top of page

O que faz um gerente de marketing digital? Saiba a importância da profissão

Atualizado: 20 de fev.

O gerente de marketing digital é uma função que ganhou sua importância com o advento da revolução digital e a necessidade de adaptação das empresas às novas tecnologias, que moldaram a forma de se comunicar com os clientes. Entretanto, você sabe por quais atividades esse profissional é encarregado?



Não há dúvidas de que, após a transformação digital e o aumento exponencial da concorrência nos mais diversos setores, exigiu-se que as empresas encontrassem formas de executar estratégias de comunicação e marketing mais eficientes. E é a partir daí que esse profissional entra em prática.


Prospectar clientes, gerar conversão e fazer a gestão das estratégias são apenas algumas das mais variadas funções do gerente de marketing digital. Há uma série de atribuições pelas quais ele é responsável, a fim de garantir a obtenção de bons resultados em relação a campanhas e ações implementadas ao longo do tempo.


Pensando nisso, a ComSchool preparou este artigo com o objetivo de reunir informações diversas sobre a atuação desse profissional e sua importância para os negócios nos dias de hoje. Assim, você saberá qual caminho seguir caso queira adentrar essa carreira. Confira, a seguir, o que faz um gerente de marketing digital.


O que faz um gerente de marketing digital?

Indispensável para o gerenciamento das campanhas de marketing digital, esse profissional é responsável pela análise de tendências do mercado e identificação de oportunidades no setor em que atua, para gerar soluções por meio de produtos, serviços e informações por meio da comunicação da empresa.


O gerente de marketing digital é o líder do setor de marketing de uma organização, seja uma agência de publicidade ou outra categoria. Ele deverá garantir que os resultados estejam alinhados com os objetivos de negócio estabelecidos previamente, com base no comportamento da audiência.


Qual é a importância dessa função em uma empresa?


Por isso, é uma função que exige que o profissional esteja o tempo inteiro conectado e por dentro das tendências e transformações do setor em que atua, bem como das novas tecnologias e ferramentas disponíveis. Além disso, é necessário saber os KPIs e métricas necessárias para avaliar o desempenho.


A partir deles, será possível obter um panorama geral ou específico sobre as atividades da empresa e se as ações implementadas estão gerando impactos positivos ou negativos. Por isso, seu papel é de extrema importância para o andamento do negócio e a preservação da identidade de uma marca.


Além disso, com os dados coletados a respeito das campanhas e outras ações, é possível identificar os pontos positivos e outros fatores que devem ser desenvolvidos no relacionamento com o cliente. Assim, você sempre estará alinhado com as expectativas e desejo do público-alvo.


Quanto ganha?


Porém, uma dúvida que pode surgir entre os entusiastas da área é: qual é o salário do gerente de marketing digital? Segundo os dados divulgados pelo Glassdoor, site de vagas que possui um banco de dados sobre diversas profissões, o profissional da área tem uma média salarial de 11 mil reais por mês.


Entretanto, diversos fatores influenciam em quanto ganha um gerente de marketing digital, como a complexidade da empresa em que ele atua e as funções que desempenha no dia a dia. Sendo assim, o salário pode variar também de acordo com o nível de experiência e as qualificações dos profissionais.


Como se tornar um gerente de marketing digital?


Para se tornar um profissional de qualidade no setor do marketing, é preciso ter algumas habilidades e, como mencionado, estar sempre de olho nas mudanças. Por isso, é importante apresentar uma boa comunicação (verbal e escrita), domínio de técnicas do marketing e ferramentas diversas.


A respeito das qualificações necessárias para atuar na área, é importante obter certificações em marketing digital, como de Graduação, cursos de Pós-Graduação e especializações diversas. Isso porque, a partir dos cursos, é possível obter um aprendizado aprofundado sobre os conceitos do marketing.


Além disso, também é indispensável saber como tomar decisões e gerenciar uma equipe, além de se relacionar com o público e com os clientes internos. Dessa forma, você saberá como organizar as campanhas e prospectar vendas para o seu negócio.



Conheça os curso de marketing digital da ComSchool e aprenda de forma prática


Agora que você já aprendeu diversos detalhes sobre o que faz um gerente de marketing e como ele é relevante para a estruturação das campanhas de uma empresa, que tal aprender na prática sua atuação? A ComSchool oferece cursos diversos na área de marketing digital e te auxilia nessa jornada!


Para isso, conheça o curso de Gestão de Marketing Digital, em você terá acesso a um conteúdo rico e voltado para aprofundar seus conhecimentos na área. Tudo isso com os ensinamentos de professores conceituados no mercado e que conhecem as práticas necessárias para ter destaque entre a concorrência.

Comments


bottom of page