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O que evitar na descrição dos produtos de seu e-commerce

Quem trabalha com e-commerce ou está pensando em entrar nesse ramo do comércio eletrônico, em algum momento vai se deparar com a questão dos textos e descrições para os produtos da loja.

Uma loja virtual bem feita, com um alto nível de qualidade e com potencial para ser um negócio de sucesso, precisa de boas imagens e de bons textos de descrição para os produtos à venda. Textos bem feitos e originais não apenas transmitem confiança, atraem compradores e diminuem a taxa de rejeição, mas também, se bem pensados e construídos com as palavras-chave adequadas, ajudam a loja a ser encontrada durante a busca orgânica.

Por isso, é muito importante dedicar um bom tempo na criação desses textos, talvez até contratar um especialista que poderá escolher as palavras adequadas e o estilo certo. Mas claro, você mesmo pode fazer isso se quiser, basta pesquisar um pouco e entender o que é relevante constar na descrição e o que você deve evitar.

Pensando nisso, hoje vamos falar de alguns erros que você deve evitar ao descrever os produtos de sua loja virtual. Confira:

  1. Falta de criatividade e originalidade

Evite usar descrições prontas, ou seja, copiar as já existentes. Não é uma boa ideia procurar no google os produtos que você vende e dar um ctrl C, ctrl V e simplesmente usar a mesma descrição que aquele ecommerce enorme fez em sua loja. Há vários problemas nisso, além da falta de originalidade, de não criar uma identidade própria que poderia contribuir positivamente com a aproximação do cliente, textos repetidos também atrapalham na hora da busca. Já que muitas lojas usam a mesma descrição, o seu conteúdo não terá chance de competir com os grandes e-commerce e alcançar um posicionamento mais satisfatório nos motores de busca se não for criativo, utilizar as palavras-chave inteligentemente e tiver diferencial. Dependendo do seu tipo de negócios e do seu público-alvo, você pode utilizar uma linguagem mais jovem, ou mais próxima do cliente, ou então algo mais formal e direto. Importante é saber quem é seu público!

  1. falta de planejamento

Antes de sentar na frente do computador e começar a escrever as descrições de seus produtos, planeje! Planejar significa pesquisar, analisar as formas de atuação da concorrência, conhecer seu público-alvo, definir a linguagem que será utilizada, o estilo e a estrutura do texto. Saiba quantos caracteres seu texto pode e deve ter, evite ser muito prolixo e também evite ser muito direto. E, friso novamente, pesquise, anote e utilize palavras-chave.

O planejamento inclui também reunir as informações relevantes dos produtos e conferir se todas estão corretas.

  1. Evite o automatismo e o distanciamento

Ser muito prático e tecnológico pode atrapalhar bastante a busca de seus produtos e o bom relacionamento com clientes. Evite colocar nas descrição dos produtos apenas dados técnicos que alguns clientes entendem, mas muitos não e também não se interessam. Descreva os produtos de forma mais humana, falando sobre as vantagens deles e claro, incluindo os dados técnicos também. Assim você atinge aquele cliente que olha diretamente para os dados, mas também se comunica com pessoas mais ‘leigas’ ou que não se interessam por esses dados na hora de efetuar a compra.

Dá pra perceber que criar os textos de descrição dos produtos não é uma tarefa tão simples e automática como alguns pensam. Garanto que se você colocar tempo e energia para criar textos criativos, bem feitos e bem planejados, vai aumentar suas vendas e conquistar mais clientes.

Se você quer entender mais sobre técnicas e dicas para melhorar o posicionamento do seu site ou loja virtual nos resultados do Google, entender como escolher palavras-chave e conhece os softwares úteis e ferramentas online gratuitas que podem te auxiliar muito, a ComSchool oferec o curso de SEO na prática que te conta tudo isso e mais um pouco! Confira aqui nossa próxima turma!

Bons negócios e até a próxima! 😉

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