Construir relevância e atrair novos visitantes para seu negócio é uma tarefa que requer uma série de conhecimentos e práticas. Sendo assim, compreender o que é tráfego orgânico é um fator determinante para aumentar o desempenho de um site por meio de estratégias adequadas.
No início da internet, os principais meios de divulgação eram pagos. Porém, esse cenário recebeu mudanças e surgiram diversas maneiras de criar estratégias para atrair novos clientes e visitantes.
Portanto, a ComSchool desenvolveu este artigo para ensinar como funciona o tráfego orgânico nas plataformas digitais e quais são os principais benefícios dele para os negócios.
O que é?
Afinal, o que é tráfego orgânico? De forma simplificada, ele é constituído pelo número de visitas espontâneas que um site recebe sem precisar utilizar anúncios pagos.
Geralmente, ele ocorre nos principais mecanismos de busca da internet, como o Google e o Bing. Enquanto os anúncios pagos são voltados para obter novos visitantes de forma instantânea, os investimentos em estratégias para o tráfego orgânico são realizados para coletar resultados de médio a longo prazo.
Dessa forma, um artigo produzido para um blog que utilize as estratégias certas pode gerar bons resultados no período em que foi publicado e até muito tempo depois, por exemplo. Assim, essa é uma forma de construir relevância e autoridade para o seu site.
Quais são os tipos de tráfego do universo digital?
Além de compreender o que é tráfego orgânico, é importante saber que há outros tipos de visitas que podem ser utilizadas para diferentes plataformas digitais, como site, e-commerce, blog, apps, entre outros. São eles: pago, direto, social e de referência.
Tráfego pago
O tráfego pago diz respeito às estratégias de atração de visitantes por meio da compra de anúncios pagos. Geralmente, eles são inseridos no Google ou nas páginas que o público-alvo da empresa costuma visitar.
Tráfego direto
Também considerado como uma forma de tráfego orgânico, ele é obtido de forma direta. Sendo assim, essa modalidade acontece quando um usuário acessa uma URL sem transitar por outro site ou anúncios.
Tráfego social
O tráfego social é adquirido por meio de pessoas que chegam até o seu domínio devido a postagens nas redes sociais, como Facebook, Instagram, etc. As visitas para o site geralmente partem de links compartilhados.
Tráfego de referência
Essa estratégia para obter tráfego nas plataformas ocorre quando visitantes acessam o seu site por meio de páginas que não pertencem a você e não são os mecanismos de busca. Em teoria, funciona como uma indicação do seu domínio para um público que faz parte de outro.
Como gerar tráfego orgânico para o negócio
Agora que você já sabe o que é tráfego orgânico e conhece a importância de investir nessa estratégia para obter novos clientes e fidelizá-los, quer descobrir como é possível fazer isso na prática? Existem diferentes maneiras de facilitar o processo e aumentar o desempenho da sua plataforma.
Conheça o público-alvo
Estudar e mapear o público-alvo da sua empresa é um dos principais fatores para planejar e executar estratégias efetivas a curto e a longo prazo. Dessa forma, é possível trabalhar conteúdos e outros tipos de materiais voltados exclusivamente para o nicho de mercado escolhido e os usuários que você deseja atingir com base nos objetivos do negócio.
Aplique estratégias de SEO
A otimização de sites a partir de estratégias de SEO (Search Engine Optimization) é uma forma de tornar o site mais relevante, posicionando-o nas primeiras posições dos mecanismos de busca, como o Google. O processo é feito por meio do estudo e da seleção de palavras-chave com volume de busca.
Crie diferentes tipos de conteúdo
Produzir conteúdo em diferentes formatos para plataformas distintas pode auxiliar a obter tráfego orgânico. Investir em vídeos, posts para blogs, web stories e outros tipos de materiais é uma maneira de tornar o seu conteúdo mais fácil de encontrar.
Benefícios de estratégias de tráfego orgânico para sites
A grande vantagem de investir em estratégias de tráfego orgânico é a relevância que esse tipo de conteúdo apresenta ao público. A maioria das pessoas que geram visitas para sites chega ao domínio por meio de cliques nos mecanismos de busca, não nos anúncios.
Outra vantagem é a escalabilidade do negócio. Quando a quantidade de tráfego da página aumenta, o custo é menor. Já os anúncios dependem de um investimento constante para obter resultados. Muitas vezes, o valor pode ser inviável devido ao número de visitantes.
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Como visto, saber o que é tráfego orgânico é extremamente importante para alavancar o desempenho de sua loja virtual ou seu site. Confira o curso de gerente de e-commerce e marketing digital e aprenda de maneira prática com profissionais altamente qualificados, que conhecem as principais tendências do mercado.
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