas características, os criadores demonstram quais são os principais pilares para aplicar uma cultura baseada em otimização de processos. Busca-se aproximar-se mais dos clientes e aproveitar melhor o trabalho dos colaboradores.

Além dos valores elencados, o Manifesto apresenta 12 princípios que devem ser colocados em prática pela equipe a fim de garantir o melhor desempenho. São eles:

  1. satisfação do cliente;

  2. flexibilidade perante ajustes;

  3. entregas frequentes;

  4. trabalho em equipe;

  5. motivação e entrega;

  6. comunicação interpessoal;

  7. foco na entrega;

  8. ambiente sustentável;

  9. excelência técnica;

  10. simplicidade;

  11. organização interna;

  12. autoavaliação.

As metodologias ágeis mais utilizadas

Desde que foi criado, o Manifesto Ágil vem crescendo e se desenvolvendo. Além de ter ultrapassado a barreira da área de desenvolvimento de software, muitos tipos de metodologias ágeis surgiram com base nele.

Especialmente na Era Digital, com informações e demandas chegando a todo momento, elas são ótimas ferramentas para manter o foco e compartilhá-lo com a equipe. A seguir, conheça alguns exemplos de metodologias ágeis que fazem sucesso nas empresas.

Lean

O Lean surgiu nas fábricas da Toyota e, hoje, é um dos maiores exemplos de o que são as metodologias ágeis. O foco dessa filosofia é evitar o desperdício, aplicando conceitos conhecidos como Kaizen (melhoria contínua), Kanban (otimização do fluxo de produção) e Poka-Yoke (à prova de erros).

Scrum

Com foco especialmente no trabalho em equipe, o Scrum visa criar um workflow que torne as etapas de um projeto claras para todas as pessoas envolvidas. Cada fase do processo é chamada de Sprint. Ao final de cada um deles, são apresentados os resultados prévios do projeto, sendo possível fazer análises mais precisas.

FDD

FDD, ou Feature Driven Development, é uma metodologia ágil que ainda é aplicada principalmente no desenvolvimento de softwares. No geral, funciona de maneira similar ao Scrum, mas algo que se destaca é a implementação dos chamados Features com regularidade para entregar ao cliente.

SMART

A sigla SMART significa specific (específico), measurable (mensurável), achievable (alcançável), relevant (relevante) e time-based (baseado em tempo). Cada uma dessas palavras significa o que deve ser importante para o trabalho no momento, com base nas metas que devem ser traçadas.

Kanban

Além de ser parte essencial da metodologia Lean, o Kanban por si só é um método ágil. Ele é baseado em elementos visuais que dividem os estágios de um projeto – o que deve ser feito, o que está sendo feito e o que já foi feito. Cada um desses estágios tem um limite de tarefas, tornando o trabalho dinâmico.

Como aplicar uma metodologia ágil

Para uma metodologia ágil ser aplicada no dia a dia de uma equipe, é essencial que todos estejam alinhados à proposta. Por isso, antes de tentar fazer as engrenagens rodarem, é importante que haja treinamentos que demonstrem aos colaboradores cada processo, de maneira clara.

É fundamental certificar-se de que todos estarão preparados para o novo sistema que está por vir. Faça exercícios com a equipe e demonstre como a cultura ágil pode ser benéfica para a empresa.

Comece a implementar o método aos poucos e veja como o time reage – se há adesão, se todos entendem como funciona, etc. Faça um acompanhamento para garantir que, ao final, todos estarão trabalhando da nova maneira porque acreditam que ela funciona plenamente.

A ComSchool ajuda o seu negócio a crescer!

Gostou de aprender o que são as metodologias ágeis? Aplicar esses métodos pode ser muito engrandecedor para todas as áreas da sua empresa, desde o Marketing até a Logística.

Se você quer continuar aprendendo sobre maneiras de alavancar o seu negócio, acompanhe o blog da ComSchool! Para se aprofundar ainda mais, não deixe de conhecer o nosso catálogo de cursos individuais e in-company. Aproveite!

コメント


bottom of page