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A Importância das Redes Sociais Para Pequenas Lojas Virtuais

O  e-commerce – ou comércio na internet – vem ganhando cada vez mais força. Porém, com este crescimento exponencial, a concorrência também aumenta dia após dia. Desta forma, para se destacar em um mercado tão amplo e concorrido, você precisa construir uma estratégia de relacionamento que fidelize seus antigos clientes e que ainda atraia novos consumidores. Atualmente, uma das melhores maneiras de se relacionar com o seu público é através das mídias sociais, que são redes de compartilhamento de conteúdo como o Facebook, o Twitter, o Instagram e o Google+. Essas páginas têm alto potencial de engajamento, já que reúnem um grande número de usuários e têm ótima visibilidade. As mídias sociais são, dessa forma, excelentes ferramentas de divulgação e de relacionamento com os clientes da sua marca.

Quando falamos em pequenas lojas virtuais, as mídias sociais têm um impacto muito grande no resultado dos negócios, principalmente no que se refere ao relacionamento com os clientes. Usando as mídias sociais corretamente, a pequena loja virtual consegue estreitar a relação com os clientes. Porém, como a internet é um meio dinâmico que gera dispersão dos usuários, é preciso um planejamento bem feito, detalhado e com foco na obtenção de engajamento e de fidelização. Uma loja virtual pequena precisa, antes de mais nada, de um bom conteúdo para atrair a atenção dos clientes e construir um canal de relacionamento eficiente.

Quando falamos em engajar e atrair clientes, temos que reconhecer que os métodos padronizados mais utilizados não surtem efeito. O público está cansado de ser bombardeado com procedimentos genéricos que não respeitam a individualidade de cada um. Por isso, principalmente para as pequenas empresas virtuais, o relacionamento tem que ser o mais personalizado possível. Lógico que você não vai conseguir agradar todos os seus clientes sempre, mas você pode conseguir resultados muito satisfatórios se respeitar alguns pontos em especial. Veja algumas dicas:


Conheça seus clientes: As compras de uma pessoa dizem muito sobre sua personalidade. Mesmo durante o processo de compra, você pode traçar um perfil de cada cliente. Analisando estes tipos de perfis, você consegue montar grupos temáticos, para se relacionar com um ar muito mais pessoal e direto.


Saiba o que os clientes pensam sobre seu e-commerce: é muito importante, através das mídias sociais, que os clientes deem seus depoimentos e mostrem o que acharam da compra. Além de melhorar os processos com foco no cliente, você consegue manter um relacionamento mais estável e honesto de ambas as partes. Estimule que seus clientes escrevam comentários e falem de seus produtos através das mídias sociais.


Leve em consideração a opinião do cliente: um erro muito comum no relacionamento entre marca e cliente é apenas “fingir” que quer saber o que ele tem a dizer, sem tomar atitudes a partir do que foi falado. Escute e sempre leve em consideração o que seu cliente diz. Jamais deixe ele sentir que não tem importância para você.


Não foque em apenas uma rede social: apesar de algumas redes sociais terem mais usuários que outras, é importante estar presente em todas. Focar apenas no Facebook e no Twitter, que são as mais populares, vai limitar sua ação. Lembre das outras redes como o Google Plus, o Instagram e o Pinterest, que também reunem públicos grandes e específicos.

Relacionar-se com o cliente é fundamental antes, durante e depois das vendas. Assim, você criará os laços que farão sua loja fidelizar e atrair ainda mais clientes. Use as mídias sociais a seu favor na hora de se relacionar com o público!

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