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O que é Cross Border? Conheça a metodologia de vendas

Cross Border é o termo utilizado para definir a venda de produtos pela internet para outros países. Apesar de apresentar uma boa oportunidade para empresas brasileiras, é necessário se atentar a detalhes como planejamento, análise de mercado, legislação para exportação e processos logísticos, entre outros processos.

Consumidores do mundo inteiro realizam transações e compras de produtos de outros países sem ao menos compreender que utilizam essa metodologia tão importante para o e-commerce. Porém, na prática, como funciona esse processo de vendas?

Para explicar isso, preparamos este artigo com diversas informações a respeito dessa metodologia de vendas que se tornou tendência nos últimos anos, em especial após o surgimento do e-commerce e das diversas tecnologias. Continue a leitura do artigo para ficar por dentro de tudo sobre o assunto.

O que é?

A metodologia Cross Border, também conhecida como comércio transfronteiriço, consiste em formas de entrega que cruzam fronteiras. Assim, o foco dela são produtos comprados de outros países. Entretanto, esse processo demanda diversos setores e empresas para ser implementado de maneira eficiente.

A comercialização de produtos que transcendem limites geográficos está cada vez mais em evidência, uma vez que varejistas de todo o mundo visam estabelecer os negócios em plataformas de varejo digital. A prática é considerada uma vantagem para atuar perante crises econômicas e outras inconsistências.

Mesmo que os grandes empreendimentos já utilizem essa metodologia para realizar a entrega de produtos e serviços, diversos comerciantes a observam como uma possibilidade de expandir o próprio negócio e alcançar novos públicos. Na logística para e-commerce, a técnica se tornou ainda mais eficiente.

No entanto, os empreendedores precisam entender que esse tipo de comercialização apresenta um grau de complexidade. Isso acontece devido às questões regulatórias de cada país, ao funcionamento das transportadoras, aos meios de pagamento e à logística das empresas que fazem parte do processo.

Qual é o diferencial do Cross Border?

Oferecer diferencial aos clientes é algo óbvio. Contudo, é sempre importante ressaltar essa característica quando ela realmente existe. Por exemplo, a logística é a área mais impactada pelo conceito do Cross Border. Isso porque, uma vez bem implementado, ele gera benefícios tanto para o comerciante quanto para o consumidor.

Com isso, é possível otimizar as operações com o planejamento da expansão das atividades, chegando a atuar no exterior para atender as demandas dos consumidores que preferem importar produtos. Para os varejistas digitais, é uma estratégia que permite expandir as possibilidades.

Assim, as empresas também podem trabalhar com exportação e ampliar os negócios, tornando a marca cada vez mais conhecida. Com isso, os consumidores passam a ter acesso a uma variedade de produtos que não são disponibilizados no país onde vivem.

Conforme a complexidade do seu negócio, é importante avaliar se fazer o uso dessa estratégia de vendas vai ser um fator benéfico para o desenvolvimento da empresa e a relação com os consumidores. Por isso, deve-se realizar um planejamento prévio e reestruturar os processos internos da empresa, se necessário.

Como fazer Cross Border?

Como citado, para aproveitar as oportunidades que essa técnica proporciona, é necessário considerar algumas medidas importantes em relação à logística, aos métodos de pagamento e às diversas questões regulatórias. Abaixo, confira alguns fatores essenciais para colocar a metodologia em prática de forma eficiente.

Priorizar a logística

Este setor consome muitos esforços e muita atenção dos gestores para as operações logísticas no Cross Border serem realizadas com sucesso, utilizando os recursos da forma certa.

Manter os papéis em ordem

Para atuar com Cross Border, as organizações devem se atentar ao mercado exterior e se enquadrarem nele. Assim, o primeiro passo é ter um registro de exportador na Delegacia da Receita Federal ou na SECEX (Secretaria de Comércio Exterior) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços mais próxima.

Estudar o mercado internacional

A organização deve estudar o mercado externo da mesma forma que fez no início da criação. Contudo, a atenção deve ser redobrada para evitar inconsistências e erros. Ao começar a empreender em uma nova área, o conhecimento é poder. O mais importante é entender se seu produto ou seu serviço pode ter o mesmo sucesso no exterior.

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