Não é novidade que as tecnologias moldaram a forma como as empresas funcionam atualmente, sendo indispensáveis para o gerenciamento dos processos internos e o relacionamento com o cliente. Pensando nisso, você sabe o que é transformação digital?
O conceito de inovação digital vai além dos processos e ações de melhorias na área de TI das empresas. É um processo de mudança que engloba tecnologia, inovação, canais de distribuição e comunicação, tais como e-commerce, marketing digital e as redes sociais e, principalmente, o fator humano e comportamental.
Essa metamorfose tecnológica alterou demasiadamente as relações entre empresas e clientes, delineando um novo comportamento de consumo. Assim, a organização que não se adaptar deixará de existir em breve.
Para entender como esse fenômeno é essencial para as empresas acompanharem as principais mudanças no mercado, leia até o final este conteúdo exclusivo. Assim, você saberá o que é transformação digital e como é importante para obter desempenho e aumentar a produtividade da sua empresa.
Transformação digital
Afinal, o que é transformação digital? Apesar de ser um termo em evidência, muitas empresas ainda não compreenderam o real conceito e a importância da transformação digital. Por esse motivo, acabam incorrendo no erro de confundir com a ideia de digitalização.
Contudo, o processo de transformação digital vai muito mais além. Ou seja, ela é uma mudança do modo de operação nos processos organizacionais como um todo. Além de ser também uma transformação no comportamento interno da organização.
A inovação, a agilidade e o foco no cliente precisam estar na base cultural de uma empresa, assim como acompanhar a velocidade com que as transformações tecnológicas acontecem ao redor do mundo e se adaptar a elas.
É preciso entender que a tecnologia é a principal responsável pelas mudanças nos ambientes corporativos. Dessa forma, elas fazem com que a empresa melhore seu desempenho, sua produtividade e busque resultados mais favoráveis.
Assim, o avanço tecnológico, em termos empresariais, não tange apenas ao entendimento de expressões complexas, mas também à aplicabilidade de ferramentas e processos em TI que elevem a gestão de dados a níveis superiores.
Estratégias na transformação digital
A transformação digital deve, obrigatoriamente, abranger todos os setores de uma organização, não apenas áreas como Marketing e TI. Ou seja, todos os processos internos devem ser digitais e conectados entre si.
Além disso, o entendimento do empresário deve estar pautado no quanto a sua empresa é influenciada no meio digital, pois a comunicação e a experiência do usuário refletem diretamente na reputação de uma marca. Com isso, as organizações precisam absorver o digital, e essa mudança deve começar o mais breve possível.
Para os profissionais da área de TI, a exigência é de maior capacidade analítica e visão sistêmica das novas metodologias. Processos ágeis, modelos de negócios, novos produtos e serviços: tudo isso deve ser contemplado na transformação digital.
Como ocorre a transformação digital em uma empresa?
A transformação digital nas empresas precisa acontecer internamente, de dentro para fora, em uma avaliação estratégica do próprio negócio. O pontapé inicial deve ser com base em análises de cenários ambíguos e incertos.
Ainda, deve ponderar todas as possíveis e impossíveis situações, e o quanto elas poderão impactar em seu negócio. Para isso, o empreendedor deve estar sempre dois passos adiante. Caso contrário, a empresa corre o risco de desaparecer rapidamente.
Assim sendo, aquilo que era certo até ontem, hoje, já não serve mais. A dinamicidade é a palavra de ordem. E o que melhor se adapta ao impacto da transformação digital é o que tem maior chance de sobreviver nesse mercado tão versátil.
O capital humano na transformação digital
Além de saber o que é transformação digital, é importante compreender que, em meio a todo esse processo, a empresa deve lembrar que o seu bem mais valioso é o cliente. Por isso, a experiência do usuário é parte fundamental nesse processo de mudança.
As novas demandas que surgem a cada dia fazem com que as organizações busquem novas estratégias, pois é por meio da comunicação e da interação com seus usuários que a empresa irá direcionar seus esforços tecnológicos.
Assim, quanto mais informações ela conseguir captar de seu público-alvo, mais insights terá, ou seja, a utilização de indicadores que podem torná-la mais eficiente perante a concorrência.
Para tanto, as organizações precisam utilizar ferramentas adequadas e que possam mensurar a resposta de seus clientes de forma assertiva. Além disso, deve recorrer a práticas condizentes com o seu branding.
Conte com a ComSchool para implementar a revolução digital na sua empresa!
Agora que você compreendeu o que é transformação digital, pôde perceber que ela não se resume a estar digitalizado. É uma mudança sem precedentes na forma como as empresas atuam e que garantirá sua sobrevivência no mundo digital.
Aproveite o crescimento do mercado digital no Brasil e faça parte de um dos setores que mais se desenvolvem atualmente. A ComSchool oferece Cursos de Marketing Digital em diversos níveis para atender à necessidade do aluno e torná-lo um profissional digital qualificado.
Comments