top of page

Como usar o Chat GPT? Conheça algumas dicas que podem ajudar no dia a dia

Atualizado: 28 de out. de 2023

As ferramentas de machine learning e outras inteligências artificiais fazem cada vez mais parte do cotidiano. Saber como usar o Chat GPT, por exemplo, pode auxiliar empresas e pessoas a automatizar uma série de tarefas com necessidades menos complexas.

Essa utilidade está cada vez mais popular por várias razões, mas, você sabia que existem alguns truques que podem auxiliar a utilização? Continue a leitura para aprender como essa inteligência artificial generativa pode otimizar o seu tempo e propor diversas soluções.

Como utilizar o Chat GPT?

A interface visual do Chat GPT não é uma novidade. A estrutura é consideravelmente similar a de um chatbot comum. Entretanto, o diferencial da plataforma da OpenAI em relação a outros assistentes virtuais é lidar com questões complexas e se adaptar conforme às necessidades dos usuários.

Para isso, é importante saber comunicar claramente as informações que você deseja obter e as tarefas que quer que a plataforma desempenhe. Quanto mais informações baseadas em cases reais e dados concretos forem passados, as chances de receber respostas mais assertivas se tornam maiores.

Para saber como usar o chat GPT, algumas expressões podem auxiliar a obter mais dados, como “fale-me mais sobre este assunto” e outros chamativos que estimulam a inteligência artificial a buscar mais informações sobre a pesquisa.

No entanto, é importante reforçar que a base de dados do Chat GPT possui um limite de conhecimento. A plataforma é baseada no modelo de linguagem GPT-3.5, treinado com informações coletadas até setembro de 2021. Dessa forma, os fatos acontecidos após esse período não fazem parte do registro.

Como ingressar?

Além de saber como usar o Chat GPT, é importante entender como fazer parte da plataforma. Ela é facilmente acessível para qualquer pessoa com cadastro no site. Para criar uma conta, basta utilizar o e-mail e cadastrar o número de celular para receber o código de verificação.

Após a verificação da conta, você recebe um e-mail de confirmação e está pronto para utilizar o serviço. Ao abrir o site do Chat GPT, você pode observar que há uma caixa de texto para inserir perguntas. Além disso, a plataforma exibe alguns exemplos de uso, limitações e capacidades.

Do lado esquerdo da tela, é possível observar uma sidebar com todo o histórico de conversas separadas pelos assuntos. Não há um limite de diálogos ou perguntas feitas na plataforma. A versão Plus do chatbot permite o uso em altas demandas, obtendo respostas mais rápidas e acesso privilegiado a novas funcionalidades.

Aplicações no dia a dia

Como falado, a utilização de forma correta pode gerar mais precisão nas respostas do Chat GPT. Isso porque nem sempre ele entende com exatidão o que você deseja extrair. Então, compreender alguns atalhos pode ser útil para otimizar o seu tempo. Abaixo, confira algumas aplicações do Chat GPT no cotidiano.

Pesquisa de informações

Obter respostas rápidas e tirar dúvidas pertinentes são as funções mais utilizadas pelos usuários do robô de conversação. Entretanto, é importante reforçar que nem sempre as informações são válidas. Com isso em mente, verifique a veracidade das informações por meio de fontes legítimas.

Histórico de conversas

Utilizar o histórico de conversas do Chat GPT é importante para compreender o contexto do bate-papo. Não é necessário iniciar uma conversa nova para cada dúvida, uma vez que as janelas ficam fixadas por tempo indeterminado na barra lateral esquerda do site.

Auxílio em programação

Para programadores e desenvolvedores da web, o chatbot da OpenAI é uma ótima ferramenta para verificar conceitos de programação, identificar problemas em códigos HTML, receber auxílio na sintaxe e até sugestões para otimizar a linguagem de programação de uma página.

Brainstorm

Se você está escrevendo um artigo ou qualquer outro tipo de conteúdo, mas não tem ideia de como criar uma estrutura, o Chat GPT pode auxiliar com um brainstorming envolvendo os principais tópicos sobre o assunto em questão. Essa técnica é utilizada para obter um direcionamento de como seguir com a pesquisa.

Apoio nos estudos

É possível criar um roteiro de estudos por meio da plataforma. Imagine que você precisa colocar alguns conteúdos em dia, mas não sabe exatamente por onde começar. A partir do Chat GPT, é possível criar uma lista de tarefas e auxiliar a organizar o dia a dia.

Além disso, você obtém sugestões de conteúdos, artigos e pesquisas disponíveis na internet para guiar seu aprendizado. Assim que você pede as sugestões, o chatbot gera uma lista com os títulos das obras e um breve resumo do que se trata.

Aprenda as principais ferramentas do marketing digital com a ComSchool!

Agora que você já sabe como usar o Chat GPT e otimizar seu tempo por meio dessa plataforma, que tal aprender sobre as principais ferramentas para aumentar a audiência do seu site? Inscreva-se no Programa Avançado de Marketing Digital e aprenda com profissionais que possuem vasta experiência no ambiente digital!

Comments


bottom of page