Do termo em inglês Key Performance Indicator, a sigla KPI significa “indicador-chave de desempenho” e está relacionada com as métricas e a performance. Neste post vamos falar dos KPIs que podem melhorar o desempenho do seu e-commerce. Fazer essa mensuração é extremamente importante para quem investe nessa área, pois, por meio dos resultados dos KPIs, é possível quantificar o desempenho e obter informações valiosas para o progresso e aprimoramento do negócio.
Através dos indicadores de desempenho é possível obter um feedback para a evolução contínua do empreendimento. Porém, para se chegar a uma análise correta e coerente do desenvolvimento do negócio, escolher e manter o foco nos indicadores certos é essencial. Do contrário, poderão se produzir falsas premissas, que por sua vez irão acabar gerando resultados omissos e conclusões errôneas.
Veja alguns indicadores aos quais você deve se manter atento, para garantir resultados realistas e a constatação de dados que poderão ser úteis para aprimorar seu e-commerce.
De olho nos visitantes
Analisar os índices de visitantes únicos na página (quantidade de pessoas que entrou na sua loja virtual), tanto em grande escala (mês e semana, por exemplo) como em menor escola (dia e hora), contribuirá para a mensuração de picos de vendas e do sucesso de campanhas e estratégias. Além disso, vai revelar informações valiosas sobre o comportamento dos consumidores, que poderão ser usadas nas formulações de novas estratégias, campanhas e maneira de gerir a loja.
Apenas tome cuidado para não confundir o número de visitas com o número de visitantes. Afinal, um mesmo visitante pode acessar seu e-commerce várias vezes ao dia, por exemplo.
Monitorando as taxas de conversão
As taxas de conversão determinam e refletem o verdadeiro resultado da usabilidade da sua página, bem como o efeito de campanhas e estratégias de marketing. Elas indicam quantas visitas têm, de fato, virado consumo, quantos visitantes tem virado consumidores. Por isso, é fundamental cuidar esse indicador e fazer as melhorias necessárias.
O abandono do carrinho é um importante KPI
É possível identificar em quais páginas há maior índice de desistência de compras. Use esse indicador para analisar quais as causas que levaram à desistência da compra. Esse indicador vai ajudar a entender, também, o comportamento do consumidor, e será útil para encontrar onde estão as falhas no fluxo da loja. Esmiuçar o Funil de Vendas será proveitoso para uma maior compreensão e análise de exatamente quando e porquê o abandono do carrinho acontece.
Origens de tráfego é um dos KPIs cruciais
Esse é um valioso indicador, pois permite saber de onde os seus visitantes têm vindo e como chegaram até sua loja. Assim, é possível atrair mais visitantes e otimizar as taxas de conversão do seu e-commerce, por entender de onde vem o seu consumidor, suas características, comportamento e preferências.
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