top of page

Web Analytics: Dúvidas mais Frequentes

Em entrevista para o canal da Comschool no Youtube, o professor Kleber Forato esclarece algumas das dúvidas mais frequentes sobre Analytics. Kleber é especialista em Web Analytics e professor da ComSchool no curso de Marketing Digital e no curso de Google Analytics.

O que é Web Analytics?

Kleber afirma que as diversas definições acerca do termo geram confusão entre os entendedores. Para simplificar e esclarecer esse conceito, devemos pensar em um site e em seus resultados:

  1. Quantos acessos teve?

  2. Por onde os visitantes passaram?

  3. Quais páginas acessaram?

  4. Quantos produtos foram vendidos?

Todas questões que abordem o que aconteceu dentro do site podem ser respondidas através da metodologia Web Analytics.

Somente o Google Analytics faz Web Analytics?

Não. O Google Analytics é apenas uma das ferramentas de Web Analytics. É uma das mais conhecidas, mas não é a única. Lembrando: Web Analytics é uma metodologia, enquanto Google Analytics é uma ferramenta que atende a esse método.

Kleber ainda cita algumas das outras diversas ferramentas como a Adobe Omniture, a Coremetrics e a Webtrends.

O que é KPI?

KPI é a sigla para Key Performance Indicator, que traduzido para o português significa Indicador-chave de Desempenho. É aquela métrica que se deve seguir para atingir um grande objetivo. Por exemplo, se o grande objetivo é vender, os prováveis KPIs serão:

  1. Levar o visitante até a venda

  2. Prover a venda

  3. Como prover essa venda

  4. Estimular uma meta de venda

Os KPIs são os micro-objetivos que levarão à realização do grande objetivo.

Como posso definir um KPI para o meu negócio?

Traçar um KPI está totalmente atrelado ao seu negócio. Se você é um e-commerce, seus KPIs serão diferentes dos sites normais.

Existem médias para principais resultados na internet?

Não há uma média para as métricas de Web Analytics. Não há um número padrão a ser atingido. Cada site tem o seu objetivo de negócio e sua própria média. Há ferramentas que disponibilizam noções do mercado e, através dessas, pode-se estipular onde se quer chegar.

Eu consigo utiilizar o Google Analytics do jeito que ele vem?

É, sim, possível utilizar o Google Analytics da forma básica com o GTC (Google Analytics Tracking Code). Essa é a tag padrão, mas existem inúmeras customizações mais avançadas que podem ser feitas para melhorar a coleta de informações.

Confira a entrevista na íntegra no nosso canal:


bottom of page