top of page

Porque fazer um plano de negócios de loja virtual

Se você optou em abrir sua loja virtual e tem sangue empreendedor nas veias, parabéns! O e-commerce é um dos segmentos que mais cresce no mundo, mesmo em países com crise econômica.

Antes de abrir uma loja virtual, você deve elaborar um plano de negócios eficiente. Esse é o primeiro passo para evitar possíveis problemas futuros tais como: custos desconhecidos, falta de fluxo de caixa, estoque encalhado, entre outros.

Abrir uma loja virtual de sucesso vai além de simplesmente ter um site onde inserir produtos e enviar pacotes para as pessoas.

Há muitos pontos em comum entre ter uma loja virtual e uma loja física, mas também há muitas coisas que são completamente diferentes! Você deve estar atento a diversos detalhes tais como:

Como fazer um plano de negócios para lojas virtuais

O plano de negócios serve para você tirar sua ideia da cabeça e coloca-la no papel (ou na tela do computador). É uma forma prática e efetiva de pensar e listar todas as etapas, custos e variáveis necessários para criar a administrar uma loja virtual.

O ideal é que o plano de negócio seja simples e direto. Não se usam mais planos de negócios longos e prolixos. E para te ajudar com nessa etapa, clique aqui para baixar um modelo simples de Plano de Negócios para Loja Virtual.

Você pode começar com uma estrutura básica que aborda os seguintes temas:

  1. Diretrizes e objetivos sobre a empresa;

  2. Definição sobre os produtos, fornecimento e logística de recepção;

  3. Análise e definição do mercado de atuação;

  4. Plano de marketing (tanto tradicional quanto digital);

  5. Análise financeira do projeto;

  6. Projeções de desempenho;

  7. Cronograma de atividades;

  8. Metas a serem alcançadas.

O plano de negócios de sua loja virtual vai dar um trabalhinho para ser feito, mas é melhor “perder”um tempo agora do que passar por maus momentos com sua empresa, por falta de planejamento.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, ABComm, mais de 70% das lojas virtuais, fecham suas portas em menos de um ano, por falta de planejamento e conhecimento do negócio.

Pontos de atenção ao abrir uma loja virtual

De acordo com o nicho de mercado (ou seja o segmento), que você irá explorar, seu planejamento deve variar para atender as diferentes necessidades do público-alvo que você quer alcançar.

É importante conversar com pessoas que trabalhem na área, tais como Analistas de E-commerce ou Gerentes de E-commerce, que já vivenciam os principais problemas que afetam as lojas virtuais.

Lembre-se: estratégia é um diferencial competitivo da sua empresa!

  1. Não copie o plano de negócios de outros: cada negócio é único, mesmo que seja concorrente. Cada empreendedor tem seu estilo, ideias, metas e experiência de vida.

  2. Faça um projeto realista: pesquise bem os fornecedores de serviços, principalmente as plataformas de e-commerce e meios de pagamentos. Há muita oferta no mercado. Cuidado com “promessas milagrosas”. Converse com clientes dessas empresas antes de decidir.

  3. Detalhe bem os custos: tudo tem que ser descrito, desde os gastos com internet, telefone e limpeza, até embalagens, frete e campanhas de marketing, etc.

  4. Treine sua equipe: conhecimento é fundamental para o sucesso. Mesmo que sua loja virtual tenha somente um funcionário: você, invista em cursos de e-commerce, há várias opções na ComSchool, do básico ao avançado, é a única com certificado reconhecido.

  5. Comece simples, mas pense grande! Sim, é possível abrir uma loja virtual investindo pouco, mas não pense que as coisas acontecem por mágica. Você vai ter que se dedicar bastante para o negócio prosperar. Lembre-se: tempo é dinheiro.

Por último, mas não menos importante: escolha bem o segmento em que você quer atuar.

Nos cursos da ComSchool costumamos dizer que o comércio eletrônico nada mais é do que o bom e velho comércio, só que feito de forma eletrônica. Isso significa que você deve ter bons fornecedores, saber negociar bem com eles e vender bem para seus clientes, tirando lucro nessa margem.

Quer mais? Leia aqui o um artigo bem interessante sobre: produtos ótimos para vender pela Internet.

Boa leitura e sucesso no e-commerce!

bottom of page