top of page

Filmes de empreendedorismo: inspire-se com produções hollywoodianas

Abrir o próprio negócio pode ser um desafio e tanto. Por isso, é muito importante ter cuidado com a saúde mental e não se afogar no trabalho. Para ajudar com isso e, ainda assim, manter o foco no que almeja, que tal adicionar alguns filmes de empreendedorismo à sua lista?

Apesar de serem produções fictícias ou tomarem algumas liberdades ao retratar histórias reais, filmes para empreendedores são ótimas maneiras de se inspirar. Além disso, ajudam a perceber os maiores desafios que essa carreira pode trazer. Veja a lista que o blog da ComSchool preparou!

1. O Lobo de Wall Street

O filme O Lobo de Wall Street conta a história de Jordan Belfort, um jovem corretor da bolsa de valores que começa a carreira de maneira tímida. Contudo, o protagonista não está satisfeito com a vida que leva e, entre idas e vindas, cria a própria corretora de penny stock.

A partir desse momento, Belfort envolve-se em atividades ilegais, o que não passa despercebido por forças legais. Assim, ele se vê em uma trama em que precisa cuidar do império ao mesmo tempo que não deseja deixar o estilo de vida que leva.

Dirigido por Martin Scorsese, o filme estreou em 2013 e rendeu o Globo de Ouro de Melhor Ator de Comédia ou Musical para Leonardo DiCaprio, que interpreta o protagonista. É baseado no livro de memórias de Jordan Belfort, um empresário americano. Pode ser assistido no streaming HBO Max.

2. A Rede Social

Famoso por retratar a história de um dos homens mais influentes da atualidade, A Rede Social mostra a jornada de Mark Zuckerberg para criar o Facebook, uma das mais importantes plataformas do mundo. Porém, o cenário não era o mesmo em 2003, quando o jovem estudante a criou no dormitório da faculdade.

Durante o caminho para tornar o Facebook o fenômeno que é atualmente, o protagonista entra em uma série de desavenças legais. Um dos destaques é a briga com o brasileiro Eduardo Saverin, interpretado pelo ilustre Andrew Garfield.

O filme estreou em 2010 e é dirigido por David Fincher, mente de outros sucessos como Se7en: Os Sete Crimes Capitais, Clube da Luta e Millenium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres. É um dos filmes de empreendedorismo mais prestigiados, disponível nos streaming Paramount+, HBO Max, Star+ e Prime Video.

3. O Menino que Descobriu o Vento

Fora do círculo hollywoodiano, o grandioso O Menino que Descobriu o Vento também é baseado em uma história real. O filme britânico conta a trajetória de William Kamkwamba, uma criança que vive em Malaui, cuja família e aldeia se sustentam do cultivo.

No entanto, durante um ano particularmente seco, as famílias ficam em uma situação precária, em que é impossível fazer a colheita. Para ajudar a aldeia onde vive, Kamkwamba dedica-se aos estudos de Física, na tentativa de criar uma fonte de energia elétrica para o local.

O drama é baseado no livro homônimo escrito pelo próprio Kamkwamba com Bryan Mealer. É dirigido por Chiwetel Ejiofor, que também atua no filme. Está disponível na plataforma de streaming Netflix desde 2019.

4. A Grande Aposta

A Grande Aposta volta ao cenário do mercado americano contando a história de Michael Burry, Jared Vennett, Mark Baum e Ben Rickert. Esse é um clássico entre os filmes de empreendedorismo, pois mostra os riscos que profissionais disruptivos precisam tomar para alcançar os objetivos.

Na história, Burry decide ir contra todas as previsões de mercado e aposta que o mercado imobiliário dos Estados Unidos estava prestes a colapsar. A partir daí, os outros protagonistas desenvolvem um interesse pelo movimento financeiro de Burry, que parecia extremamente arriscado na época.

Baseado na história real descrita no livro A jogada do século: a história do colapso financeiro de 2008, que fala sobre a bolha imobiliária dos EUA, é dirigido por Adam McKay e conta com grandes nomes da atuação, como Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt. Está disponível nos streamings HBO Max e Prime Video.

5. Um Senhor Estagiário

Para quem gosta de comédia, Um Senhor Estagiário é um dos melhores filmes de empreendedorismo para descontrair. A história acompanha Ben Whittaker, que se inscreve em um programa de estágio para seniores na empresa de Jules Ostin, trabalhando diretamente para ela.

O filme foca na relação entre ambos, demonstrando o apoio que Ben oferece a Jules em um momento em que ela passa a duvidar da própria capacidade de liderança. Além disso, as dificuldades que surgem por conta da dedicação da fundadora ao negócio são recorrentes.

Disponível no streaming HBO Max, o filme é dirigido por Nancy Meyers e estrelado por Robert De Niro e Anne Hathaway. É uma ótima e divertida opção para quem busca inspiração sobre carreira e empreendedorismo.

Vá além da ficção e comece seu negócio!

Os filmes de empreendedorismo são ótimas fontes de inspiração e até de conhecimento para saber o que pode estar por vir durante essa jornada. Se você quer começar o seu próprio negócio, não deixe de conhecer os cursos que a ComSchool oferece para alcançar o sucesso!

תגובות


bottom of page