top of page

Entenda o mercado para um profissional de marketing digital

Atualizado: 22 de mar.

O avanço da internet trouxe várias mudanças ao mercado de trabalho. Para a área da comunicação, uma das principais novidades foi a necessidade das empresas contratarem um profissional de marketing digital, visto a demanda por aumentar a audiência e driblar a concorrência. Essa área é muito antiga, mas se renova constantemente com novas tecnologias, ferramentas e outros recursos. 


Assim como o jornal, o rádio e a televisão revolucionaram o jeito de fazer comunicação, a internet trouxe mudanças importantes. Não basta apenas transferir os conhecimentos aplicados em outras mídias para o universo da web. 


As pessoas que trabalham com marketing digital especializam-se nisso e devem estar atentas às principais tendências. Saiba mais sobre as oportunidades para especialistas de marketing digital ao longo deste artigo.


O que um profissional de marketing digital faz?


Se você quer entender o que um profissional de marketing digital faz, precisa começar com o básico. De maneira simples, a função dele é analisar e conhecer o comportamento do público para aplicar esses conhecimentos em estratégias, a fim de promover um produto, uma marca e/ou um serviço.


Engana-se quem acha que isso é algo novo. Acredita-se que o marketing está presente na sociedade desde os anos 40. No Brasil, a matéria foi lecionada pela primeira vez em 1954, por professores estrangeiros. Eles ensinavam as práticas já aplicadas nos Estados Unidos aos alunos brasileiros.


Isso durou por um tempo, até o país desenvolver as próprias estratégias. Desde então, trabalhar com marketing digital tornou-se essencial para saber como conversar diretamente com o público, entender as dores dele e oferecer soluções que façam sentido.


Na década de 90, quando a internet virou um conceito fixo, foi a vez da área começar a tomar forma. No século XXI, com o crescimento desenfreado da web, o perfil do profissional de marketing digital tornou-se cada vez mais importante no mercado de trabalho.


Áreas de atuação


Assim como na versão mais antiga, o marketing digital trouxe diferentes facetas. Enquanto algumas áreas da profissão já existiam, absolutamente todas se modificaram de alguma maneira para se adequarem à web (também foram criadas outras especialidades).


Algo que já existia era o marketing de conteúdo. Ele definitivamente era um pouco diferente do que se conhece hoje, mas funcionava de maneira semelhante: empresas utilizavam meios de comunicação próprios ou de terceiros para promoverem a marca de forma sutil, como ainda acontece.


Por outro lado, uma novidade que chegou com a internet foram as mídias sociais. Elas trouxeram um conceito completamente inovador para o profissional de marketing digital, que precisou desenvolver estratégias voltadas especialmente para esse novo meio.


Dessa maneira, diversas áreas de atuação em marketing digital surgiram, enquanto outras se transformaram, diminuíram ou cresceram. Atualmente, as principais atividades são:


  1. especialista de SEO;

  2. criador de conteúdo;

  3. profissional de inbound marketing;

  4. gerente de e-commerce;

  5. publicitário.


Como se tornar um profissional de marketing digital?



Se você tem interesse em se tornar um profissional de marketing digital, pode achar difícil entender por onde começar. Como a área é vasta, é possível chegar a ela por vários caminhos. A recomendação é que você escolha faculdades de comunicação. Ótimas opções de curso são:


  1. Marketing;

  2. Publicidade e Propaganda;

  3. Rádio, TV e Internet;

  4. Jornalismo;

  5. Relações Públicas.


Eles são uma ótima base para você iniciar a sua jornada profissional. No entanto, especialmente devido à variedade de especializações que a área oferece, é importante que, em algum ponto, você escolha seguir em um campo.

Focar em apenas uma área de atuação do marketing digital garante a chance de você se tornar um profissional especializado, com destaque no mercado de trabalho. Você pode fazer isso por meio de pós-graduações, MBAs, etc.


O mercado de trabalho


O mercado do marketing digital é bastante movimentado e concorrido. É muito importante equipar o currículo com diversos cursos e certificados para comprovar a constante atualização e interesse na área.


Um dos pontos mais essenciais para o profissional de marketing digital é estar sempre antenado às novidades e às mudanças. Por isso, nunca fique parado! Essa é uma das melhores maneiras de ganhar destaque na carreira.


O salário de um profissional de marketing digital pode variar de R$ 2.500, para posições iniciais, a R$ 60.000, para altos cargos. Existem muitos elementos que influenciam esses valores, desde a experiência até o tamanho da empresa onde você trabalha.



Torne-se um profissional da área na ComSchool!

Se você já está pronto para começar a sua jornada como um profissional de marketing digital, não deixe de conhecer os cursos oferecidos na ComSchool! Conheça as opções de carreiras nas áreas do marketing digital e escolha a que mais se adéqua ao seu perfil!

Comments


bottom of page