Por conta de um custo acessível para a produção e altos resultados em diferentes estágios de aproximação com os cliente, entre outras vantagens que traz, o e-mail marketing se consolidou como um excelente meio de comunicação com o público. Agora, como é um canal adotado por muitos negócios, é preciso saber utilizá-lo a fim de obter os melhores resultados.
Quer conhecer estratégias de email marketing conversões? Então, continue a leitura deste artigo.
Segmentação inteligente
Ao enviar e-mail marketing, é fundamental segmentar a lista de contatos a ser atingida com base em dados demográficos, comportamentais e de histórico de compras. E esses são apenas alguns dos recortes que podem ser feitos.
Na verdade, criar uma campanha com um direcionamento refinado em outros critérios extras tende a alcançar resultados ainda melhores. Interesses específicos e atividades recentes são outras métricas que eventualmente são adotadas.
Quanto mais personalizado for o conteúdo, maior é a probabilidade de conversão do e-mail marketing.
Falando em produzir essas informações e na importância desse material, o Curso de Email Marketing da ComSchool traz informações bastante relevantes a respeito dessa comunicação com o público. Vale a pena conferir o site oficial para entender mais sobre as aulas, que acontecem de modo totalmente online.
Automação avançada
A automação desempenha um papel muito importante no e-mail marketing na atualidade. Isso porque esse processo ajuda a empresa a enviar mensagens relevantes no momento ideal.
Além das automações básicas, como aquelas relacionadas a boas-vindas e carrinhos abandonados, as estratégias avançadas envolvem fluxos de trabalho mais complexos e personalizados. É o caso de reengajamento de clientes inativos.
Personalização dinâmica
A personalização é uma das chaves para o sucesso de email marketing conversões. Agora, quando ela é feita de modo dinâmico, é algo que tem potencial para destacar uma loja em relação à concorrência.
Além de simplesmente inserir o nome do destinatário no campo do assunto, é possível criar conteúdo altamente personalizado com base nas preferências individuais do usuário, histórico de compras e comportamento de navegação.
Isso pode incluir recomendações de produtos específicos, ofertas exclusivas e até mesmo conteúdo dinâmico com base na localização geográfica e outras características por meio de Inteligência Artificial.
Aproveite ainda para experimentar técnicas de upselling e cross-selling, como oferecer produtos complementares ou upgrades. É algo que eventualmente auxilia no aumento do ticket médio dos pedidos.
Testes A/B avançados
Os testes A/B são uma prática já bastante utilizada quando se trata de e-mail marketing. No entanto, para obter insights profundos e otimizar campanhas, é necessário ir além de testes básicos de assunto e design.
Experimente variar também em elementos como calls-to-action, horários de envio, comprimento do texto e até mesmo a tonalidade da mensagem.
Análise avançada de dados
A análise avançada de dados é essencial na otimização contínua de campanhas de e-mail marketing. Além de monitorar métricas básicas, como taxas de abertura e cliques, aproveite para rastrear o envolvimento do usuário, o retorno sobre o investimento e até mesmo busque prever o comportamento futuro com base em padrões históricos.
Gamificação
Introduza elementos de gamificação em busca de aumentar email marketing conversões. Ações como quizzes ou desafios incentivam a interação com as mensagens enviadas e, ao tornar essa experiência mais divertida e envolvente, você pode aumentar o interesse e a taxa de cliques.
Conteúdo gerado pelo usuário
Quando possível, aproveite o conteúdo gerado pelo usuário em suas campanhas de email marketing em busca de aumentar a confiança e o envolvimento com a marca. Incluir nas mensagens conteúdos como depoimentos e avaliações de produtos são ações bastante positivas.
Investir nessa estratégia ajuda a construir uma comunidade em torno do seu negócio e influenciar a decisão de compra dos usuários.
Implementar essas estratégias avançadas pode ajudar a impulsionar o desempenho de suas campanhas de email marketing e aumentar as conversões ao longo do tempo.
Dica bônus: procure providenciar informações relevantes
Independentemente de quais estratégias e tecnologias a sua empresa pretende adotar na comunicação por meio de e-mail marketing, é muito importante trabalhar para que o conteúdo enviado seja relevante. Oferecer itens que não são o que o cliente quer ou transmitir informações desconexas com o interesse do público é um modo de afastar os consumidores, por maior que seja o investimento realizado.
Por isso, o ideal é sempre buscar conhecer as necessidades das pessoas que a companhia quer alcançar para, então, iniciar as etapas de aproximação com a comunicação. Isso é um grande diferencial para a sua organização, para o público-alvo e para o mercado em geral, já que isso ajuda a manter a imagem de e-mails marketing como algo interessante.
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