Não é novidade que os marketplaces se instalaram no ambiente digital como oportunidades extras para empreendedores venderem produtos sem se preocupar com um espaço físico. Muitos ainda possibilitam fazer toda a gestão da loja de forma prática. Você sabe como vender na Shopee?
A Shopee é um marketplace muito famoso, que permite que as pessoas criem as próprias páginas para o comércio eletrônico. A plataforma foi desenvolvida para funcionar como uma intermediária entre vendedores e compradores, o que permite acesso a uma ampla variedade de produtos.
Como vender na Shopee?
Uma das maiores vantagens de comercializar na Shopee é a falta de barreiras para quem deseja iniciar o próprio negócio on-line e construir a própria audiência. Para começar uma loja virtual na plataforma, basta realizar um cadastro e configurar a própria página de vendas.
Outra vantagem é que a plataforma não exige o pagamento de taxa para a realização do cadastro, um ponto vantajoso para quem é iniciante e deseja verificar se a plataforma atenderá as necessidades.
Assim como outros marketplaces, como o famoso Mercado Livre, a Shopee também permite que os comércios sejam criados tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas.
Atualmente, os usuários cadastrados que apresentam CPF ou MEI com faturamento maior que R$ 81 mil devem migrar para a modalidade de pessoa jurídica. Quer saber como abrir loja na Shopee? Então, veja as instruções a seguir para não faltar nada no seu comércio.
1. Configure a loja e insira os produtos no catálogo
O passo a passo para montar uma loja na Shopee é prático e intuitivo. Após a realização do cadastro e a confirmação do e-mail, você tem acesso ao dashboard da plataforma, a Central do Vendedor. Nesse espaço, acrescente as informações da loja, como nome, descrição, segmento e elementos da identidade visual.
A partir dessa etapa, você pode seguir para duas fases importantes da montagem do negócio: a inserção e a categorização dos produtos no catálogo. Esses processos exigem cuidado, pois representam como os visitantes enxergam a loja. Veja os produtos que podem ser vendidos:
artigos esportivos;
celulares e acessórios eletrônicos;
computadores;
cosméticos;
eletrodomésticos;
eletroeletrônicos;
jogos e consoles;
acessórios para pets;
roupas;
utensílios para casa.
Organize um tempo para preencher as descrições e adicionar imagens de cada produto. Como a plataforma permite que muitas pessoas criem os próprios negócios, a concorrência é alta. Então, trabalhe na qualidade dos conteúdos e das imagens para destacar seu catálogo e atrair mais visitantes.
2. Gerencie os pedidos
Ao vender na Shopee, você recebe uma notificação na Central do Vendedor. Com isso em mente, processar os pedidos com agilidade é indispensável para oferecer a melhor experiência possível ao consumidor.
Separe todas as informações necessárias em relação ao frete para fazer o envio de forma rápida e atente-se para o produto ser entregue no prazo estipulado, de acordo com as opções disponíveis para cada região.
3. Mantenha boa comunicação com os clientes
Como vendedor na Shopee, ofereça todo o suporte necessário para os clientes e responda às dúvidas inseridas nos campos de perguntas com frequência. Isso é positivo para a decisão de compra do consumidor.
Disponibilize links para as redes sociais da loja e outros meios de contato em que o cliente possa interagir de forma rápida, como uma conta no WhatsApp Business. Estar presente nos principais canais de comunicação é uma forma de aproximar-se da audiência e fidelizar clientes.
4. Gerencie as avaliações e os comentários
As avaliações e os feedbacks recebidos na plataforma são fundamentais para a construção de reputação da loja. Gerencie todos os comentários, responda aos clientes e utilize os feedbacks como forma de melhorar o que for necessário, como a qualidade do produto, o transporte, os prazos, etc.
5. Promova a sua loja
Além do gerenciamento interno no marketplace da Shopee, é preciso cuidar da imagem e criar estratégias de marketing para promover produtos, ofertas e outras exclusividades. A plataforma oferece algumas possibilidades para isso.
Você pode criar campanhas, oferecer cupons de desconto, promoções especiais e destacar produtos que os clientes estão mais interessados, por exemplo. Com essas e outras práticas, você impulsiona o crescimento da sua loja.
Promova a sua loja com conhecimento em gestão de marketplaces!
Com esse passo a passo de como vender na Shopee, você consegue vender seus produtos de forma prática e iniciar sua trajetória no e-commerce. Quer aprender como impulsionar sua loja? Então, conheça o curso de Gestão de Marketplaces da ComSchool com especialistas no assunto!
Comments