Coordenar e controlar projetos e saber gerenciar o e-commerce são processos complexos e que exigem um profissional especializado. Um Gerente de E-commerce tem a missão de organizar a loja virtual, gerenciar a plataforma de e-commerce, lidar com a Logística e com as entregas.
O Gerente de E-commerce é comparado com o gerente de loja física, mas isso é um erro. O trabalho do Gerente de E-commerce envolve outras habilidades além de cuidar da loja. Ele precisa saber temas tais como Google Marketing, Redes Sociais, Logística, Crimes Eletrônicos, Plataformas de E-commerce, Tributação, e muito mais.
A ComSchool realizou um Estudo sobre Profissionais de E-commerce. Clique no link para fazer o download e conhecer todas as habilidades necessárias a esses profissionais de e-commerce.
A necessidade de ter uma visão de 360 graus sobre a operação de e-commerce, faz com que um bom Gerente de E-commerce seja um profissional cada vez mais concorrido pelas empresas de sucesso.
Não somente as empresas do setor varejistas tem necessidade do Gerente de E-commerce, mas também as indústrias, estão cada vez mais de olho em entrar no e-commerce.
Seu diferencial é ter conhecimentos técnicos sólidos e capacidade de gerenciamento de dados e informações. Este profissional pode controlar projetos de e-commerce e trabalhar com Marketing Digital.
Habilidades de um Gerente de e-commerce
O gerente de e-commerce tem a capacidade de administrar uma empresa, gerenciar o marketing, conhece tecnologia da informação e é um verdadeiro líder.
Contudo, este profissional não se resume a esta descrição, pois ele faz muito mais devido a sua visão inovadora e experiente sobre o mercado de e-commerce.
Entretanto, quem está começando um negócio e ainda não tem condições de contratar um especialista deste nível, tem como opção capacitar-se em um curso reconhecido e obter um certificado profissional.
Assim, o empreendedor passa ter capacidade de gerenciar sua empresa no e-commerce com facilidade e conquista uma excelente reputação.
Em uma formação especializada, o profissional desenvolve as seguintes habilidades:
Capacidade analítica e visão estratégica
O especialista sabe como analisar e interpretar números, dados e relatórios. Com isso, ele consegue ter uma visão estratégica para eliminar gargalos, como o abandono de carrinho e problemas de navegação no site.
Conhecimentos sobre o mundo digital
Parece óbvio para quem trabalha com um negócio digital precisar conhecer mais sobre a Internet. Não basta apenas saber acessar e navegar, mas entender sobre tráfego, banco de dados, conversão de leads, ferramentas eficientes e tendências de comportamento nas redes sociais, por exemplo.
Liderança
Além dos conhecimentos técnicos, o capital humano precisa de atenção e um líder saberá como delegar tarefas e incentivá-las a serem mais produtivas de forma que se sintam satisfeitas.
Experiência do cliente
O gerente de e-commerce precisa manter a equipe alinhada e com foco na experiência do cliente (CX – Customer Experience) para não comprometer nenhuma etapa da compra e manter a imagem da empresa unificado.
Ser multidisciplina é o que faz um gerente de e-commerce ter destaque no mercado
Com tantas atribuições e responsabilidades, este profissional precisa conhecer e dominar diversas disciplinas para desenvolver seu trabalho completamente. Assim, ele precisa entender sobre mídias sociais, logística, tecnologia, tendências de mercado e usabilidade.
Com estas habilidades desenvolvidas, o profissional está pronto para gerenciar uma empresa com visão global e com alta performance.
Empreendimentos no E-commerce têm uma enorme demanda de atividades e exigem profissionais especializados e com certificação em e-commerce. Por isso, a melhor forma de vencer o desafio é investir em um curso reconhecido.
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