Machine Learning é um termo relativamente comum, usado para designar inteligências artificias ou máquinas que conseguem “aprender” de forma autônoma, sem a necessidade de serem programadas para isso.
Essas “máquinas” realizam algumas tarefas a partir de grandes volumes de dados. Usando algoritmos e big data, elas aprendem a executar ações de forma inteligente e sem intervenção humana.
Conheça mais sobre machine learning com o Maurici Junior, sócio diretor aqui da ComSchool. Assista o vídeo:
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As tecnologias do machine learning são separadas em duas categorias:
Algoritmos supervisionados – nessa situação os humanos ficam responsáveis por controlar a entrada e saída de dados. Dessa maneira, o analista interfere no treinamento da máquina e logo após ela aplica o que foi aprendido em um novo algoritmo.
Não supervisionada – o machine learning acontece sem a supervisão de um analista, sendo assim, os algoritmos utilizam o deep learning (aprendizagem profunda) para entender tarefas complexas sem interferência humana. Esse tipo de algoritmo, pode ser usado para recomendar itens, por exemplo.
Machine learning pode ser utilizado por profissionais de marketing para potencializar algumas operações. Um exemplo, é a Netflix, a plataforma se baseia nas preferências de cada usuário e consegue entregar resultados adequados para cada um de seus clientes.
Mídias sociais também utilizam inteligência artificial, baseadas nas fotos que você deu like ou nas páginas que segue no Facebook. A partir dessas técnicas de aprendizado, conteúdos relevantes ganham destaque no feed.
Os chatbots também fazem uso do machine learning para oferecer soluções rápidas. Grandes varejistas, como Casas Bahia e Magazine Luiza já utilizam essa ferramenta para interagirem com seus clientes que fazem compras em suas lojas virtuais.
Outro exemplo que já faz parte do cotidiano de muitas pessoas são as sugestões de produtos nas mídias sociais. Já reparou que alguns produtos são exatamente os mesmos que você estava procurando?
É o machine learning entrando em ação e indicando produtos baseados em seus hábitos de consumo ou preferências online.
A segmentação dos clientes pode ser realizada facilmente com o uso de inteligências artificias. Ao entender a necessidades de cada clientes, pode-se criar novos segmentos ou até mesmo micro segmentos.
Essa análise de dados é essencial para criar uma abordagem específica para cada tipo de cliente.
O futuro é digital e entender isso é fundamental para aumentar suas estratégias em um ambiente online. O machine learning pode entregar uma experiência rápida e muito mais personalizada para seus clientes.
Novas ferramentas e algoritmos são lançados todos os anos e empresas que usam essas aplicações devem adaptar-se aos processos. Sites responsivos e com carregamento rápido são melhores ranqueados pelo Google.
Especialistas afirmam que o aprendizado das máquinas vai crescer ainda mais, expandindo-se no mercado mobile.
A expansão é benéfica, mas ajustes em sites ou em processos internos devem ser realizados para otimizar resultados.
Machine learning pode ser um grande aliado, mas para isso é necessário entender algumas ferramentas para otimizar sua aplicação. A ComSchool tem cursos especiais para dar um upgrade em sua carreira, conheça!
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