top of page

O guia supremo de como usar hashtags

Veja boas práticas para utilizar as hashtags

Desde o seu primeiro uso em 2007, o hashtag se espalhou do Twitter para quase todas as principais redes de redes sociais, incluindo Facebook, Instagram, Google+, YouTube e até mesmo Pinterest. Com sua presença em todos os lugares, você precisa entender como sua empresa ou marca pode usar hashtags com sucesso e em qualquer plataforma de mídia social.

As Hashtags têm uma série de usos e é crucial entender seu propósito. Você pode usar uma hashtag para melhorar a capacidade de pesquisa, aproveitar tendências, criar uma conversa em torno de sua marca, injetar um pouco de humor em sua postagem (ou todas estas ao mesmo tempo!). Entretanto, tudo se resume aos seus objetivos.

Vale a pena ressaltar: as hashtags melhoram a sua pesquisa. Nas redes de redes sociais, onde há resmas e resmas de informações para peneirar, os usuários muitas vezes buscam determinadas hashtags que correspondem às suas demandas e desejos.

Ao usar uma hashtag, você pode acessar uma conversa popular, que é relevante para sua marca, e se tornar um contribuidor importante para as consequências dessa conversa. É uma maneira totalmente nova de pensar sobre a categorização e uma ótima maneira de aumentar sua exposição.

Ao criar uma hashtag para se associar a um produto, campanha ou evento, você dá aos usuários (e a própria empresa) uma maneira de manter uma conversa com sua marca. Por exemplo, a Domino’s Pizza, no Reino Unido, iniciou com êxito uma campanha do Twitter, onde cada vez que os usuários usavam a hashtag #letsdolunch gerava uma promoção no dia seguinte.

Participaram 85 mil usuários e o preço das pizzas caíram quase 50%! Embora a empresa tenha perdido poucas libras em vendas, o interesse pela marca compensou.

Um valor cômico pode ser adicionado as hashtags, assim, elas podem funcionar como um gatilho de uma piada. Entretanto, você deve ser cuidadoso para não ser ofensivo e gerar uma imagem negativa para sua empresa ou marca. A empresa Charmin, fabricante de papel higiênico e produtos para toalhete, criou uma campanha extremamente bem-sucedida ao incluir a hashtag #TweetFromtheSeat para o uso e engajamento nas mídias sociais enquanto as pessoas estavam no banheiro.

Os usuários retuitaram o termo em massa e tornou-se uma sensação viral, levando a uma grande quantidade de publicidade excelente para Charmin e suas habilidades inteligentes de marketing no Twitter.

Tenha cuidado com quantas hashtags você usa nas postagens da sua marca, pois abusar do seu uso é uma prática ruim e pode ser vista com maus olhos, independentemente da rede.

De acordo com os dados da Socialbakers, mais hashtags usados no Facebook resultam em menos engajamento, enquanto o uso de apenas um hashtag parece ser melhor do que não usar nenhum. Por outro lado, as interações no Twitter aumentam quando as marcas usam de três a cinco.

O número de hashtags que você usa é irrelevante se sua qualidade de conteúdo não for compatível com as expectativas do seu público. No entanto, se você usar hashtags para complementar tuítes e posts que são relevantes para o seu público – você fazendo isso direito!

Curtiu nossas dicas? Saiba mais sobre este e outros assuntos desta área com o curso de gerente de Mídias Sociais.

Comentários


bottom of page