O sucesso das vendas on-line depende de uma logística para e-commerce bem estruturada. Quando você faz uma compra pela Internet, espera receber o produto no prazo combinado.
E isso está totalmente ligado à estruturação dos processos internos do seu negócio.
Transformar este cenário é possível após entender totalmente as etapas do empreendimento, para que você possa aplicar melhorias em sua loja virtual. Confira as dicas neste artigo e execute no seu negócio.
Como organizar a logística de uma loja virtual?
O controle de estoque, movimentação, cálculo do frete e embalagem dos produtos com técnicas que preservem sua integridade são importantes para satisfazer os anseios do consumidor.
O crescimento da empresa depende da eficiência na realização de cada etapa da compra de um produto no e-commerce. Mesmo com essa consciência e vontade de trabalhar com alta performance, alguns empresários não têm uma operação logística satisfatória.
De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), 61% das lojas virtuais enfrentam o problema de atraso nas entregas. O reflexo desse transtorno se dá direto no setor de SAC, que recebe muitas reclamações, o que prejudica a imagem da empresa.
Planejamento das vendas e dos procedimentos
Uma loja virtual de sucesso resulta de um bom planejamento de vendas e procedimentos logísticos bem realizados. Nesta etapa, o gerente pode aplicar o processo de S&OP (Sales and Operation Plan, isto é, vendas e planejamento das operações).
A logística para e-commerce garante a disponibilidade dos itens no estoque, a sua separação e movimentação corretas, a embalagem que mantém a integridade da mercadoria e a entrega no prazo estipulado.
Como fazer o controle de estoque?
O controle de estoque evita que os produtos apareçam indisponíveis na loja virtual, um aspecto capaz de desestimular o cliente a continuar navegando no site e conhecendo outros produtos oferecidos.
Além disso, garante que não haja excesso de mercadorias que não vendem com frequência, gerencia as finanças e usa o espaço físico do armazém de forma inteligente. Nesse momento, é importante fazer os seguintes passos:
Determine uma política de estoque
Definir os níveis de estoque que devem ser mantidos é importante para que nunca faltem os produtos que são mais comprados. O lead time de reposição (período entre os pedidos e as entregas dos itens no estoque) também deve ser determinado, além de alguns critérios para eliminar os estoques antigos.
Use uma ferramenta de controle de estoque
Uma ferramenta de controle de estoque é essencial para a organização do setor. Assim, ele pode ser feito com sistemas gratuitos que consigam gerenciar os SKUs (stocks keeping units, ou seja, unidades de manutenção de estoques) do seu negócio ou outros softwares de baixo custo.
Faça inventários com frequência
Para manter os níveis do estoque corretos, é indispensável realizar inventários de estoque conforme a necessidade da empresa. Assim, determine a frequência de acordo com o cotidiano da loja virtual.
Essa tarefa também ajuda o setor contábil, pois é feita a conciliação dos itens, o que facilita quando é necessário fazer relatórios e enviar informações para a Receita Federal.
Reduza os níveis de estoque
Em algumas raras oportunidades de compra na loja virtual, você precisará antecipar o reabastecimento, a fim de manter os níveis altos de determinados produtos no estoque.
Contudo, tenha em mente que estoque parado é o mesmo que dinheiro parado. Por isso, alinhe com o setor comercial quais mercadorias são mais procuradas e o que não têm saída, para evitar no estoque produtos que não vendem.
Reduza o estoque quando necessário
Se você detectar que determinadas mercadorias estão paradas, faça promoções para que estes itens acabem e o capital da loja virtual não fique empoeirado no fundo de um armazém.
A logística para e-commerce alinha a área comercial de forma estratégica, e um controle de estoque inadequado torna impossível trabalhar com alta performance no cotidiano.
Estabeleça indicadores de performance
Os KPIs (Key Performance Indicator, isto é, indicador-chave de performance) são medidas que o gestor de logística determina para avaliar o desempenho de processos importantes na empresa. Você pode usar indicadores específicos para acompanhar os procedimentos da logística para e-commerce:
Acuracidade de Inventário – mede a diferença entre o estoque físico e a informação do sistema de estoque;
OFR (Order Fill Rate) – refere-se ao tempo em que é feito internamente o processo do pedido, desde o picking até a expedição;
OCT (Order Cycle Time) – período entre o recebimento do pedido e a entrega ao cliente;
OTIF (On Time in Full) – indicador que mede a operação logística do ponto de vista do consumidor e representa a eficácia do cumprimento dos prazos.
Assim, é possível medir cada etapa da compra do cliente, começando pelo pedido, passando pelo armazém e terminando em sua entrega. Há diversos estágios que consomem uma parte do orçamento do lojista, como a embalagem e o processo de calcular frete.
Também é preciso lidar com atividades administrativas e pensar em estratégias para desenvolver a loja virtual. Assim, é importante saber como trabalhar com alta performance, para administrar melhor o e-commerce e o tempo. Uma dica é procurar cursos reconhecidos e certificados por uma entidade que é referência no setor.
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