O mercado de marketing digital está em constante expansão, fazendo as empresas ficarem sempre à procura de profissionais qualificados. No entanto, mesmo que muitas pessoas tenham interesse em atuar na área, é importante saber como trabalhar com marketing digital, antes de qualquer coisa.
As várias possibilidades no meio são um dos pontos mais atrativos para quem está no início ou no processo de mudança de carreira. Mídias sociais, e-mail marketing, produção de conteúdo e mídia paga, por exemplo, são só alguns dos pilares de atuação de um profissional de marketing digital.
Por outro lado, essa imensidão de caminhos pode assustar algumas pessoas. Afinal, por onde começar? A ComSchool separou algumas dicas para você descobrir um pouco desse universo que não para de crescer.
1. Esteja sempre atualizado
A atualização frequente é uma das principais características do profissional da área. O foco principal é estar sempre atento às tendências do mercado, às novas ferramentas e aos conceitos do marketing digital — assim como a internet, eles estão em constante renovação.
É fundamental acompanhar portais e blogs referências no segmento. Participar de eventos e cursos para aprofundar o conhecimento e o contato com o meio é uma grande vantagem. Isso também ajuda no processo de como começar a trabalhar com marketing digital, pois é excelente para networking.
2. Siga referências nas mídias sociais
Relacionada ao tópico anterior, uma dica valiosa sobre como trabalhar com marketing digital é seguir referências do mercado nas mídias sociais. Profissionais e páginas com experiência, que entendem do assunto, podem enriquecer muito o seu conhecimento e mostrarem as últimas tendências da área.
Um ótimo local para fazer uma troca como essa é o LinkedIn. A plataforma voltada para o networking profissional é importante para encontrar artigos sobre casos do meio e discussões com sugestões sobre o que fazer para otimizar os resultados das ações.
3. Tenha um perfil analítico
Por mais que a criatividade ajude bastante nas decisões da área, ela não é a única habilidade necessária. Analisar números, recolher dados e prever comportamentos tanto dos visitantes quanto dos possíveis leads auxilia na tomada de ações assertivas para atingir o público-alvo.
Uma ferramenta boa para explorar o meio é o Google Analytics. Com uma versão paga e outra gratuita, a plataforma é excelente para a análise de dados, pois oferece um dashboard com diversas opções para nortear as estratégias.
4. Exercite sua criatividade
Hoje em dia, existem inúmeras ferramentas e sites para trabalhar com marketing digital que facilitam e aceleram as atividades cotidianas do profissional. Mesmo assim, a criatividade é uma habilidade insubstituível para alguém que trabalha na área.
Diferente do que muitos imaginam, essa competência precisa ser exercitada e abastecida. Logo, sempre aperfeiçoe o seu processo criativo, esteja conectado com a persona do seu projeto e explore outras produções para ficar mais inspirado. Isso é essencial ao colocar a mão na massa!
5. Seja curioso
Algo que não pode faltar para saber como trabalhar com marketing digital é a curiosidade. O profissional do meio, por natureza, deve estar sempre em busca de estratégias ou ferramentas para potencializar os resultados das ações no ambiente on-line.
Esclarecer dúvidas, buscar novas visões e compartilhar experiências com outras pessoas que atuam em diferentes áreas do marketing digital são ótimas maneiras de crescer. Não tenha vergonha de ser curioso. Isso pode abrir mais portas do que você imagina!
6. Não tenha medo de errar
Assim como em outras carreiras, é comum que aconteçam erros ao trabalhar com marketing digital. É preciso entender que diversos contratempos podem ocorrer. Porém, também é necessário analisar as ações para aprender com elas e identificar pontos de melhoria.
Para entrar no universo do marketing digital, você deve praticar esse exercício. Reserve períodos para monitorar as atividades e otimizar as campanhas para extrair mais performance e melhores resultados. Caso encontre algum erro, entenda como consertá-lo com o time e evitar esse tipo de acontecimento.
7. Trace objetivos
Por fim, mas não menos importante, traçar objetivos é a última dica sobre como trabalhar com marketing digital. Aqui, existem dois pontos importantes: estabelecer o que você busca com seu novo projeto e como ele vai alavancar o cliente (ou o próprio negócio).
Com essas ideias em mente, você pode desenhar um plano de ação mais assertivo, facilitando seu trabalho durante a execução. Além disso, ao final da campanha, fica mais fácil analisar e comparar os resultados obtidos com as previsões. Assim, você fica mais preparado para o próximo desafio.
Aprofunde seus conhecimentos em marketing digital na ComSchool!
Com as dicas, você já tem uma ideia sobre como trabalhar com marketing digital. Para continuar por dentro das novidades, das dicas e das ferramentas desse universo, não deixe de conhecer os cursos oferecidos na ComSchool!
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