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O que é uma landing page? Conheça essa importante forma de publicar conteúdo

Mesmo que tenhamos um dia a dia muito mais digital do que costumávamos ter, diversos conceitos e técnicas do off-line foram traduzidos para o on-line. Se você sabe o que é uma landing page, vai entender do que estamos falando.

Com tradução literal como “página de aterrissagem” ou “página de destino”, uma landing page é o equivalente a criar uma bela vitrine para um produto especial. Por isso, ela é essencial para as estratégias de vendas on-line, mas é importante saber como utilizá-la de maneira eficiente.

Se você quer entender melhor o que é uma landing page e quais são as maneiras mais eficazes de colocá-la em ação, continue a leitura! O blog da ComSchool preparou um conteúdo cheio de informações importantes sobre o recurso.

O que é

Como explicamos, uma landing page é uma maneira utilizada para destacar um produto ou serviço especial da sua empresa. Dessa forma, se há algum tipo de lançamento ou algo que precisa de evidência, é criado um texto mais elaborado, com artifícios visuais para chamar mais atenção dos clientes.

As técnicas utilizadas para criar uma landing page de conversão são focadas exatamente nisso. É uma maneira mais direta de gerar leads qualificados, que têm mais possibilidades de se tornarem clientes.

Pense em uma loja física. Para chamar a atenção de possíveis clientes, você cria vitrines e até mesmo uma ala interna para reunir e expor certos produtos de forma bastante atrativa. Em alguns casos, é possível oferecer degustação, testes e promoções para que o cliente interaja com o item de desejo previamente.

Isso cria uma atração ainda maior para o item, gerando mais possibilidade de vendê-lo. Na internet, já que essa interação física não é possível, é preciso criar um conteúdo atrativo, interativo e especialmente claro, para uma captura de leads eficiente.

Quando utilizar

Apesar de fazer brilhar os olhos, é importante ter moderação ao criar landing pages. Isso porque esse artifício é quase como uma “carta na manga”, usada em momentos especiais ou para produtos e serviços específicos.

Por isso, na prática, você pode desenhar uma landing page para ofertar produtos para Páscoa, Dia das Mães, Copa do Mundo, Dia dos Pais, Dia das Crianças, entre outras datas comemorativas. Essas são maneiras muito comuns do uso das páginas de destino como vitrine de produtos relacionados ao tema principal.

Outra maneira de utilizar as páginas de aterrissagem é focando em apenas um produto ou serviço. Nesse caso, é mais recomendado utilizá-la para o carro-chefe da marca e lançamentos.

É importante notar também que essas páginas normalmente ficam soltas e alheias a outras páginas do seu site. Por isso, é fundamental utilizar outros meios, como o e-mail marketing ou as redes sociais, para impulsionar o acesso ao conteúdo.

Pontos importantes ao criar uma landing page

Para que uma landing page cumpra seu papel, é preciso aplicar uma série de técnicas, garantindo a qualidade do conteúdo publicado. Conheça a seguir algumas boas práticas que recomendamos ao criar a sua página de aterrissagem.

URL

Recomenda-se que você parametrize essa página no Google Analytics com uma URL bem vendedora, como www.seusite.com.br/dia-das-maes. Esse cuidado vai ajudar a saber quantas pessoas acessaram a página e quantas concluíram a compra. Isso será importante para avaliar se a campanha teve sucesso.

Identidade visual

É fundamental que a página tenha uma identidade visual coesa e chamativa, afinal, o que é uma landing page se não uma grande e bela vitrine? Não esqueça de sempre preservar essa mesma identidade em toda a comunicação relacionada a ela.

Artifícios externos

Ao desenvolver uma landing page, tenha em vista que ela também pode destacar textos, artigos e matérias sobre os produtos destacados. Por isso, se o que você quer vender já foi mencionado na mídia, utilizar links para direcionar o cliente a esses conteúdos é uma ótima ideia.

SEO

Lembre-se de que conteúdos editoriais de qualidade favorecem que a landing page seja bem indexada na busca orgânica do Google, trazendo mais tráfego com baixo custo. Para isso, utilize as boas práticas de SEO em todos os conteúdos que estejam na página, sejam eles textos, vídeos, links ou imagens.

Interação

Garanta uma página interativa e diferenciada para a sua landing page. Isso vai chamar mais atenção do cliente e prendê-lo por mais tempo, criando uma familiaridade com a sua marca e o produto que você pretende vender. Dessa forma, a criação de leads fica mais simplificada.

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