Em entrevista para o canal da Comschool no Youtube, o professor Kleber Forato esclarece algumas das dúvidas mais frequentes sobre Analytics. Kleber é especialista em Web Analytics e professor da ComSchool no curso de Marketing Digital e no curso de Google Analytics.
O que é Web Analytics?
Kleber afirma que as diversas definições acerca do termo geram confusão entre os entendedores. Para simplificar e esclarecer esse conceito, devemos pensar em um site e em seus resultados:
Quantos acessos teve?
Por onde os visitantes passaram?
Quais páginas acessaram?
Quantos produtos foram vendidos?
Todas questões que abordem o que aconteceu dentro do site podem ser respondidas através da metodologia Web Analytics.
Somente o Google Analytics faz Web Analytics?
Não. O Google Analytics é apenas uma das ferramentas de Web Analytics. É uma das mais conhecidas, mas não é a única. Lembrando: Web Analytics é uma metodologia, enquanto Google Analytics é uma ferramenta que atende a esse método.
Kleber ainda cita algumas das outras diversas ferramentas como a Adobe Omniture, a Coremetrics e a Webtrends.
O que é KPI?
KPI é a sigla para Key Performance Indicator, que traduzido para o português significa Indicador-chave de Desempenho. É aquela métrica que se deve seguir para atingir um grande objetivo. Por exemplo, se o grande objetivo é vender, os prováveis KPIs serão:
Levar o visitante até a venda
Prover a venda
Como prover essa venda
Estimular uma meta de venda
Os KPIs são os micro-objetivos que levarão à realização do grande objetivo.
Como posso definir um KPI para o meu negócio?
Traçar um KPI está totalmente atrelado ao seu negócio. Se você é um e-commerce, seus KPIs serão diferentes dos sites normais.
Existem médias para principais resultados na internet?
Não há uma média para as métricas de Web Analytics. Não há um número padrão a ser atingido. Cada site tem o seu objetivo de negócio e sua própria média. Há ferramentas que disponibilizam noções do mercado e, através dessas, pode-se estipular onde se quer chegar.
Eu consigo utiilizar o Google Analytics do jeito que ele vem?
É, sim, possível utilizar o Google Analytics da forma básica com o GTC (Google Analytics Tracking Code). Essa é a tag padrão, mas existem inúmeras customizações mais avançadas que podem ser feitas para melhorar a coleta de informações.
Confira a entrevista na íntegra no nosso canal:
Comments