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Diferenças Entre Marketing Digital Brasileiro e Americano

Esse post é inspirado no relato de Conrado Adolpho, colega do marketing digital. Durante dois meses na Califórnia, assistindo a eventos e palestras com especialistas, Conrado pôde constatar algumas diferenças na maneira de fazer marketing digital entre os Estados Unidos e o Brasil. Fizemos uma síntese com as 5 principais diferenças entre o marketing digital brasileiro e o americano e descobrimos que temos muito a aprender com os colegas gringos.

1) A prática é mais importante que a teoria

Os marketeiros não são teóricos. Eles de fato fazem acontecer e depois mostram como fizeram. Transformam a prática em teoria. Por isso, lá é muito comum a apresentação de cases de sucesso. “Eu fiz assim, errei aqui, acertei ali e gerei x dólares em x tempo”.

2) Os profissionais mais experientes são valorizados

Diferentemente do Brasil, onde a geração Y domina o marketing digital (a maioria tem até 28 anos), lá são os mais experientes que dão as cartas. A média da faixa etária desses profissionais nos Estados Unidos é de 40 anos, no mínimo. Isso soa estranho em um Brasil que não valoriza o “velho” e tenta sempre substituir o passado pelo presente.

3) O marketing digital é oriundo do tradicional

Outra diferença entre os profissionais brasileiros e norte americanos é que esses são egressos do marketing tradicional. No Brasil muitos dos profissionais acham que marketing é algo antigo que deve ser substituído pelo marketing digital e, assim, confundem a técnica com a estratégia. Nos EUA, os marketeiros valorizam demais a estratégia. Sabem que é preciso primeiro acertar a direção para depois ganhar velocidade e escala.

4) As áreas do marketing são unidas

Nos EUA, a união entre os profissionais de áreas diferentes é muito positiva. Um vende o produto do outro. Lá, os setores não são vistos como barreiras que impedem um profissional de colaborar com o colega de outra área. No Brasil, as agências se fragmentam em panelinhas que separam o SEO do Social Media, do Adwords e por aí vai.

5) O foco são os nichos

O foco dos grandes profissionais de marketing americanos são os nichos de mercado. Eles acreditam que são as pequenas parcelas de mercado que trazem a lucratividade realmente. Dominar um nicho (um pedaço do segmento) é o objetivo de muitos deles. No Brasil, mesmo pequenos empresários querem dominar todo um segmento e esse é o pior erro que se pode cometer. Então, aqui fica a dica para os empreendedores brasileiros: seja bem específico.

 

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