Instagram Marketing: como usar os novos recursos
O Instagram recebe atualizações constantes e, com isso, surgem novos recursos úteis para o gerenciamento das Mídias Sociais. Instagram Marketing é uma nova disciplina para atração e conversão de clientes através dessa rede social, pois ela consegue apresentar produtos e serviços em um formato interessante e diferente.
Entretanto, você não pode tratar o perfil corporativo da mesma forma que conduz um perfil pessoal. Os recursos que o Instagram Marketing oferece são inúmeros, mas você deve pensar em estratégias para tirar o melhor proveito e captar mais seguidores.
Por isso, selecionamos algumas novidades e estratégias de Instagram Marketing que surgiram e podem ser empregadas para colocar você na frente dos concorrentes.
Instagram Shopping
A ferramenta possibilita a marcação de produtos que uma loja virtual, por exemplo, compartilha em seu perfil. Assim, quando a foto de algum item é publicada tags que direcionam ao site do ecommerce facilita a vida do usuário e ele não precisa sair do Instagram para procurar o que despertou seu interesse.
Instagram Sticker para envio de perguntas
O Stories do Instagram ganhou uma nova função e usuários do aplicativo que tenham smarthphones com sistema iOS e Android.
Com esse novo recurso, você pode utilizar recursos como a criação de enquetes no modo Stories para interagir com os seguidores do perfil e pedir a opinião deles sobre algum assunto, um produto ou serviço.
O sticker de perguntas, que está disponível no mesmo menu de itens de horário e localização, possibilita o usuário enviar um recado sobre a postagem e responder a pergunta.
Quando você publica esse sticker, seus seguidores podem começar a fazer perguntas. Assim que você responde, a conversa aparece como uma publicação temporária, mas sem mostrar o nome do usuário e a foto de perfil de quem respondeu.
O autor receberá as respostas organizadas na interface e ele poderá selecionar algumas para criar um post citando quem respondeu sua pergunta.
Verificação de contas no Instagram
Perfis verificados em redes sociais transmitem mais credibilidade e demonstram que o conteúdo compartilhado é oficial. Contudo, no Instagram o processo de autenticação é complicado devido aos seus critérios restritivos.
A plataforma está testando esta funcionalidade apenas na Austrália, há a opção “Request Verification” onde é possível iniciar o pedido inserindo alguns dados e enviando uma cópia do documento de identidade.
No entanto, o Instagram só verifica contas que sejam de perfis de influenciadores, marcas, celebridades ou empresas. Os requisitos e a curadoria limita muito as verificações.
Os resultados dos testes ainda não foram liberados pela empresa, mas o recurso será liberado para os dispositivos com iOS e Android.
Este esforço do Instagram visa inibir o mercado alternativo de autenticações que facilita a obtenção do selo azul por meio de pagamentos.
Chamadas em vídeo
Com o Instagram é possível fazer videochamadas por meio do Direct para grupos de até quatro pessoas e contatos individuais. O recurso conecta usuários da plataforma mesmo que usem sistemas operacionais diferentes e sem limite de tempo.
Você inicia o bate-papo tocando no ícone da câmera disponível na parte superior da tela de conversas no Direct. Quando seu contato ou grupo atender, você consegue manter a conversa enquanto explora o Instagram.
Assim como em outros aplicativos que oferecem chamadas em vídeo é possível configurar notificações e silenciar contatos para manter a privacidade.
Instagram Stories com anúncios sequenciais
O Instagram Stories, em breve, poderá receber até três anúncios na sequência, diferente do que a plataforma suporta atualmente.
Algumas marcas já utilizam este recurso, como a Renault, a Paramount e a Netflix. Com isso, elas podem criar histórias em capítulos, incrementar com vídeos e fotos ou agrupar conteúdos.
Enquetes com respostas fechadas
Responder questões sobre produtos e serviços é uma forma diferente de interagir com os seguidores (e potenciais clientes). Imagina deixá-los decidir as cores de algumas peças da nova coleção de sua loja virtual de roupas.
Assim, usar o recurso de enquetes do Instagram pode estreitar o relacionamento e conquistar mais conversões. Entretanto, diferente do sticker de “Perguntas”, o recurso de “Enquete” só possibilita a inserção de duas respostas possíveis.
As inovações e atualizações do Instagram podem não estar disponíveis para todos os usuários, pois são liberadas aos poucos e para bases diferentes. Assim, pode ser que você consiga utilizar alguns recursos antes de outras pessoas. Por isso, é importante sempre acompanhar as notícias sobre a plataforma.
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