Não é novidade para ninguém que as pessoas consomem cada vez mais mídia nos celulares. Com a popularização do chamado mobile first, priorizando os pequenos supercomputadores de bolso, plataformas já consolidadas sentiram a necessidade de se adaptar. Assim, nasceram os web stories.
Se você ainda não sabe o que são os web stories, está mais que na hora de conhecer esse tipo de conteúdo. Assim, você pode aumentar o engajamento do seu site e ainda estar a par das tecnologias de publicação de conteúdo do marketing digital. Confira!
O que são os web stories?
Os web stories do Google são conteúdos práticos e rápidos, apresentados tal qual os stories do Instagram ou os snaps do Snapchat. A partir do story de capa, o usuário pode clicar com o dedo na tela do celular e assistir a mais partes do conteúdo.
Esse formato foi desenvolvido para ser simples e direto, dando destaque a elementos visuais. É possível utilizar fotos, vídeos, gifs e até músicas nos web stories para deixá-los ainda mais interessantes. Apesar de ainda ser importante, o texto deve agir como complemento.
A ideia surgiu por conta da popularidade dos conteúdos verticais de outras plataformas, que começaram com o Snapchat e espalham-se por quase todas as outras. A partir dos snaps, foram criados os stories (Instagram), o status (WhatsApp), os fleets (Twitter) e muito mais.
Os web stories conversam diretamente com uma ideia já antiga do maior buscador do mundo: o Google Discover. Essa é uma maneira prática para os usuários acessarem conteúdos relevantes para o dia a dia sem fazer uma busca.
Como publicar um web story?
Se você quer começar a publicar web stories no seu site, a primeira coisa que precisa ter é um blog. Blogs são estratégias muito importantes para a consolidação de uma marca, além de serem essenciais para o SEO. Se você já tem um, siga o passo a passo a seguir para publicar seu conteúdo.
1. Instale o plugin
O primeiro passo de como fazer web stories é baixar e instalar o plugin na plataforma em que o seu blog está publicado. Para a maioria das pessoas, será o WordPress, que já tem várias ferramentas que permitem a criação desse tipo de conteúdo com facilidade.
2. Escolha um template
A maioria das ferramentas de criação de web stories já vem com templates prontos para serem usados. Basta substituir as informações contidas e ir adiante. Contudo, se você preferir, também pode personalizar o seu próprio design, o que vai dar um ar único para o seu conteúdo.
3. Determine as pautas
As pautas de web stories devem estar conectadas ao público e podem ser quentes ou frias. O importante é que elas sejam fáceis de entender e não precisem de explicações extensas. Lembre-se de que esse formato é dinâmico.
4. Monte o conteúdo
Essa é uma das partes mais importantes do conteúdo, pois, aqui, você precisa garantir o equilíbrio entre o visual e o textual. Além disso, é fundamental que todos os elementos conversem entre si e tenham qualidade. Alguns pontos de atenção:
faça textos curtos, de 200 a 350 caracteres por story;
utilize elementos visuais de alta qualidade para não ficarem pixelizados;
aplique movimento em imagens estáticas usando efeitos (sem exagerar);
garanta que os elementos estejam plenamente visíveis;
utilize CTAs e links internos para o usuário visitar o seu blog com facilidade.
Lembre-se de que as boas práticas de SEO também se aplicam a esse tipo de conteúdo, então não as deixe de lado. Para encontrar elementos visuais de alta qualidade e uso livre, recomendamos plataformas como Unsplash, Pexels e Coverr.
5. Publique
Com tudo pronto (não deixe de revisar), basta publicar! O conteúdo vai ao ar no seu blog com uma URL personalizada para ele. Não esqueça de permitir que ele seja indexado pelo Google para aparecer no Discover.
Por que investir nos web stories?
Muitos profissionais do marketing digital podem ter certa resistência em se adaptar a mais um tipo de conteúdo, afinal já existem muitos. Se você ainda está inseguro em relação ao formato, uma recomendação é fazer alguns testes antes de investir a fundo.
Os web stories podem ser uma grande oportunidade para você aumentar o tráfego do seu site de maneira rápida e simples. Além disso, essa é uma forma de captar leads e ainda oferecer aos leitores rotineiros um novo formato de consumir o conteúdo.
Para completar, o formato pode ser monetizado: o Google permite que você inclua anúncios no conteúdo. Como é possível fazer linkagens, você também pode direcionar o leitor diretamente à sua página de vendas. Vantagens não faltam, desde que as boas práticas sejam aplicadas.
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