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Como funciona um e-commerce?

O alto ritmo de crescimento do e-commerce no Brasil é algo inegável. Para se ter uma ideia, 7 em cada 10 brasileiros preferem a facilidade que esse meio oferece para compras na atualidade. No país, a previsão é de que o faturamento em 2024 terá salto de mais de 10%.

 

Empresas que querem aproveitar esse potencial precisam estar atentas a colaboradores qualificados para dar suporte às atividades comerciais delas. E as pessoas que querem atuar na área precisam se especializar a fim de conseguir atender às demandas que surgirão.

 

Para auxiliar os profissionais que querem entender como funciona um e-commerce, nós preparamos este conteúdo. Vale a pena conferir!



Como funciona um e-commerce

Componentes essenciais de um e-commerce


O coração de qualquer negócio online é um website. Ele não apenas exibe produtos, mas também facilita transações seguras. Analistas de e-commerce devem entender a arquitetura do site, a experiência do usuário (UX) e garantir que a plataforma seja amigável e eficiente.

 

Agora, as vendas pela internet vão muito além disso. E profissionais do setor precisam compreender melhor a estrutura que o segmento demanda. Por exemplo:


Sistema de pagamento

Integrações de sistemas de pagamento são vitais para assegurar que os clientes possam efetuar compras com facilidade. Analistas, assistentes e outros colaboradores de e-commerce devem entender os diferentes métodos de pagamento, suas vantagens e desvantagens, e garantir a conformidade com as normas de segurança.


Gestão de estoque

Manter um controle eficiente do estoque é fundamental para evitar diversos problemas, a exemplo da falta de produtos ou excesso de estoque. Profissionais do segmento devidamente capacitados devem ser aptos a colaborar com as equipes de logística e estoque para a realização de uma gestão eficaz.


Marketing digital

Estratégias de marketing online são essenciais para atrair clientes. Por isso, é imprescindível para profissionais de e-commerce compreender conceitos como SEO, publicidade online, e-mail marketing e a importância de cada um deles para impulsionar o tráfego e as vendas.

 


Esses são alguns dos principais conceitos básicos para entender como funciona um e-commerce. No entanto, não são os únicos e a cada dia, com a modernização de ferramentas e do mercado de trabalho, outros aparecem. Por isso, pessoas do setor devem buscar atualização constantemente.




Responsabilidades do analista de e-commerce


São muitas as responsabilidades de quem trabalha com e-commerce, como assistentes e analistas. Embora a atuação desses profissionais possa variar, dependendo da instituição em que eles estão alocados, é importante que as pessoas dessa área de atuação estejam aptas a realizar:


Análise de dados

É necessário saber interpretar dados de vendas, tráfego no site e comportamento do cliente. Ferramentas analíticas e KPIs, os indicadores-chave de desempenho, são usados para avaliar o sucesso das estratégias e identificar oportunidades de melhoria.


Otimização da experiência do usuário

Melhorar a experiência do usuário é uma tarefa contínua. Profissionais dedicados ao e-commerce devem estar aptos a identificar pontos fracos no design do site, processos de pagamento ou navegação, e propor melhorias para aumentar a satisfação do cliente.


Participação em campanhas de marketing

Analistas de e-commerce e outros profissionais do setor podem ser solicitados a contribuir com equipes de marketing para desenvolver e executar campanhas eficazes. Isso envolve entender o público-alvo, definir metas e avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) de cada campanha.


Monitoramento de tendências do mercado

Buscar atualização constante em relação às tendências do mercado e inovações tecnológicas é imprescindível para quem quer atuar em e-commerce. Esses profissionais devem estar atentos a mudanças nas preferências do consumidor, novas tecnologias e estratégias de concorrentes.




Por dentro do  Curso de Profissional do E-commerce da ComSchool


Para auxiliar quem quer alcançar uma posição no mercado de trabalho das vendas online, a ComSchool oferece o Curso de Profissional do E-commerce. Com 44 horas, coloca os alunos em contato com conhecimentos práticos e teóricos que envolvem essa atuação, incluindo análise de dados, vendas online, uso de redes sociais e mais.

 

Entre os destaque da grade, estão:

 

-       Introdução ao mercado digital

-       Google Ads para analistas

-       Google Analytics e Facebook para empresas

-       Instagram e ferramentas de gestão de mídias sociais

-       YouTube marketing

-       Inbound marketing e RDStation

-       E-mail marketing para empresas

-       ERPs e Emissão de NFs

-       Fotografia de produtos e tratamento de imagens

-       Postagem, rastreamento e e-mails de status de pedidos

-       Vendas em marketplaces

-       Fundamentos de ChatGPT

-       Como fazer um bom prompt para ChatGPT

-       Excel básico e avançado

-       Como fazer um currículo vencedor

-       Estratégias no Linkedin para perfil pessoal

 

E esses são apenas alguns dos temas abordados. O curso é todo baseado em aulas gravadas, conta com selo profissional, fornece certificado reconhecido e dá acesso a mentoria de carreira em grupo.

 

Outro atrativo é que as aulas ficam disponíveis para serem acessadas por seis meses. Assim, fica fácil fazer a consulta a respeito de algum tema se surgirem dúvidas.

 

Para mais detalhes, é só acessar a página oficial do Curso de Profissional do E-commerce da ComSchool.

 

 

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