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Aprenda como vender pelo Instagram de maneira eficiente

Atualizado: 27 de out. de 2023

Saber como vender pelo Instagram é uma das melhores estratégias. A plataforma facilita o contato com o cliente ideal de forma orgânica, por meio de postagens que geram engajamento ou anúncios que convidam os usuários a conhecer a marca.

Se você quer desbravar as possibilidades que a ferramenta oferece ou aperfeiçoar as suas estratégias, está no lugar certo. A ComSchool separou algumas dicas para vender no Instagram e alavancar o seu negócio!

Estatísticas importantes para as vendas no Instagram

Hoje, essa rede social reúne quase 1,5 bilhão de usuários pelo mundo, sendo a 3ª mais popular no Brasil. Além disso, há outros dados importantes que a solidifica como um bom investimento para quem busca vender. 

Uma das maneiras de ter uma boa estratégia de vendas no Instagram é saber que esse canal tem grande impacto na jornada de compra do cliente. Alguns números importantes para compreender esse comportamento são:

  1. 85% dos usuários usam o Instagram para descobrir novos produtos;

  2. 84% dos usuários utilizam a rede social para pesquisar produtos e serviços;

  3. 73% dos usuários acompanham marcas na plataforma.

Além disso, o Brasil é o 3º país com mais usuários no aplicativo, perdendo apenas para os EUA e a Índia. No total, um anúncio pode atingir até 122,5 milhões de pessoas na rede social, um número gigantesco. 

Dicas para aumentar as vendas

Para vender com mais qualidade e performance na plataforma, é necessário estar atento a alguns pontos. A seguir, veja algumas estratégias que podem ser colocadas em prática sobre como usar o Instagram para vender com facilidade para aumentar o lucro!

Tenha uma conta comercial

Esta funcionalidade surgiu para ajudar as empresas que começaram a disponibilizar produtos na rede. É um dos pontos essenciais no passo a passo para vender no Instagram.

Neste tipo de perfil, o usuário pode configurar botões personalizados conforme a estratégia desejada e promover posts diretamente na ferramenta. Além disso, a própria plataforma oferece uma análise detalhada de métricas, o que ajuda a entender o público do negócio e otimizar ações futuras.

Otimize a bio

Há uma coisa em comum nas contas comerciais que sabem como vender pelo Instagram: elas têm uma bio otimizada. Uma breve descrição do produto ou do serviço e informações essenciais, como nome da empresa, dados de contato e endereço (se tiver), passam mais segurança para os clientes na hora da compra.

Utilize palavras-chave e hashtags certeiras

Para iniciar a produção de conteúdo na rede, uma dica é focar na escolha de palavras-chave e hashtags. Busque aquelas ligadas à persona da sua marca, que estão em alta e aparecem nas buscas mais comuns dos usuários com o perfil do cliente ideal.

Há ferramentas que podem ajudar a encontrar melhores informações. No próprio Instagram, você já entende o volume de buscas. Nesse caso, o recomendado é mesclar hashtags com alta procura e segmentadas, usando-as sempre com moderação.

Conquiste seguidores segmentados

Um dos pilares de como vender no Instagram é formar uma boa base de seguidores na plataforma. Há boas práticas para isso, como produzir conteúdos relevantes, interagir com empresas parceiras e promover ações com os clientes e os influenciadores do mercado.

Publique conteúdos que engajam

Para criar um conteúdo engajador, pense em solucionar uma dor dos seus clientes. Caso você atue com uma consultoria financeira, criar um carrossel com dicas para controlar o orçamento pode ajudar um seguidor, por exemplo. Consequentemente, ele pode se interessar pelo seu serviço.

Além disso, saber em quais horários os usuários estão na rede é fundamental para fazer postagens que afetam o público que você precisa. Uma opção é usar o Instagram Insights, recurso nativo da rede, que oferece diversos dados demográficos para criar um calendário mais efetivo de postagens.

Interaja com os seguidores

Interagir nas publicações é uma excelente maneira de aumentar as possibilidades de venda na rede social. Responda aos comentários, reposte posts marcados, etc. Esse tipo de ação é importante para o relacionamento direto com os clientes, além de fornecer ideias para publicações futuras.

Faça anúncios

O Instagram Ads, plataforma de anúncios da rede social, é essencial para todo empreendedor. A partir dele, é possível otimizar a busca pelo público ideal da empresa, combinando informações para entregar publicidades às pessoas mais interessadas no negócio. 

Use o Compras no Instagram

O Compras no Instagram, ou Instagram Shopping, é outra funcionalidade da própria plataforma que ajuda negócios a venderem e clientes a comprarem. Ele permite que o usuário garanta um produto da loja sem precisar sair do app. É possível pesquisar e até finalizar a compra de um item diretamente do feed.

Aprenda tudo sobre vendas no Instagram com a ComSchool!

Quer saber mais sobre como vender pelo Instagram? Conheça o curso de Instagram Ads da ComSchool. Nele, você aprende como se atualizar nos resultados da rede social a partir de anúncios de alta performance. Entre em contato e aproveite!

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