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O que esperar o e-commerce em 2022

O e-commerce em 2022 irá seguir muitas tendências que não são novidade para nenhum profissional da área. No entanto, elas vão se destacar no ano que se inicia.

E para obter sucesso na sua estratégia no e-commerce em 2022 você precisa estar atento a algumas práticas que irão guiar o comércio eletrônico ao redor do mundo. Além disso, conhecer as 5 Tendências de Marketing Digital para 2022 vai com certeza ajudar você a implementar ótimas estratégias no seu e-commerce.

Ainda na escada rolante da pandemia iniciada em 2020, o comércio eletrônico continua fazendo sucesso e crescendo cada vez mais. Os consumidores estão cada vez mais comprando de tudo pela internet, desde eletrônicos, móveis e roupas à alimentos.

Confira algumas tendências do e-commerce para 2022 e mão na massa!

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Compra hibrida

A primeira tendência para o e-commerce em 2022 é a compra hibrida.

Para quem não está familiarizado com o termo, a compra hibrida é um tipo de compra que possibilita a integração entre canais on e offline, para que os clientes tenham a liberdade de escolher qual canal melhor lhe atende em diferentes pontos da jornada do consumidor.

De acordo com o relatório Consumers want it all, da IBM os consumidores estão cada vez mais desenhando suas próprias experiências de compra com a combinação de canais on e offline.

A previsão do relatório é de que 2022 seja um ano decisivo, pois as barreiras entre canais on e offline deixarão de ser percebidas pelos consumidores por conta da maior integração entre ambos.

Estratégias omnichannel

Falando em compra hibrida podemos pegar o gancho para a segunda tendência do e-commerce para 2022, o omnichannel.

Pensar em omnichannel é o novo desafio, pois a estratégia omnichannel tem como foco a integração e diversificação de canais para levar a marca até o consumidor. Com o compartilhamento de dados o cliente pode navegar por todos os canais sem perder a qualidade da experiência. Aqui os canais não competem entre si, eles se complementam para conectar a mesma mensagem que guia o usuário de um para o outro.

Essa é uma estratégia que coloca o consumidor no centro de todas as tomadas de decisão e da comunicação, pois é ele quem conduz a experiência. O omnichannel é mais abrangente e ao invés de colocar o seu produto no centro da comunicação é o foco no cliente que conduz a experiência.

Algumas empresas já estão implementando o omnichannel com sucesso, como é o caso da gigante do varejo, Magalu. Com uma estratégia muito bem executada, o Magalu consegue integrar os diversos canais da marca como o SuperApp, Marketplace Magalu e Lojas Físicas.

A integração entre todos os canais possibilita, por exemplo, a compra de um item no site e retirada na loja, além das tecnologias utilizadas nas lojas físicas que tornam a compra mais prática e rápida.

Diversificação dos meios de pagamento e política de cashback

As formas de pagamento que uma loja virtual oferece é um dos grandes diferenciais de negócios digitais e tende a ser um dos fatores decisivos para fechar uma venda.

Elas precisam ser variadas e atender às necessidades do seu consumidor, por isso Conheça as Formas de pagamento para sua Loja Virtual.

Não adianta você oferecer somente a opção de cartão de crédito se o seu cliente quer pagar por pix ou se o ticket médio do seu produto é muito alto e você só oferece opção de pagamento a vista, por exemplo. Você pode ter certeza que ele vai encontrar uma loja que vende o mesmo produto com a forma de pagamento que ele deseja. E aí, é uma venda perdida.

Além do pix há outras formas de pagamentos digitais que fazem sucesso e garantem mais vendas para o lojista, como: carteiras digitais, QR Code e WhatsApp Pay.

Além disso, os programas de cashback são um grande sucesso entre os consumidores. Eles possibilitam que o consumidor tenha uma parte do valor pago na compra de volta para usar na mesma loja ou de maneira livre.

Mas, e o que a loja ganha devolvendo dinheiro para o cliente? Bom, dentre os fatores positivos estão: fidelizar o cliente, ampliar a base de contatos e aumentar as vendas.

Dentre as empresas que já oferecem cashback estão: Americanas, Magalu, Extra, e tantas outras.

Recommerce

O Recommerce é a prática de colocar à venda produtos usados de volta no mercado.

Ainda que essa prática não seja nova no mercado ela está ganhando cada vez mais adeptos, principalmente no comércio de eletrônicos, utensílios domésticos e moda.

O propósito máximo dessa prática é a sustentabilidade e diversas plataformas já se adaptaram para absorver a oferta e a demanda por produtos de segunda mão.

Um bom exemplo é o Marketplace do Facebook que possibilita que pessoas físicas vendam produtos já usados e o Marketplace Enjoei que nasceu com o propósito de possibilitar que pessoas vendessem itens de moda que não desejam mais.

Essa é uma tendência do e-commerce para 2022 por duas questões principais, sustentabilidade e a instabilidade da economia brasileira no momento, o que faz com que muitos consumidores busquem produtos usados.

Social commerce

Social Commerce nada mais é do que utilizar as redes sociais para vender. Saiba mais sobre o Social Commerce: como utilizar as redes sociais para vender.

E muito além de posts de produtos e anúncios pagos, vender nas redes sociais abrange diversas ações que em conjunto estabelecem a presença da marca nessas plataformas de maneira eficaz e integrada com os outros canais que a empresa utiliza.

A quantidade de pessoas que buscam por produtos e marcas nas redes sociais cresce a cada dia, por isso essa é uma estratégia valiosa para quem vende pela internet.

De acordo com pesquisa da Opinion Box sobre as tendências do ecommerce para 2022 as redes sociais não poderiam estar de fora. Segundo a pesquisa 26% dos entrevistados utiliza redes sociais como instagram e Facebook para fazer compras.

Além do mais, o Social Commerce é uma das previsões para redes sociais em 2022.

E na seara das redes sociais não podemos esquecer do marketing de influência que está bombando. O poder dos influenciadores digitais é inegável e muitas marcas fazem uso dessa poderosa arma para conversar com o seu público.

Entregas rápidas

O lema do Magalu, “Piscou, Chegou!” nunca fez tanto sentido.

A corrida pela entrega mais rápida do Brasil está acontecendo e os e-commerces estão aprimorando cada vez mais suas estratégias e utilizando a tecnologia a seu favor para realizar entregas com agilidade. E essa é uma grande tendência do E-commerce para 2022.

Os consumidores esperam não só os melhores preços, mas também os melhores prazos de entrega com aquele precinho camarada. Com isso, o processo logístico das lojas virtuais ganhou destaque dentre os processos de um e-commerce.

O e-commerce que em 2022 conseguir garantir entregas em poucos dias ou até em poucas horas vai sair na frente da concorrência com toda certeza.

Além da entrega rápida em casa muitas lojas virtuais estão aderindo a entregas na loja física em caso de compras online, o que agiliza ainda mais o processo.

Mas para tudo isso acontecer de forma efetiva é importante estar atendo às necessidades do seu consumidor.

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