Sabe como utilizar a Inteligência Artificial para Ecommerce? O crescimento do e-commerce no Brasil segue impressionante. Depois de um salto significativo nos últimos anos, a previsão é que ele movimente mais de R$180 bilhões até o final de 2023. Esse dado, divulgado pela AbComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, só evidencia como o investimento em comércio on-line é algo essencial para lojas de todos os segmentos.
No entanto, para aproveitar ao máximo esse potencial financeiro, os gestores precisam ter atenção às oportunidades. E é nesse contexto que a Inteligência Artificial, ou IA, se apresenta. Essa tecnologia está revolucionando vários setores. E é uma tendência também para o universo das vendas.
IA e e-commerce: uma parceria poderosa
O e-commerce é um campo que vem se tornando cada vez mais competitivo. Ainda de acordo com dados recentes da Abcomm, 36 mil novas lojas surgiram no país apenas no último ano. Para quem quer se destacar em meio a essa concorrência, a IA se destaca como uma ferramenta que proporciona uma série de benefícios. Entre os principais estão:
Personalização da experiência do cliente
Com a IA, sua loja pode desenvolver uma grande personalização da experiência do cliente. Por meio de machine learning, ela analisa o histórico de navegação, as preferências e o comportamento durante as compras. Assim, comércios conseguem oferecer recomendações de produtos altamente relevantes.
Isso não apenas melhora a satisfação do cliente, mas também conta com potencial para aumentar as taxas de conversão. Isso porque consumidores são direcionados para itens que atendem realmente ao que precisam.
Atendimento ao cliente 24/7
Outro uso interessante da IA em e-commerce é a adoção de chatbots que utilizam essa tecnologia. É um recurso que está revolucionando o atendimento ao cliente.
Isso porque ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, para responder a consultas comuns das pessoas e ajudar na navegação do site. Isso melhora a eficiência do atendimento ao cliente, reduzindo os tempos de espera e garantindo assistência imediata sempre que necessário.
Otimização de preços e estoque
A IA atua como grande diferencial na otimização de preços e gestão de estoque. Algoritmos avançados podem analisar dados em tempo real, levando em consideração a demanda, a concorrência e o histórico de vendas para ajustar automaticamente valores e garantir que os níveis de estoque estejam alinhados com a demanda atual.
Isso ajuda as empresas a maximizar os lucros e evitar problemas com falta de produtos.
Prevenção de fraudes
A segurança é uma preocupação crítica para o e-commerce. O bom é que a IA já é usada para detectar atividades suspeitas e prevenir fraudes de maneira eficaz.
Ela analisa padrões de comportamento do usuário e, assim, muitas vezes consegue identificar transações potencialmente fraudulentas em tempo real. Ou seja, protege tanto a empresa quanto os consumidores.
O papel da ComSchool na capacitação em IA para e-commerce
Em meio a essa revolução tecnológica no e-commerce, é crucial que profissionais invistam devidamente em sua preparação para aproveitar os benefícios da IA. A ComSchool quer desempenhar um papel vital nesse processo.
É por isso que temos o “Curso de Gerente de E-commerce 4.0“, a fim de preparar quem quer ser um gerente de loja virtual antenado com as principais tendências do mercado na atualidade.
Esse curso foca em quem quer ser verdadeiramente especialista em e-commerce e traz muitas vantagens para impulsionar a carreira. Ele também conta com mentoria, certificado reconhecido e, claro, proporciona networking com demais participantes da atividade. Isso apenas para citar algumas das vantagens.
Acesse agora mesmo a página do Curso de Gerente de E-commerce 4.0 e fique por dentro de outros diferenciais, conteúdo programático e demais detalhes.
Hozzászólások