O alto ritmo de crescimento do e-commerce no Brasil é algo inegável. Para se ter uma ideia, 7 em cada 10 brasileiros preferem a facilidade que esse meio oferece para compras na atualidade. No país, a previsão é de que o faturamento em 2024 terá salto de mais de 10%.
Empresas que querem aproveitar esse potencial precisam estar atentas a colaboradores qualificados para dar suporte às atividades comerciais delas. E as pessoas que querem atuar na área precisam se especializar a fim de conseguir atender às demandas que surgirão.
Para auxiliar os profissionais que querem entender como funciona um e-commerce, nós preparamos este conteúdo. Vale a pena conferir!
Componentes essenciais de um e-commerce
O coração de qualquer negócio online é um website. Ele não apenas exibe produtos, mas também facilita transações seguras. Analistas de e-commerce devem entender a arquitetura do site, a experiência do usuário (UX) e garantir que a plataforma seja amigável e eficiente.
Agora, as vendas pela internet vão muito além disso. E profissionais do setor precisam compreender melhor a estrutura que o segmento demanda. Por exemplo:
Sistema de pagamento
Integrações de sistemas de pagamento são vitais para assegurar que os clientes possam efetuar compras com facilidade. Analistas, assistentes e outros colaboradores de e-commerce devem entender os diferentes métodos de pagamento, suas vantagens e desvantagens, e garantir a conformidade com as normas de segurança.
Gestão de estoque
Manter um controle eficiente do estoque é fundamental para evitar diversos problemas, a exemplo da falta de produtos ou excesso de estoque. Profissionais do segmento devidamente capacitados devem ser aptos a colaborar com as equipes de logística e estoque para a realização de uma gestão eficaz.
Marketing digital
Estratégias de marketing online são essenciais para atrair clientes. Por isso, é imprescindível para profissionais de e-commerce compreender conceitos como SEO, publicidade online, e-mail marketing e a importância de cada um deles para impulsionar o tráfego e as vendas.
Esses são alguns dos principais conceitos básicos para entender como funciona um e-commerce. No entanto, não são os únicos e a cada dia, com a modernização de ferramentas e do mercado de trabalho, outros aparecem. Por isso, pessoas do setor devem buscar atualização constantemente.
Responsabilidades do analista de e-commerce
São muitas as responsabilidades de quem trabalha com e-commerce, como assistentes e analistas. Embora a atuação desses profissionais possa variar, dependendo da instituição em que eles estão alocados, é importante que as pessoas dessa área de atuação estejam aptas a realizar:
Análise de dados
É necessário saber interpretar dados de vendas, tráfego no site e comportamento do cliente. Ferramentas analíticas e KPIs, os indicadores-chave de desempenho, são usados para avaliar o sucesso das estratégias e identificar oportunidades de melhoria.
Otimização da experiência do usuário
Melhorar a experiência do usuário é uma tarefa contínua. Profissionais dedicados ao e-commerce devem estar aptos a identificar pontos fracos no design do site, processos de pagamento ou navegação, e propor melhorias para aumentar a satisfação do cliente.
Participação em campanhas de marketing
Analistas de e-commerce e outros profissionais do setor podem ser solicitados a contribuir com equipes de marketing para desenvolver e executar campanhas eficazes. Isso envolve entender o público-alvo, definir metas e avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) de cada campanha.
Monitoramento de tendências do mercado
Buscar atualização constante em relação às tendências do mercado e inovações tecnológicas é imprescindível para quem quer atuar em e-commerce. Esses profissionais devem estar atentos a mudanças nas preferências do consumidor, novas tecnologias e estratégias de concorrentes.
Por dentro do Curso de Profissional do E-commerce da ComSchool
Para auxiliar quem quer alcançar uma posição no mercado de trabalho das vendas online, a ComSchool oferece o Curso de Profissional do E-commerce. Com 44 horas, coloca os alunos em contato com conhecimentos práticos e teóricos que envolvem essa atuação, incluindo análise de dados, vendas online, uso de redes sociais e mais.
Entre os destaque da grade, estão:
- Introdução ao mercado digital
- Google Ads para analistas
- Google Analytics e Facebook para empresas
- Instagram e ferramentas de gestão de mídias sociais
- YouTube marketing
- Inbound marketing e RDStation
- E-mail marketing para empresas
- ERPs e Emissão de NFs
- Fotografia de produtos e tratamento de imagens
- Postagem, rastreamento e e-mails de status de pedidos
- Vendas em marketplaces
- Fundamentos de ChatGPT
- Como fazer um bom prompt para ChatGPT
- Excel básico e avançado
- Como fazer um currículo vencedor
- Estratégias no Linkedin para perfil pessoal
E esses são apenas alguns dos temas abordados. O curso é todo baseado em aulas gravadas, conta com selo profissional, fornece certificado reconhecido e dá acesso a mentoria de carreira em grupo.
Outro atrativo é que as aulas ficam disponíveis para serem acessadas por seis meses. Assim, fica fácil fazer a consulta a respeito de algum tema se surgirem dúvidas.
Para mais detalhes, é só acessar a página oficial do Curso de Profissional do E-commerce da ComSchool.
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