top of page

Existem alternativas ao ChatGPT? Conheça 5 outras IAs para te ajudar na rotina

Atualizado: 27 de out. de 2023

Apesar de chatbots e inteligências artificiais não serem uma novidade, esse tipo de tecnologia recebeu muito destaque por conta do ChatGPT. Apesar de ser uma ferramenta muito completa, existem alternativas ao ChatGPT que podem entregar funcionalidades tão boas quanto a do produto da OpenAI.

Nesse sentido, é importante entender a diferença entre o ChatGPT e o GPT — a inteligência por trás da ferramenta. Enquanto o primeiro nós usamos para conversar com a inteligência artificial, o segundo é a IA em si.

Existem muitas outras ferramentas que usam a tecnologia GPT desenvolvida pela OpenAI para funcionarem. Ainda assim, elas podem ser bem diferentes do que a plataforma que estamos acostumados. Veja mais sobre o assunto no conteúdo a seguir!

1. ChatSonic

Dentre todas as alternativas ao ChatGPT, o ChatSonic é uma das que mais se destaca. De uso 100% gratuito, este chatbot é muito semelhante ao ChatGPT — o usuário escreve um prompt, e a inteligência artificial o responde de acordo com o que foi solicitado.

A alternativa se destaca por conta da base de dados mais atualizada. Atualmente, o ChatGPT conta com informações de 2021 para trás, o que limita as soluções que ele oferece. O ChatSonic, mesmo usando a mesma tecnologia GPT-4, consegue extrair ideias mais recentes da Internet.

Ambos os chatbots respondem rapidamente e podem salvar conversas para revisitação, mas o ChatSonic inclui outra funcionalidade que pode ser bastante útil: as personas. A ferramenta permite que o usuário escolha uma entre mais de 10 personalidades para ter respostas assertivas de acordo com o objetivo buscado.

2. Jasper

Outro chatbot de concorrência direta com o ChatGPT e o ChatSonic é o Jasper Chat. Contudo, diferente das outras duas opções, o Jasper é comumente usado para fins corporativos, especialmente por empresas e freelancers para a criação de conteúdo. O programa usa linguagens como o GPT-4, Neo X, T5 e Bloom.

Mesmo com a opção gratuita, o Jasper também tem planos pagos para quem busca um uso mais aprofundado da ferramenta. São 3 variações: Creator, Teams e Business, começando pelo valor mensal de 39 dólares. Caso você seja parte de uma ONG, tem direito a 20% de desconto em cada plano.

3. Bing AI

Quem tem um computador com o sistema operacional Windows provavelmente já teve contato com o Bing. O buscador desenvolvido pela Microsoft vem pré-instalado com o navegador Edge, também desenvolvido pela empresa de tecnologia.

Para potencializar a capacidade do buscador, a Microsoft criou o Bing AI, um dos maiores destaques de IA criada por uma das grandes corporações de tecnologia do mundo. Como esta é uma nova versão do buscador Bing, o chatbot só pode ser utilizado no Microsoft Edge. A linguagem utilizada é da OpenAI.

Apesar dessa limitação, o Bing AI é uma das mais completas alternativas ao ChatGPT e pode até mesmo criar imagens com os prompts enviados. A ferramenta é gratuita, mas há versões pagas do API para aqueles que buscam um uso mais amplo.

4. YouChat

Desenvolvido pelo You.com e com tecnologia GPT-4 da OpenAI, o YouChat é uma ferramenta alternativa que também possui fontes mais atualizadas que as do ChatGPT. Basta inserir o prompt para receber uma resposta rápida e baseada em eventos recentes da inteligência artificial.

O YouChat também traz imagens, traduções e outros recursos para facilitar tarefas diárias. Para utilizar a ferramenta de forma ilimitada, há a opção YouPro, que custa cerca de 15 dólares por mês. No entanto, é possível usar o produto de forma gratuita, o que o torna uma das alternativas ao ChatGPT mais conhecidas.

5. HuggingChat

Por fim, há o HuggingChat, uma IA de código aberto, que tem alta relevância entre outras com a mesma característica. Um software de código aberto (ou open source) disponibiliza o código do programa para download, de forma que outros desenvolvedores possam ajudar a melhorá-lo.

Dessa maneira, mesmo pessoas que não trabalham diretamente com a criadora do HuggingChat, a Hugging Face, podem oferecer soluções que vão aprimorar o chatbot. Outra diferença importante em comparação com o ChatGPT é que esse programa utiliza o modelo LLaMA, da Meta.

Além desses pontos, o software se assemelha muito ao ChatGPT. Funciona da mesma maneira e tem a mesma capacidade de responder dúvidas baseadas em contexto, sendo uma excelente ferramenta para o dia a dia.

Fique por dentro das novidades da IA com a ComSchool!

Viu só como existem várias alternativas ao ChatGPT que podem fazer parte da sua rotina? Há muitas outras sendo desenvolvidas. Por isso, não deixe de acompanhar o blog da ComSchool para ficar por dentro das novidades sobre a tecnologia da inteligência artificial.

Aqui, você também pode aprender a incluir a IA no seu trabalho. Entenda como trabalhar com inteligência artificial pode alavancar sua carreira e oferecer muito mais oportunidades no futuro!

Comentários


bottom of page