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O que é Marketing de Engajamento?

Por Igor Medeiro – Dito Marketing de Retenção*

Já é sabido que de nada adianta ter as famosas “métricas da vaidade” (curtidas na fanpage, likes em sua foto, etc…) se você não provoca um encantamento.

Ao trabalhar com Marketing é preciso analisar o real grau de envolvimento, interação e influência que o seu conteúdo, a sua ação, a sua marca provoca nos indivíduos que tem contato com ela. Ou seja, é necessário engajamento.

Sabendo que é preciso engajar para conquistar e efetivamente alcançar resultados, neste post iremos entender o conceito de marketing de engajamento, sua importância e como utilizá-lo nos negócios. Vamos lá?

O que é Marketing de Engajamento?

O conceito de Marketing de Engajamento está diretamente ligado à criação de um relacionamento perene com seus clientes. Mas, de que maneira? Através de estratégias efetivas para que essa relação seja duradoura e o mais importante, transparente.

Pensando nisso, você sabe dizer qual a importância desse tipo de estratégia? Não se preocupe! Responderemos essa questão em seguida. Acompanhe!

Qual a importância do Marketing de Engajamento?

Como afirmamos logo no início, de nada adianta ter a vaidade acima de tudo, pois não é ela que traz resultados efetivos para o seu negócio. Por isso, é importante criar relacionamentos verdadeiros com seus clientes e compreender exatamente o que eles precisam e o que acham de sua marca. Só assim você saberá seus pontos fortes e fracos e poderá trabalha-los a seu favor.

O resultado das métricas chamadas de “métricas de vaidade” é apenas uma consequência de um trabalho bem feito de marketing de engajamento, no entanto os dados aos quais deve se estar atento são outros como: conversões, respostas, ações dentro do seu ambiente online, etc.

Agora você provavelmente deve estar se perguntando: e como exatamente você pode utilizar as estratégias de Marketing de Engajamento para otimizar o seu negócio? É o que veremos a seguir.

Como eu posso usar o Marketing de Engajamento em meu negócio?

Segundo Gail. F. Goodman, CEO da Constant Contact, há três passos que devem ser seguidos se você deseja utilizar o Marketing de Engajamento como uma estratégia e atingir bons resultados. São eles:

  1. Encante as pessoas: Ao contrário do que você pode estar pensando, momentos encantadores não necessariamente precisam de um budget muito alto. É possível criar pequenos momentos que encantam como mensagens de aniversário, mensagens de reengajamento do tipo “estamos sentido sua falta”, mensagens que mostram que sua empresa conhece o perfil do consumidor e envia conteúdos ou ofertas que sejam de seu interesse. O fato é que estes momentos são importantíssimos para o Marketing de Engajamento. O motivo? Estes momentos mostram que a empresa entende seus consumidores e transformam estes consumidores “normais” em clientes fiéis. E fidelização é uma ótima forma de criar um relacionamento duradouro, não é mesmo?

  2. Estimule as pessoas a entrar e permanecer em contato com você e sua marca: Como o objetivo é manter um relacionamento com seus consumidores, pessoas que entram em contato com a sua marca e afins, é necessário estimulá-las a permanecer em contato com a sua marca. Mas, como fazer isso? Posicione Calls to Action, os chamados para ação, em suas mensagens para estimular conversas. E se a resposta, ao email, ou a uma pesquisa for muito importante, dê algo em retorno. Algo de valor. Pode ser um desconto, um relatório, algo que mostre um pouco mais de sua solução e faça com que ela sinta vontade de fazer mais, desperte a curiosidade!

  3. Crie conteúdos inspiradores que provoque compartilhamento e engajamento: Com a quantidade de mídias sociais e a grande possibilidade de criar engajamento através delas, é impossível ficar de fora do marketing de conteúdo. Por isso, crie conteúdos inspiradores, provoque as pessoas que entram em contato com sua marca a compartilhar seu conteúdo, comentar, dar opiniões. Porém é importante lembrar, posts de facebook não são conteúdos. Crie material denso, informativo, consultivo. Algo que desperte realmente a vontade desses consumidores de acessar e interagir. Estas ações aumentarão sua rede de contatos e também estimulará seu relacionamento com os clientes e possíveis clientes.

Publicado originalmente no blog da Dito – Marketing de Retenção.

*Igor Medeiros – Publicitário pós-graduado em Comunicação Digital e responsável pelas estratégias de Inbound Marketing do time de FERAs da Dito.

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