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Dropshipping: o que é e como fazer?

Atualizado: 27 de out. de 2023

Com o avanço digital, vender on-line tornou-se uma prática muito comum para empreendedores que desejam estabelecer os negócios no mercado de trabalho. Porém, é necessário montar estratégias eficazes. Sendo assim, você sabe o que é dropshipping?

Criar um estoque de itens e armazená-los em um local físico apropriado é uma tarefa que requer muita preparação e organização no início de um novo empreendimento. Porém, você já imaginou ter os produtos no estoque do fabricante ou do fornecedor?

Para isso, preparamos este conteúdo com o intuito de reunir as principais informações sobre essa prática, que pode auxiliar donos de negócios a estruturarem as lojas. Continue a leitura para saber como fazer dropshipping e conhecer as principais vantagens.

O que é?

Afinal, o que é dropshipping? De maneira simples, essa é uma estratégia logística onde o vendedor não tem estoque. Ele vende artigos que ficam armazenados diretamente nos fabricantes ou nos provedores. Assim, quando o comprador faz um pedido no site, o fornecedor envia o produto direto para o cliente.

Trata-se de uma prática cada vez mais usada e desejada por quem já trabalha com e-commerce ou pretende abrir um em breve. Para compreender o funcionamento e o significado de dropshipping, é necessário conhecer os processos logísticos, que envolvem desde o pedido até a entrega.

Comece pela verificação da reputação do fornecedor antes de contratá-lo. Consulte sites nacionais e internacionais, além das opiniões nas redes sociais de quem já trabalhou com a empresa. Veja abaixo como funciona o dropshipping:

  1. o visitante chega à loja virtual e faz uma compra;

  2. o comércio recebe a ordem de venda e repassa essa informação para o parceiro (manualmente ou automaticamente);

  3. o parceiro fica responsável por selecionar as encomendas e enviá-las ao cliente.

Quais são os benefícios?

Por não exigir investimento, unidades físicas (ou até virtuais) ou possibilidade de vender sem estoque, o empreendedor pode ofertar uma maior variedade de produtos no dropshipping. Com isso em mente, ele não tem prejuízos caso o negócio não saia como o esperado e haja necessidade de encerrá-lo.

A gestão de tudo isso é feita de maneira simples, sem grandes cálculos ou ferramentas muito elaboradas. Uma tabela de Excel pode ser o suficiente para ter um controle de pedidos, custos e lucros, por exemplo.

Inclusive, a estrutura também é outro fator entre as vantagens do dropshipping. Basta utilizar um serviço de hospedagem e registrar o domínio ou a marca. Além disso, o lojista pode usar diversos fornecedores e aproveitar esse diferencial para se destacar no mercado. A variedade é uma característica que melhora as vendas.

Como funciona o dropshipping?

Se você quer saber como trabalhar com dropshipping, primeiro, é importante considerar que esse é um processo que exige que o empreendedor siga algumas etapas e considere pontos importantes para obter o retorno desejado. Por isso, confira abaixo o que é necessário para colocar a técnica em prática.

Escolha o segmento ou o produto que irá vender

Pesquisar o público-alvo e definir as estratégias de venda é um fator essencial para alcançar metas e resultados. Por isso, lembre-se de avaliar o mercado, os possíveis consumidores e a quantidade estimada de vendas.

Localize um bom fornecedor

Certifique-se de que ele seja confiável, de que entregue o produto certo e de qualidade ao seu cliente. Talvez, isso exija que você teste seus serviços antes de colocá-los em prática. Você também pode pedir dicas de fornecedores a quem já faz dropshipping.

Anuncie o produto

Após encontrar o fornecedor ideal, é hora de mostrar aos futuros clientes o que você tem a oferecer. Para isso, escolha a plataforma ideal: sites de classificados, loja própria virtual, redes sociais, etc. Disponibilize imagens da mercadoria, assim como detalhes dela.

Encomenda do produto com o fornecedor

Após a compra e a efetuação do pagamento, retire seu lucro e entre em contato com o fornecedor imediatamente para o avisar da venda realizada. Após isso, ele já pode enviar o pedido ao seu cliente.

Acompanhe o pedido

Este passo é imprescindível para o seu dropshipping dar certo. Se qualquer problema ocorrer, seu consumidor precisa falar com você. Por isso, acompanhe o processo inteiro de venda no marketplace e dê o auxílio que o comprador necessitar.

Sua reputação vai girar em torno da compra bem-sucedida e da satisfação de seus clientes. Então, esteja disposto a dar um feedback a qualquer comentário ou questionamento.

Impulsione seu negócio com a ajuda da ComSchool!

Além do dropshipping, existem diversas técnicas no ambiente digital que auxiliam o empreendedor a alcançar as metas e turbinar a performance da empresa. Elas podem ser aplicadas em uma loja virtual ou uma plataforma que ofereça outros serviços. Por isso, é importante estar atualizado nas tendências do mercado e utilizá-las a seu favor.

Com isso em mente, a escola de negócios ComSchool apresenta uma grande variedade de oportunidades de aprendizado sobre ferramentas, conceitos e práticas de marketing digital, e-commerce e redes sociais. Conheça nossos cursos e adquira o conhecimento necessário para posicionar seu empreendimento de forma positiva no mercado.

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