Colocar uma loja online no ar exige muita dedicação e planejamento em todas as áreas. Atualmente, pensar em uma estratégia de marketing é essencial para o sucesso de qualquer empresa, virtual ou não. É comum que essas estratégias envolvam a criação de promoções, que ainda são uma ótima maneira de atrair clientes e aumentar as vendas. Se você tem uma loja online Magento, as configurações das ações promocionais são diversas e simples. Essa é uma das vantagens do e-commerce: com apenas alguns cliques, uma promoção está ativa e pronta para render bons resultados.
Promoção por produto
Uma das opções disponíveis no Magento é a criação de promoções de acordo com o produto. É possível criar uma regra de desconto baseando-se em diversas características de um item, como cor, tamanho, material ou até mesmo marca. Você pode utilizar esse tipo de promoção para impulsionar a venda de mercadorias que não andam trazendo o retorno financeiro esperado.
Promoção por forma de pagamento
Outra ideia que costuma dar bastante certo é conceder descontos para quem utilizar determinada forma de pagamento. Quer incentivar a compra via boleto bancário? Dê 10% de desconto para os clientes que escolherem esse método, por exemplo. No Magento, essa não é a única opção disponível – também é possível criar regras para compras via cartão de crédito e para os demais métodos de pagamento.
Promoção por forma de entrega e região
O frete grátis é uma ação promocional muito utilizada pelas lojas virtuais, pois é algo que costuma chamar a atenção dos clientes. No Magento, é possível configurar uma regra de frete gratuito para todas ou apenas algumas regiões do país, separando-as por estado ou até por cidade.
Cupons de desconto personalizados
Quem nunca recebeu um cupom de desconto de uma loja e se sentiu tentado a comprar (ou comprou) aquele produto que estava namorando há tempos? Pois bem, é exatamente essa a tática de um cupom promocional: incentivar o cliente a fechar um pedido. Ao criar suas promoções no Magento, você tem a opção de gerar um cupom. Ele pode ser destinado a algum grupo de usuários ou a todos eles, fica a critério do lojista. Depois de criá-los, elabore um bom e-mail marketing e envie para sua base de clientes. Você poderá se surpreender com os resultados dessa ação.
Produtos relacionados/recomendados
Produtos relacionados/recomendados são uma ótima estratégia de marketing. Eles servem como um complemento do produto principal e podem trazer um aumento significativo nas vendas. Isso porque quando você está a procura de um tênis, também pode querer comprar meias, por exemplo. No Magento, essas sugestões aparecem ao lado/abaixo do item e podem ser selecionadas e inseridas no carrinho de compras simultaneamente.
Venda cruzada
Essa também é uma ótima estratégia de venda presente no Magento. A diferença, é que na venda cruzada, os produtos sugeridos aparecem no carrinho de compras, na hora do fechamento do pedido. Assim como no caso dos produtos relacionados/recomendados, essas sugestões são cadastradas no momento da criação de um novo produto.
Essas são apenas algumas das promoções que podem ser feitas no Magento. Se você ainda não trabalha com essa plataforma, clique aqui e conheça o Signashop: você pode criar sua loja virtual em apenas dois minutos.
Artigo escrito por Carolina Ignaczuk, da empresa parceira Signativa.
Comments