Imagine uma cidade e seu centro de negócios, uma feira ao ar livre e sua diversidade de ofertas, misturas, cores, sons, efeitos. Um shopping!
Em uma cidade, independente do seu tamanho, o centro de negócios é o coração da cidade, onde pulsa a força do crescimento e diversificação. Trazendo todo este contexto para o e-commerce, o marketplace nada mais é que um espaço virtual onde produtos e serviços são oferecidos aos mais variados tipos de consumidores e suas demandas, todos com especialização de vendedores em nichos específicos.
Importante salientar que não encontramos apenas diversificação de demanda, mas também de vendedores, essa é a grande “sacada” do marketplace, a diversificação, ser um bicho de várias cabeças e oportunidades.
São parte essencial deste grupo de ofertas:
Empresas para Empresas (B2B – Business to Business)
Empresas para Consumidores (B2C – Business to Consumer)
Consumidores para Consumidores (C2C – Consumer to Consumer)
Empresas para Governo (B2G – Business to Government)
Governo para Cidadão (G2C – Government to Citizen)
Neste contexto os compradores são parte essencial, o foco de negociação, que é parte vital do negócio.
Ouso falar que um marketplace de verdade além de ser espaço de negócios diversos, deve ser completo! Deve oferecer e concentrar demanda, oferecer os 8 Ps do e-commerce de forma decisiva e fácil de usabilidade.
Ser um marketplace de verdade depende da oferta de produtos desejáveis a públicos segmentados e diversos com especialização e qualidade, preço alinhado com mercado e competitivo, ampla disponibilidade, distribuição de vendas eficaz, promoção de vendas que tenha impacto e traga resultados, tecnologia de ponta e pessoas capacitadas para suprir a demanda.
Não adianta ser um marketplace sem a capacitação de pessoas, isso mesmo, é necessário o acompanhamento contínuo das pessoas que compõe a oferta e a demanda, educar, orientar e reter conhecimento, isso fara do marketplace completo, um espaço de democracia, negócios e geração de uma sociedade mais justa e competitiva.
—
Por Prof. Especialista André Santos
Formado pela Universidade Estácio de Sá em Administração de Empresas, MBA em Marketing e Vendas pela FGV. Já capacitou cerca de 50.000 empreendedores em eventos como Ciclo MPE.Net, SEBRAE, Primeiro E-commerce e Universidade MercadoLivre.
Fundador do site EcommercePME , uma plataforma de conteúdo que visa capacitar médios e pequenos empreendedores que desejam adquirir conhecimento em comércio eletrônico e inserir suas empresa na nova economia digital. Idealizador da startup Melhor Idade Brasil, plataforma de conteúdo sobre longevidade e bem – estar no Brasil.
Comments