top of page

Alibaba anuncia ferramenta que cria textos para sua loja virtual

Inteligência artificial poderá escrever para sua loja virtual

Você está cansado de escrever descrições para seus produtos em sua loja virtual, criar textos de e-mails marketing ou banners?

O Alibaba pode ter a solução para estas demandas, pois desenvoleu uma ferramenta de copywriting (técnica de uso das palavras certas para se comunicar com seu público) que faz uso de Inteligência Artificial da Alimama (seu braço de marketing digital).

Aproveitando o enorme acervo de conteúdo dos sites de comércio eletrônico da Alibaba, Tmall e Taobao, a ferramenta usa o deep learning (também conhecido como “aprendizado profundo”, ramo do Machine Learning) e as tecnologias de processamento de linguagem natural aprendem com milhões de amostras existentes de alta qualidade para gerar textos.

Marcas e anunciantes podem inserir um link para qualquer página do produto e clicar no botão “Produce smart copy” para ver várias ideias.

Texto automatizado para lojas virtuais

Atualmente, a tecnologia de redação passou no teste de Turing (para verificar a capacidade da máquina demonstrar um comportamento inteligente proporcional a humana) e é capaz de produzir 20 mil linhas de texto em um segundo.

As marcas que usarem a nova ferramenta poderão ajustar a duração e o tom do seu texto, como “promocional, funcional, divertido, poético ou reconfortante” para sua loja virtual.

Assim como no design, o copywriting envolve um certo grau de trabalho repetitivo e de baixo valor com capacidade de ser mais eficiente. Um único produto pode exigir, por exemplo, até dez versões de cópia para diferentes formatos de anúncio, como cartazes, banners da Web, páginas de produtos e outras páginas de eventos especiais.

Experiências anteriores

Não é a primeira vez que o Alibaba desenvolve ferramentas que impactam o mundo da mídia e do marketing.

Em abril, a gigante chinesa lançou um designer de banner inteligente que poderia redimensionar e reformatar automaticamente os anúncios do site ou com o uso de um mouse.

Além disso, a empresa criou o que ela diz ser uma ferramenta de edição de vídeo, a Aliwood, com tecnologia de inteligência artificial para as marcas gerarem, em menos de um minuto, vídeos de 20 segundos.

Este recurso já foi utilizado com sucesso em promoções do Taobao.

O que você achou desta novidade? Você considera como mais uma ferramenta para ajudar na estratégia do ecommerce?

Caso queira ficar por dentro de outras inovações e tecnologias do setor, matricule-se no curso de curso de Gerentes de Ecommerce e Marketing Digital.

A ComSchool oferece mais de 170 cursos para você transformar sua empresa.

Além disso, você pode fazer um networking de alto nível conhecendo profissionais com experiência de mercado enquanto conquista seu Selo Profissional Certificado!

bottom of page