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O que um profissional precisa para iniciar seu E-commerce

Tudo que um profissional precisa para iniciar seu E-commerce

O Presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, ABComm, Mauricio Salvador, respondeu algumas perguntas sobre o que um profissional precisa para iniciar um projeto em E-commerce e se destacar nesse mercado. Confira.

  1. Vender pela internet requer ainda mais habilidade do que uma venda presencial?

Vender pela internet requer conhecimentos multidisciplinares em assuntos tais como logística, fraudes, redes sociais, plataformas, fretes, atendimento, entre outros. Na internet não há a figura do vendedor, dando detalhes sobre o produto, por isso o site tem que falar pelo vendedor, descrever bem o produto, atrair a atenção do visitante e convencê-lo a comprar.

  1. Como fazer a diferença diante de tantos vendedores online? É necessário algum curso?

O maior diferencial está na qualidade do tráfego que o vendedor consegue atrair para o seu site, ou seja, visitantes que tenham o perfil de acordo com os produtos vendidos. Além disso é preciso criar bons conteúdos: fotos, textos, descritivos e explorar nichos de mercado. Com certeza fazer um bom curso de e-commerce ou ler um livro de e-commerce ajuda a ganhar tempo e reduzir os erros mais comuns. Benjamin Franklin disse uma vez que “Os investimentos em conhecimento geram os melhores dividendos.”

  1. É necessário trabalhar outros elementos além da venda? Ex.: logística, pós venda, etc.

O e-commerce é feito de muitos assuntos: logística, fraudes, meios de pagamentos, plataformas, cadastro, fotografias, atendimento, entre outros. Costumo comparar o e-commerce com aquele ato do Circo Chinês onde o equilibrista mantém vários pratinhos rodando. Se você deixa de dar atenção a um deles por muito tempo, acaba caindo.

  1. Como brigar de igual para igual com as grandes redes acostumadas a vender tudo muito barato?

Não dá para brigar de igual para igual com os grandes. Eles têm vantagens na negociação com fornecedores, que poucas empresas têm. Onde os micro e pequenos empresários conseguem se diferenciar é na profundidade do conteúdo dos sites, se especializando em nichos e prestando um atendimento de qualidade.

  1. Qual o papel das redes sociais nas vendas online?

São muito importantes como ferramenta de atendimento e na geração de tráfego com baixo custo. Para fazer os investimentos em redes sociais valerem a pena é preciso ter atenção com a qualidade dos conteúdos gerados e ter foco em público alvo.

  1. É possível vender sem estar nas redes sociais? Se sim, como?

É possível vender, mas o consumidor fica frustrado se procura pela marca nas redes e não encontra presença.

  1. O empreendedor deve priorizar alguma rede? Como identificar a melhor rede para o negócio?

Se tiver que escolher somente uma, deve priorizar o Facebook. Se for uma empresa de moda, o Instagram é muito importante também. Aos poucos deve ser criada presença em outras redes como YouTube, Twitter e ter um blog com conteúdo relevante.

  1. Quais os detalhes de uma loja online ou de um e-commerce fazem a diferença?

São muitos detalhes: o design, a qualidade das fotos, a profundidade na descrição do produto, a rapidez no atendimento. Explorar nichos e um atendimento personalizado fazem toda diferença. As pessoas querem se sentir especiais e no e-commerce é possível conhecer bem o consumidor e trata-lo de forma pessoal.

  1. Quais são as dicas que você daria para o PME que quer vender pela internet, mas não tem muito dinheiro para investir nisso agora?

É preciso buscar conhecimento nas ferramentas que geram performance. Há muitas estratégias de conteúdo, Inbound Marketing, e-mail marketing, marketplaces, programas de afiliados, entre outros, que tem custo baixo e trazem muito resultado. É preciso saber usar. Pode ser que não precise investir dinheiro, mas terá que investir conhecimento e tempo. Por isso a importância de se capacitar. Entrar no e-commerce sem fazer um curso, é perigoso. Eu jamais entraria em um negócio sem antes procurar o máximo de informações sobre as particularidades dele.

Com disciplinas relacionadas à logística, operações, estratégias, finanças, tributação, redes sociais, marketing digital, e muito mais, os cursos de Ecommerce da ComSchool auxiliam profissionais que buscam conhecimento técnico para ganhar destaque neste mercado em crescimento. Acesse e veja os detalhes sobre as capacitações da ComSchool.

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