Fotografia no Ecommerce
Várias vezes ouvi os alunos dos nossos cursos de ecommerce dizerem que uma das diferenças do ecommerce para as vendas físicas é que no ecommerce o consumidor não compra por impulso.
É verdade que no ecommerce o consumidor tem mais tempo para comparar produtos, ler opiniões de outros consumidores e tomar a sua decisão com tranquilidade, sem a pressão de um vendedor ao seu lado.
Mesmo assim, muitas pessoas compram pela Internet por impulso. Os bons resultados de campanhas de e-mail marketing e o alto volume de vendas dos sites de compras coletivas são algumas das provas disso.
Enviar ofertas relevantes e atraentes para o consumidor, na hora certa, aumentam muito as vendas da loja virtual.
Além das ofertas, o lojista virtual deve explorar ao máximo as descrições e as imagens de seus produtos.
Conteúdo no e-commerce
Conteúdo no e-commerce é tudo que envolve textos, imagens e vídeos dentro da loja virtual, sendo:
Textos: todos os textos visíveis e não visíveis pelos visitantes, excluindo-se o código-fonte da página, mas não as metatags. Descrições de produtos, politica de privacidade, quem somos etc. Opiniões e avaliações de outros compradores também são considerados conteúdos do tipo texto.
Imagens: fotos de produtos, banners de ofertas e de páginas de categorias. Selos e certificações, imagens de meios de pagamentos.
Vídeos: demonstrativos de produtos, depoimentos e avaliações de outros consumidores.
Do ponto de vista das descrições, são importantes não apenas para que os visitantes tirem todas as dúvidas em relação aos produtos, entendam suas características, funcionalidades e vejam o que outras pessoas estão falando sobre aquilo.
As descrições bem feitas irão ajudar também o robozinho do Google a entender melhor o que é aquele produto, quais as palavras-chave que estão relacionadas a ele e melhor posiciona-lo nos resultados de buscas.
Dessa forma, descrever bem é um investimento de tempo e dinheiro para que a loja virtual fique bem posicionada na busca orgânica e assim o lojista poderá investir sua verba de links patrocinados em outras palavras.
Com relação às fotos dos produtos, ainda há muita dificuldade das lojas virtuais brasileiras em fazer bom uso delas.
A captação e tratamento é vista como cara, o que faz com que grande parte dessas imagens acabem sendo buscadas nos sites e catálogos dos fabricantes. O ruim disso é que no final das contas, todo mundo usa as mesmas imagens.
Como já dizia uma velha propaganda de refrigerantes, imagem é tudo. Boas fotos, exclusivas, aumentam muito as taxas de conversão.
Aumentam até mesmo as compras por impulso. Saber tirar boas fotografias no ecommerce é um diferencial competitivo que deve ser explorado principalmente pelos micro e pequenos empresários, que teoricamente, tem um mix de produtos menos do que os médios e grandes.
Não há muito mistério em captar boas fotos no ecommerce, basta ter o equipamento adequado e conhecer algumas técnicas. Segue abaixo algumas dicas para captar boas fotos para sua loja virtual:
Compre uma câmera semiprofissional
Dependendo do tamanho dos produtos que você vende, compre uma tenda fotográfica (produtos pequenos) ou uma mesa still (produtos maiores)
Compre pelo menos duas boas fontes de luz com tripés (use uma de cada lado). O ideal são três, uma de cada lado e outra por cima do produto
Digitalize as imagens com alta definição
Use fundo branco (há exceções)
Capture o produto por diversos ângulos e detalhes
Faça a calibragem correta da câmera
Configure o ISO da câmera
Conecte a câmera ao computador para ganhar agilidade
Quanto melhor for a qualidade da iluminação e a calibragem do equipamento, menos trabalho você terá no tratamento das imagens.
Algumas pessoas podem confundir qualidade com resolução. São coisas diferentes. A qualidade é a forma com que a imagem foi captada, sem sombras, com ângulos bem feitos.
A resolução é o que dará a definição das bordas do produto, caso você utilize a ferramenta de zoom na imagem.
Também não adianta exagerar na resolução e subir imagens pesadas. Isso vai prejudicar as pessoas que ainda usam conexões discadas de Internet, por exemplo.
Quem quiser visualizar as fotos usando dispositivos móveis como smartphones e tablets, também terá dificuldade.
Portanto use o bom senso ao subir as imagens pra loja virtual. Teste o carregamento usando uma conexão discada.
Ainda com relação ao tratamento das fotos para ecommerce, você pode excluir o fundo branco, deixando transparente e salvando no formato de PNG ao invés de JPG.
Use também marcas d’água nas suas fotos. Há pessoas inescrupulosas, que adoram copiar conteúdos de terceiros sem citar a fonte.
Por último, salve suas fotos para ecommerce sempre com o nome e modelo do produto. Isso vai ajudar muito o SEO.
Se você fotografou uma camisa listrada, por exemplo, pode salvar o arquivo com um nome parecido com Camisa-Social-Listrada-Manga-Curta.JPG.
É muito importante que você nunca deixe espaços em branco no nome do arquivo.
Vá em frente e invista nas fotos de seu ecommerce. Com certeza as vendas aumentarão.
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* Mauricio Salvador, CEO da ComSchool
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