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Montando um cronograma de postagens para redes sociais na prática

Contar com um cronograma de postagens bem fundamentado nas mídias sociais é essencial para conquistar e consolidar uma presença relevante no mundo virtual.


Ao trabalhar bem a comunicação online da empresa, crescem as oportunidades para conquistar novos potenciais clientes. Da mesma forma, é possível também aprimorar o contato com consumidores que já são próximos. 


Agora, como preparar esse planejamento? Algumas dicas práticas você confere a seguir.


Cronograma de postagens

Comece estipulando objetivos a serem alcançados para montar o seu cronograma de postagens


Iniciar um cronograma de postagem ou até mesmo a publicação de conteúdo nas redes sem saber quais objetivos quer alcançar não é algo produtivo e pode até impactar negativamente o seu negócio. 


Então, esse é o primeiro passo: estipule o que visa atingir. Depois, pense no que é necessário fazer para que as suas metas sejam atingidas. Tenha em mente que é necessário planejar parâmetros para medir se o que era esperado aconteceu. 


Apenas após realizar todo esse planejamento é que é hora de começar a pensar o cronograma de postagens na prática.


Planeje o tom de voz da sua comunicação

Tal qual um influenciador, ou qualquer pessoa em uma determinada situação de convencimento de outros, as empresas na internet precisam entender como vão se comunicar com o público para alcançar aquilo que pretendem.


É fundamental pensar no tom da escrita do texto, a abordagem visual de fotos e vídeos, paleta de cores em todo o design. 


No caso de um cronograma, é imprescindível focar ainda nas principais mensagens que quer transmitir em cada mês, trimestre ou o período que quiser adotar para o seu planejamento.


Trabalhe o conteúdo para destacar diferenciais

Ao planejar seu cronograma de postagens, pense em conteúdos que vão reforçar os diferenciais da sua organização perante à audiência. 


Pode ser um preço extremamente atrativo, um grande aprimoramento de qualidade ou qualquer outro benefício que seu produto, serviço ou empresa como um todo proporcione. O importante é destacar os quesitos mais relevantes que vão atrair, de fato, o público-alvo. 


Realizar pesquisas com os internautas, inclusive incentivando a interação ou a aproveitando quando ela surge proativamente por parte das pessoas, é bem interessante e contribui imensamente para que você tenha um conhecimento maior sobre quem é sua audiência.





Dicas para colocar o cronograma estratégico em prática


Um cronograma de postagens estratégico precisa ser constantemente repensado de tempos em tempos para aprimorar a abordagem de temas de acordo com o momento do mercado e o conhecimento da empresa acerca de seu público. 


No entanto, algumas ações práticas para o dia a dia da produção de conteúdo são possíveis em diferentes contextos e costumam fazer sucesso. São elas:


  • Prepare o conteúdo com categorias bem delimitadas. Uma loja que vende computadores pode falar sobre tecnologia de produtos, o cuidado para um descarte sustentável e períodos de descontos, por exemplo. Repare que são assuntos variados, mas que é possível abordar de formas específicas e que colaboram para o interesse de diversos públicos dentro desse nicho.


  • Ouse na produção de conteúdo às vezes. A concorrência é grande e compartilhar apenas fotos e vídeos padronizados durante todo o período de vigência do cronograma de postagens pode não trazer o resultado esperado.


  • Não faça um planejamento excessivamente longo. Tendências de mercado mudam e novas oportunidades em mídias surgem e acabam com grande velocidade. Um meme que faz sentido em uma semana fica completamente ultrapassado em pouco tempo. Entre um e três meses costuma ser um prazo interessante.


  • Aproveite datas sazonais, tanto a Black Friday e outras principais como algumas específicas do seu nicho de negócio. Aproveite o interesse do público em comprar para potencializar não apenas as vendas de imediato, já que esses momentos também são ótimas oportunidades de se aproximar de novos públicos.


Dicas práticas como essas geralmente são muito úteis para dar ideias pontuais para algum trabalho a ser feito. No entanto, não substituem conhecimento aprofundado sobre a atuação profissional de gestão de mídias sociais. Por isso, é essencial sempre buscar conhecimento e aprofundamento técnico.


Já conhece as vantagens e desvantagens das redes sociais? Confira aqui.


Conhecendo o Curso de Mídias Sociais da ComSchool


Voltado a profissionais que querem se aprimorar na gestão de mídias sociais, esse curso da ComSchool proporciona uma capacitação que ajuda a extrair o melhor de canais como Instagram, YouTube e TikTok com um cronograma bem fundamentado.


E o interessante é que, em 36 horas de aulas, o conteúdo transmitido passa por assuntos diversos, como aspectos básicos de planejamento estratégico, automatização de tarefas e como lidar com o gerenciamento de crise de imagem. Ou seja, trata-se de uma abordagem rica e bastante completa.


Alguns dos outros temas que são transmitidos aos alunos no curso são: 


  • Marketing de Influência

  • Gestão de Conteúdo e Community Management

  • Estratégias de Vídeos

  • Estratégias no Linkedin - Perfil Pessoal e Empresarial


Vale destacar que todo o conteúdo compartilhado em aula conta com foco bastante prático, a fim de preparar melhor os profissionais para a realidade do mercado de trabalho. 


Para conhecer outras vantagens e demais detalhes, basta visitar a página oficial do Curso de Mídias Sociais da ComSchool


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