Prospectar clientes é uma das estratégias fundamentais para aumentar a visibilidade de um negócio, especialmente se o empreendimento está inserido no ambiente digital. Sendo assim, o gestor de tráfego é o profissional responsável por planejar e executar essa estratégia, gerando resultados para o site.
Como essa ocupação funciona na prática? Antes de mais nada, é importante compreender que a profissão, apesar de muito requisitada em empresas, é um cargo que apresenta uma quantidade escassa de profissionais qualificados. Ainda assim, é uma área promissora para diversas carreiras.
Por isso, reunimos as principais informações sobre o que é gestor de tráfego e como a profissão pode transformar o mercado digital por meio das funções que desempenha. Leia o artigo que preparamos e fique por dentro das principais informações.
O que é o gestor de tráfego?
De forma geral, o gestor de tráfego é o profissional encarregado de aumentar o tráfego para um site por meio de campanhas pagas nas redes sociais ou pelo Google Ads. O profissional deve ser especializado em data driven para analisar os dados gerados e executar campanhas estratégicas a partir deles.
Além disso, é importante que o especialista na área tenha bons conhecimentos sobre as práticas que envolvem o marketing digital e as redes sociais. Isso porque ele é responsável tanto pela geração de tráfego orgânico como pelo gerenciamento dos cliques pagos.
O gestor deve ter conhecimento aprofundado sobre análise de dados para saber como atrair clientes que pertencem a todos os tipos de funis, sejam de topo, meio ou fundo. Sendo assim, também é necessário compreender as necessidades da empresa e o público-alvo que ela atende de forma abrangente.
Com a revolução digital, essa função tem adquirido grande protagonismo no gerenciamento de sites e negócios. Entretanto, é importante ressaltar que uma estratégia de mídias pagas sempre varia de acordo com cada empresa. Isso porque a criação das campanhas deve considerar a complexidade de cada projeto.
Quais funções desempenham os gestores de tráfego?
Ao contrário do que muitos pensam, as responsabilidades de um gestor de tráfego não são resumidas apenas na execução de anúncios no Google Ads e outras ferramentas de publicidade das redes sociais. Ele executa diversas funções que podem alavancar o desempenho de um site:
planeja, desenvolve e otimiza campanhas de anúncios;
coordena campanhas de inbound marketing;
realiza o estudo de palavras-chave para a implementação de campanhas;
analisa e gerencia os dados gerados a partir das campanhas de anúncios em mídia paga;
busca formas de otimizar as estratégias criadas e identificar problemas;
gera relatórios para estabelecer uma comunicação eficaz com a equipe;
Devido ao número de sites e à implementação de incontáveis páginas de e-commerce no ambiente digital, torna-se cada vez mais necessária a presença de um profissional dessa área. Assim, as equipes que possuem um gestor de tráfego apresentam um diferencial fundamental nos processos de uma empresa.
Além disso, esse profissional é extremamente importante na hora de gerar um público qualificado para a marca. Assim, é uma maneira mais fácil alcançar o nicho de mercado escolhido e os potenciais consumidores do seu negócio, além de obter resultados mais satisfatórios.
Tipos de gestor de tráfego
Como citado anteriormente, o gerenciamento de tráfego de um negócio pode ocorrer de diversas formas, de acordo com as necessidades da empresa e o setor de atuação. Confira abaixo os principais.
Google Ads
Entre os mais conhecidos do ambiente digital, o Google Ads possibilita que sejam executadas estratégias para posicionar o site nos primeiros resultados do buscador por meio da segmentação do público visitante e a identificação de palavras-chave. Essa é uma maneira de alcançar, principalmente, o público de fundo de funil.
Social Ads
Para gestores que procuram executar estratégias com foco nas redes sociais, existem plataformas que podem auxiliar nesse processo. O Facebook Ads e o Instagram Ads são dois exemplos de ferramentas para atrair novos visitantes para o site e estreitar o relacionamento com o usuário.
Estratégias combinadas
Algumas empresas utilizam tanto estratégias que envolvem o Google Ads como o Social Ads. Isso permite que o gerenciamento das campanhas seja feito de maneira mais assertiva e impacta diretamente na geração de novos acessos para o site.
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