A economia online gira US$ 46 bilhões por ano no Brasil, o que equivale a 2,2% do PIB (produto interno bruto), segundo uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG). O estudo consolidou dados referentes ao ano de 2010.
Com esse porcentual, o Brasil fica em 13º lugar entre os países do G-20 (grupo que reúne as sete economias mais desenvolvidas, 12 emergentes e a União Europeia).
A lista é encabeçada pelo Reino Unido, onde a economia da internet representa 8,3% do PIB.
O Brasil supera países como Itália e Argentina, mas está abaixo da média tanto dos países ricos como dos emergentes. O País deve cair para antepenúltimo do ranking em 2016, ficando à frente apenas da Turquia e da Indonésia, na estimativa dos pesquisadores.
Dos US$ 46 bilhões que formam o que o BCG chamou de “PIB da internet” do Brasil, US$ 34 bilhões vêm do comércio online, US$ 14 bilhões são investimentos e US$ 4 bilhões são gastos do governo no setor. A soma dá US$ 52 bilhões, mas os pesquisadores subtraírem desse montante os US$ 6 bilhões que representam o déficit comercial do Brasil com outros países nesse segmento.
Fonte: Estado de S. Paulo
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