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Como funciona um e-commerce: conheça métricas essenciais no mundo das compras online

Nos últimos anos, o e-commerce cresceu consideravelmente, levando muitos a questionar "Como funciona um e-commerce?". E as projeções indicam que é uma área que vai expandir ainda mais. Para se ter uma ideia, o setor registrou uma movimentação de R$ 169,6 bilhões no Brasil em 2022 e a expectativa é que a alta prossiga no ano de 2024.

 

Isso não se dá à toa, pois a população aderiu de vez às facilidades proporcionadas pela tecnologia. O estudo E-commerce Trends 2024, divulgado pela Opinion Box, afirma que 17% dos entrevistados usam a web toda semana para adquirir algo. Quando avaliado o período de 1 mês, esse percentual sobe para incríveis 85%. Ou seja, o comércio digital já faz parte da maioria dos brasileiros.

 

Para que as vendas na internet continuem evoluindo, é fundamental que haja profissionais capacitados para dar suporte a essa expansão. Se você tem interesse em saber como funciona um e-commerce para fazer parte das equipes que vão encabeçar essa revolução, vale a pena seguir com a leitura deste artigo.


Por que métricas são importantes no e-commerce?


O mundo digital oferece múltiplas oportunidades, mas também um ambiente altamente competitivo e em constante mutação. E são as métricas que vão ajudar as equipes envolvidas na venda pela internet a perceber quais ações estão ou não sendo produtivas no trabalho realizado.


Ao compreender estas métricas, você estará um passo mais perto de entender como funciona um e-commerce e sua dinâmica operacional.


Quer conhecer algumas das principais delas? Abaixo, listamos algumas:


Taxa de conversão

A Taxa de Conversão, também conhecida como conversion rate, representa a porcentagem de visitantes do site que realizam uma ação desejada, como fazer uma compra.

 

Quando está alta, indica que a página é eficiente em transformar visitantes em clientes. Para melhorá-la, é essencial otimizar a experiência do usuário, desde a navegação até o processo de checkout.


Ticket Médio

O Ticket Médio representa o valor médio das compras realizadas em sua loja online. Aumentá-lo é importante para subir a receita. Isso pode ser alcançado através de estratégias que incentivem os clientes a gastar mais, como up-selling e cross-selling.


Taxa de Abandono de Carrinho

A Taxa de Abandono de Carrinho é uma métrica que revela quantos clientes iniciam o processo de compra e colocam itens ao carrinho, mas não concluem a transação. Quando ela está alta, pode ser sinal de que algo no seu processo de compra precisa ser aprimorado.

 

Oferecer opções de pagamento simples, eliminar surpresas nos custos de envio e enviar lembretes de carrinhos abandonados são estratégias eficazes para reduzir o resultado obtido nessa métrica.


Retorno Sobre Investimento

Também conhecido como ROI, ou Return on Investment, é uma métrica financeira que avalia a eficácia das suas campanhas de marketing e publicidade.

 

Um ROI positivo indica que sua estratégia de marketing é lucrativa. Por outro lado, quando é negativo, sinaliza que você está gastando mais do que ganhando. Acompanhar o ROI é fundamental para direcionar seus investimentos de forma inteligente e eficaz.


Taxa de Rejeição

A Taxa de Rejeição mede a porcentagem de visitantes que deixam seu site sem interagir com ele. Isso pode ocorrer quando um visitante entra nele e o abandona rapidamente.

 

Otimizar o design e o conteúdo das páginas é fundamental para manter essa métrica dentro de um limite aceitável.


Taxa de Cliques

A Taxa de Cliques representa a porcentagem de pessoas que clicaram em um anúncio, link ou chamada para ação após visualizá-los.

 

Também conhecido como CTR, quando está alto sinaliza que o seu conteúdo é atraente e persuasivo.


Tempo Médio na Página

O Tempo Médio na Página mensura quanto tempo os visitantes passam em uma página específica do seu site. Isso é importante para entender o envolvimento do usuário e a eficácia do seu conteúdo.

 

Você pode usar essa métrica para identificar as páginas que precisam de melhorias e aquelas que estão funcionando bem.


Taxa de Retenção de Clientes

A Taxa de Retenção de Clientes mede a porcentagem de clientes que voltam para fazer compras adicionais em sua loja. Estratégias como programas de fidelidade e atendimento excepcional podem contribuir para aumentar essa métrica.


Taxa de Devolução

A Taxa de Devolução indica a porcentagem de produtos vendidos que são devolvidos pelos clientes. É uma métrica importante para avaliar a qualidade dos itens e a satisfação do consumidor.

 

Quando está muito alta pode ser um sinal de que algo está errado com a qualidade do que você vende ou com as descrições fornecidas no site, que nesse caso causam uma expectativa irreal.


Taxa de Abandono de Página

A Taxa de Abandono de Página indica a porcentagem de visitantes que deixam o site a partir de uma página específica. Isso ajuda a identificar quais delas têm um desempenho fraco em reter consumidores.

 

Ao entender isso em detalhes, você pode trabalhar em melhorias para manter o público engajado por mais tempo.

 

 

Embora estejam entre as principais, estas são apenas algumas das métricas existentes. Acompanhar e conhecer melhor essas e muitas outras é algo que conta com um potencial transformador para qualquer loja virtual. Para aliá-las a uma estratégia maior de crescimento de um negócio, é válido investir em conhecimento. E isso nos leva a nosss próximo assunto.


Aumentando o seu conhecimento sobre e-commerce


O Curso de Analista de E-commerce oferecido pela ComSchool é uma excelente forma de aprofundar seu entendimento sobre como funciona um e-commerce.

 

Com ele, é possível conhecer na prática conceitos e ferramentas que estão no dia a dia da operação em e-commerce. O conhecimento em marketing digital também é aprofundado durante as aulas.

 

Aliás, os encontros são focados nos ensinamentos de professores com técnica e experiência prática em empresas de grande relevância no mercado, como Bradesco, Construtora Tenda, TIM Brasil, Polishop e várias outras.

 

Outro atrativo é que o curso virtual conta com certificado reconhecido e mentoria de sucesso na carreira. Os encontros presenciais e a visita técnica, inclusos no pacote, são ótimas oportunidades para aprendizados ainda mais precisos e construção de relacionamento com outros profissionais.

 

Por fim, é importante você saber que as aulas trazem informações a respeito de empreendedorismo, o que é bom para quem quer desenvolver um negócio próprio. Eaí? gostou de saber como funciona um E-commerce?

 

Quer mais informações sobre o curso? É só acessar a página dele na ComSchool.

 

 

 

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