O bom momento do e-commerce no Brasil coloca o setor em um dos momentos mais agradáveis aos novos empreendedores. A grande questão está quando o número crescente de público contribui para o aumento da concorrência no mercado. Quanto mais o mercado cresce e se torna rentável, maior o número de investidores.
Confira algumas dicas para definir um planejamento eficaz a ponto de assegurar um bom crescimento da sua loja virtual:
Crescimento financeiro
Colocar uma meta de faturamento é muito importante para o crescimento da empresa. Lembre-se que todo crescimento requer investimento, seja em tecnologia, marketing ou pessoas, estando alinhado com os custos. O ideal é comparar com concorrentes do mesmo mercado.
Gestão dos dados financeiros
Para quem está começando, é vital entender os números e criar um modelo de controle, seja ele uma planilha no Excel ou um ERP simples. O empreendedor deve entender os conceitos e encontrar uma forma de medir seus custos, lucros e resultados para melhor gestão de seu e-commerce.
Novas métricas para a gestão do seu e-commerce
Identifique quesitos que ainda não foram controlados e aplique correções, caso estejam abaixo do esperado. Alguns exemplos são: a taxa de conversão de visita de vendas (quantas empresas eu visito e quantas consigo vender), Retorno de Investimento (ROI) de uma campanha de Google ou percentual de inadimplência. O importante é ter um plano de ação para quando essas métricas não estiverem boas.
Controle gastos
Um erro comum entre pequenas empresas é projetar um crescimento de receita e gastos juntos. A lógica de que “é preciso gastar mais para vender mais” é perigosa, pois muitas vezes atingimos o plano de despesas, mas não batemos a meta de vendas. Tente projetar metas mais curtas, mensais, trimestrais e só comece a aumentar os gastos quando tiver confirmação das transações, mantenha o pé no chão.
Escute mais seus clientes
É extremamente importante escutar o que o cliente pensa e através disso identificar pontos de melhoria e impulsionamento. Para não deixar o objetivo abstrato, coloque uma meta de quatro agendas anuais, com cinco clientes por vez. Ao final de cada etapa, chame o seu time e discuta o valioso papo com os clientes.
E para entender como gerar uma melhor experiência para seu cliente, confira o Webseminário sobre métricas de qualidade e atendimento ao cliente.
Atenção ao time
O funcionário é muito importante para empresa, afinal ele coloca a mão na massa e muitas vezes recebe o feedback de diferentes lados, o que possibilita novos olhares. Um colaborador desmotivado ou que “jogue contra” pode deixar toda uma área com problema. Planejar reuniões estruturadas de feedback com o time é vital para saber como está o clima organizacional, além de estratégico. Assim, o gestor pode estimular o crescimento das pessoas, desenvolvendo o trabalho em equipe.
Vise o mercado
Uma grande possibilidade de analisar o mercado e sentir o que ele pede é participando de eventos relevantes no setor de atuação. Faça um calendário com 3 a 4 eventos, marque suas observações e leve isso para análise em equipe.
Prepare pessoas para o próximo estágio
Saber como gerir uma equipe é essencial para empresas que estão em crescimento. Prepare seus funcionários para enfrentar novos desafios para que assim, juntos, a empresa chegue longe. Liste quais as primeiras tarefas que podem ser delegadas, coloque-as em um cronograma ao longo do ano e repasse o plano a cada mês ou trimestre, sempre motivando e ouvindo os funcionários.
Acredite sempre
Um grande empreendedor se dá pela capacidade de planejar e, principalmente, de executar seus sonhos e projetos. Entenda que nessa jornada será preciso se doar muito e motivar os outros. Esteja motivado, focado e com todo o gás para levar o seu e-commerce cada vez mais longe.
Henrique Mengue é CEO da EZ Commerce, plataforma de comércio eletrônico vencedora do Prêmio MercadoLivre de Empreendedorismo 2015, na categoria “Melhores Práticas em Tecnologia” – www.ezcommerce.com.br
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