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O que é markup? Saiba quanto cobrar por produtos e serviços

As lojas on-line são conhecidas pelos pequenos preços e pela praticidade da compra, que atraem muitos clientes. Porém, será que vale a pena apostar em preços baixos para os lojistas? A partir dessa dúvida, você sabe o que é markup?

Muitas vezes, o preço de um produto é definido pelo mercado, e a loja tem um retorno menor do que o desejado. Para calcular preços, é importante levar em conta os gastos gerados com as questões operacionais. Saiba o que é markup de venda, um aliado do cálculo de ganhos e da formação de preços.

O que é markup?

O markup é um método de precificação baseado nos custos e no lucro desejado. Ele consiste na adição de um multiplicador ao custo da mercadoria, considerando os custos da operação. Isso envolve despesas fixas, variáveis, margem de lucro e preço de custo do produto.

Como calcular?

Afinal, como calcular o markup? Esse é um ótimo método para facilitar a negociação entre vendedores e consumidores. Isso porque essa operação de precificação possibilita saber o valor mais baixo que pode ser oferecido. A fórmula do markup é 100/[100-(DV+DF+MLP)], em que:

  1. 100: preço unitário de venda em porcentagem;

  2. DV: despesas variáveis;

  3. DF: despesas fixas;

  4. MLP: margem de lucro pretendida pela empresa.

A exemplo disso, considere um produto adquirido por R$ 85, e as despesas por 13% (DF), 8% (DV) e 14% (MLP). Aplicando na fórmula, chega-se ao resultado de 1,538, multiplicado pelo custo do produto adquirido.

Ou seja, considerando os custos, as despesas e o lucro pretendido, o preço ideal do produto é R$ 130,73. Abaixo disso, o lucro será menor que 14%.

Quais são as vantagens de utilizar o markup?

Além de compreender o que é markup, é importante saber as principais vantagens que ele pode trazer para a gestão de um negócio. Além da precificação ideal a respeito dos produtos comercializados, ele pode gerar uma visão mais abrangente sobre o controle de custos e as despesas mensais.

Sabendo o que é markup, você pode aplicar a técnica em qualquer negócio, independentemente da complexidade. Dessa forma, você pode fazer um planejamento financeiro para diversas atividades que sua empresa desempenha ou um markup de produto específico.

Para essa metodologia ser bem aplicada em seu negócio, é preciso conhecer amplamente o público. Assim, é possível implementar uma estratégia mais efetiva e obter projeções de vendas cada vez mais precisas, reduzindo o impacto negativo do seu negócio e compreendendo as principais falhas.

Rentabilidade

Como citado anteriormente, o markup ajuda o negócio a obter uma margem de lucro considerável, com base nos custos e nas despesas aplicadas no serviço ou no produto oferecido. Assim, é possível ter noção da porcentagem de lucro e margem determinada para potencializar a empresa.

Além disso, ele permite que você tenha tranquilidade considerável para planejar e considerar gastos sem perder lucro, de forma que não impacte a operação.

Redução de falhas

O principal benefício do markup é operar como um índice de segurança para as empresas. Isso porque, a partir de um planejamento estratégico e eficaz, é possível minimizar a quantidade de falhas relacionadas à precificação, definindo valores que condizem com toda a operação e tributos aplicados.

Assim, os gestores conseguem realizar um levantamento geral sobre todos os gastos da empresa, fator determinante para avaliar o que traz bons resultados e as operações que precisam ser reestruturadas. Portanto, é uma operação que implica a tomada de decisões inteligentes.

Ofertas aos clientes

Com uma visão ampla sobre o orçamento do empreendimento, é possível saber o limite de gastos, principalmente, como beneficiar os clientes com ofertas no valor do produto e outras vantagens, como proporcionar demais meios de pagamento durante a compra.

Saiba como administrar seu e-commerce e implementar uma gestão eficiente

Agora que você aprendeu o que é markup, pode utilizar esse método no seu e-commerce. Que tal conferir algumas dicas para melhorar a gestão da sua loja on-line?

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