top of page

Dicas para vender em marketplaces no Natal

Com o Natal de 2023 se aproximando, é hora de aprimorar estratégias para conseguir vender em marketplace com o melhor desempenho possível nesse período. As perspectivas são boas: segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas no varejo devem crescer 5,6% na comparação com o ano passado.

 

Vale ressaltar que o desempenho do e-commerce na data em 2022 já foi ótimo, registrando alta de 18,4% no faturamento em relação a 2021, de acordo com levantamento da Cielo.

 

Se você é profissional em busca de aprimorar suas habilidades de gestão de marketing online, este conteúdo é feito sob medida para você. Aqui estão algumas dicas fundamentais que podem impulsionar vendas e visibilidade na internet durante a temporada festiva de fim de ano.


Curso de Gestão de Marketplaces ComSchool

1. Conheça seu público-alvo e adapte a abordagem

Antes de mergulhar de cabeça nas estratégias de vendas, é crucial entender quem são seus clientes.

 

No período natalino, os consumidores podem variar significativamente em suas preferências e comportamentos de compra. Analise dados de anos anteriores, pesquise as tendências do mercado e esteja ciente das mudanças nas demandas do consumidor.

 

Ao entender seu público, fica mais fácil ajustar a abordagem de marketing para atender a necessidades específicas dos consumidores.


2. Otimize as listagens de produtos para palavras-chave de Natal

Trabalhar do modo ideal palavras-chave é algo que ajuda muito a dar destaque para os seus produtos em cada momento. Por isso, certifique-se de otimizar as suas listagens de produtos incorporando termos relevantes para a temporada de Natal.

 

Há ferramentas que auxiliam a decisão de quais delas usar, como o planejador de palavras-chave do Google Ads. Fazer benchmarking para observar como concorrentes estão se posicionando também é algo interessante.

 

Trabalhar bem os termos que descrevem seus produtos não só melhora a visibilidade nas buscas, mas também atrai a atenção de compradores que estão ativamente procurando produtos relacionados ao Natal.


3. Invista em anúncios pagos estratégicos

Em um mar de produtos, uma boa maneira de conseguir destaque é investir em anúncios pagos. No entanto, atenção: é necessário fazer essa ação de modo estratégico.

 

Comece identificando cuidadosamente seu público-alvo, considerando fatores como faixa etária, interesses e comportamentos de compra. Em seguida, escolha plataformas de anúncios que se alinhem aos hábitos online dos consumidores que quer atingir. Por exemplo, se seus clientes em potencial estão mais ativos no Instagram, concentre seus esforços nessa plataforma.

 

Utilize palavras-chave específicas para a temporada de Natal em suas campanhas, garantindo que seus anúncios se destaquem quando os consumidores estiverem procurando presentes.

 

Além disso, defina orçamentos diários e segmentação geográfica para assegurar que a publicidade seja exibida para a audiência certa. Monitore de perto o desempenho de suas campanhas e esteja preparado para ajustar as estratégias com base nos dados em tempo real.


4. Ofereça promoções e descontos irresistíveis

O espírito natalino está no ar e os consumidores esperam ser presenteados. Então, ofereça promoções e descontos irresistíveis para atrair a atenção dos compradores.

 

Considere pacotes promocionais, descontos progressivos ou ofertas de frete grátis ao vender em marketplace para incentivar as compras mesmo com a forte concorrência. Agora, tenha um cuidado especial para que essas facilidades aos clientes não acabem por levar a loja a prejuízo.


5. Aprimore sua presença nas redes sociais

As redes sociais desempenham um papel vital no marketing online e a temporada de Natal é o momento perfeito para aumentar sua presença nessas plataformas. Uma dica para aumentar a visibilidade: crie conteúdo cativante relacionado ao Natal, como histórias de clientes satisfeitos, e promova suas ofertas especiais.


6. Proporcione uma experiência de compra excelente

Os clientes se afastam rapidamente de lojas que levam a problemas de relacionamento. Para se ter uma ideia, a consultoria PWC fez um estudo e constatou que 47% dos brasileiros tendem a deixar de comprar de uma marca, mesmo que seja uma que eles gostem, em caso de experiência ruim.

 

Então, certifique-se de que o marketplace seja intuitivo, fácil de navegar e otimizado para dispositivos móveis. É preciso facilitar o trâmite de aquisição de um produto, desde a escolha até o pagamento.


7. Analise e aprenda com os dados

Depois de terminar a temporada de Natal, é preciso aproveitar para analisar a fundo os dados obtidos por vender em marketplace. Pesquise quais estratégias foram mais eficazes, que produtos tiveram melhor desempenho, por exemplo. Aprender com as informações obtidas no período é essencial para ajustar e aprimorar as estratégias de vendas para futuras temporadas festivas.


Curso de Gestão de Marketplaces ComSchool


Capacitação é essencial para vender em marketplace com excelência

O marketplace se tornou um modelo de negócio muito eficaz quando o assunto é vender por meio da internet. No entanto, para aproveitar esse potencial ao máximo, é necessário contar com boa capacitação. Por isso, a ComSchool conta com o Curso de Gestão de Marketplaces.

 

Nele, além de conhecer melhor fundamentos em marketplace, você vai ficar por dentro de como funcionam as plataformas do Magalu, Mercado Livre, Amazon, Shopee e Shein, além de obter informações sobre outras ferramentas interessantes para a sua loja.

 

O curso de gestão de marketplace da ComSchool possui um total de 25 horas de duração e é indicado para profissionais que desejam aprimorar os conhecimentos de comércio na internet. Outra vantagem é que, para atender às necessidades dos alunos, as aulas são disponibilizadas no formato on-line.

 

Para conhecer detalhes sobre ele e ficar por dentro de detalhes sobre como vender em marketplace, basta visitar a página oficial do curso.

bottom of page