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Como otimizar seu e-commerce de casa e decoração

Atualizado: 28 de out. de 2023

O setor comercial de vendas via internet cresceu consideravelmente nos últimos anos e continua a evoluir. No comércio eletrônico, um dos segmentos que mais se destacou por sua expansão, e que possui cada vez mais prospecção de crescimento para os próximos anos, foi o de casa e decoração.

Em 2012, segundo o E-bit, órgão de credibilidade que analisa os dados do comércio eletrônico, 7% das compras de e-commerce foram oriundas de sites de casa e decoração. Hoje, essa categoria já é uma das sete mais vendidas. Ocupando o terceiro lugar em número de pedidos no mercado eletrônico brasileiro, atrás somente de vestuário e de eletrodomésticos.

Tamanho crescimento tem tornado as conversões e a fidelização de clientes desse segmento uma tendência, o que incentiva novos empreendedores a investir nesse ramo. O resultado? Se por um lado há a oportunidade, do outro há o aumento da concorrência. Tornando em exigência, para o sucesso do seu e-commerce de casa e decoração, as boas estratégias para a otimização dos índices de conversão e de fidelização de seus consumidores.

Mas, quais as melhores estratégias para oferecer um diferencial e ganhar destaque em um mercado tão competitivo? Veja as principais dicas para o seu e-commerce de casa e decoração alcançar bons resultados e aumentar sua rentabilidade.

Trabalhe a usabilidade de seu site.

Usabilidade é a facilidade com que seu cliente navega em sua página e é induzido à conversão. O perfil do consumidor eletrônico quer comprar sem complicações, por isso mantenha seu site com um design prático, dinâmico e intuitivo. Facilite o serviço para exigir o mínimo de esforço na hora da compra. Dê o máximo de informações sobre seu produto,de forma clara e com um bom português. Disponibilize canais alternativos e acessoria para sanar dúvidas e qualquer eventual problema que seu cliente venha a ter. Escrevemos um artigo sobre este tema, acesse para saber mais.

Esteja presente nas redes sociais.

A presença e a interação com seus clientes em redes não é mais uma opção e sim uma necessidade. É por meio das redes que a comunicação constante, rápida e quase sem custos acontece. Além de criar familiarização com a marca, o cliente se sentirá bem acompanhado e importante toda vez que houver interação com ele. Lembre de produzir conteúdo relevante sobre casa e decoração. Página que produz conteúdo útil ganha credibilidade e atenção dos internautas. Esses exercícios posicionam a marca bem ao ver do consumidor, suscitando nele empatia e preferência por ela. Saiba mais aqui.

Otimize o posicionamento do seu site nos resultados de buscadores. Invista em SEO.

Aproveitar o crescimento do segmento e o fato de que as buscas por móveis e artigos decorativos já encabeçam as listas de termos mais procurados na internet para otimizar o posicionamento do seu e-commerce nos resultados de buscadores é importantíssimo. É a técnica de SEO que lhe permitirá maior visibilidade por parte de clientes potenciais, por isso, invista sem medo nessa prática. Os cliques em seu link na página de resultados impulsionará as conversões, quando aliado à boa usabilidade de seu e-commerce.

Faça marketing de conteúdo para reforçar o trabalho de otimização de resultados.

Marketing de conteúdo se resume em produzir conteúdo relevante sobre seu nicho para atrair clientes que querem informações e conhecimento sobre o assunto do seu negócio. Ter um blog e falar sobre itens de decoração e de utilidades domésticas trabalhando palavras chaves, por exemplo, é uma maneira de reforçar a técnica de SEO e conquistar mais visibilidade. O internauta que pesquisa pelo assunto achará seu link devido à importância que o buscador dará ao seu conteúdo de qualidade. Leia mais sobre Marketing de Conteúdo aqui.

Pratique benchmarking e descubra o que deve melhorar.

Benchmarking é a técnica de comparar seu negócio com o dos seus concorrentes, com a finalidade de aprimorar suas técnicas de gestão. Pesquise desde os grandes nomes do setor até seus concorrentes mais próximos. Compare suas técnicas com as deles. As falhas encontradas durante essa pesquisa serão oportunidades para a superioridade do seu e-commerce. Pois, com um trabalho sério e bem planejado, poderão se tornar seus diferenciais e atrativos para a conquista de consumidores. Leia mais sobre Benchmarking aqui.

 

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