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Plataforma Magento

A plataforma Magento é a plataforma de E-commerce mais conhecida no país e no mundo. Ela opera com o sistema open source, permitindo que seus usuários possam fazer alterações e desenvolver novas funções. O Magento tem como uma de suas características marcantes a arquitetura modular: a composição de todo sua estrutura é dividida por diversos módulos independentes que, unidos, formam seu sistema.

Para realizar alterações no código da plataforma, é preciso uma certa base de conhecimento, por se tratar de um desenvolvimento de programação um pouco mais sofisticado.

Sistema Open Source: Quando dizemos que uma plataforma de e-commerce funciona com o sistema open source (código aberto), significa que o código-fonte de um software é livre para múltiplas adaptações. Os desenvolvedores compartilham ferramentas nas redes, permitindo que o usuário consiga acessar sem restrições, para fazer mudanças, corrigir erros e implementar novas funções.

História da Plataforma Magento

A plataforma Magento surgiu oficialmente em 2007, após anos de teste. A empresa americana Varien, vendo a sua própria necessidade de uma plataforma de e-commerce funcional e atualizada, deu início à criação do Magento com objetivo de lançar um serviço criterioso, inovador e de qualidade, e para isso foi atrás da opinião de seu público. Foi assim que inaugurou no ano de 2008 o Magento Community, uma forma de manter atualizações constantes e melhorias baseadas nas experiências dos clientes.

As versões foram ganhando corpo com o tempo, e mantendo a política de dar voz aos clientes do serviço e atender as demandas do mercado digital, em 2009 a Varien criou o Magento Enterprise, uma versão paga da plataforma,com foco em lojas virtuais de grande porte, visando expandir seu mercado de atuação e atingir novos clientes com projetos mais robustos.

Observando o potencial crescimento da marca, o interesse de outras grandes empresas era inevitável. A PayPal adquiriu 50% dos direitos da Varien em 2010, mudando o nome para Magento Inc até então. Em 2011, quem demonstrou interesse foi o grupo Ebay, que logo adquiriu a empresa por inteiro, fazendo com que a presença virtual do Magento se tornasse mais relevante e forte no mercado de comércio eletrônico.

Apesar do sucesso após a aquisição pelo Ebay, a parceria entre as duas empresas se encerrou em 2015, segundo o CEO da Magento na época, Mark Lavelle, o fim da união se deu devido à pouca visibilidade que a plataforma Magento tinha dentro do eBay. Acreditava-se que o sucesso independente seria muito maior e produtivo para a marca.

Em julho de 2015, depois de muita espera e anseio de seus usuários, a Magento lançou no mercado a sua versão 2.0, muito mais robusta, com maior performance e capacidade de otimização para mecanismos de busca.

Magento 2.0

A versão da plataforma Magento 2.0 foi muito esperada devido ao sucesso de suas primeiras versões. Ela chegou com mais recursos do servidor, mais rápida e completamente adaptável para diferentes formatos de dispositivos. Já consolidada no cenário, em 2016, segundo a própria empresa, as ferramentas de sua nova versão movimentaram cerca de 101 bilhões de dólares em transações. Confira algumas das atualizações da versão 2.0:

SEO – Desde seu projeto inicial, o Magento já tinha a intenção de ser favorável aos mecanismos de buscas, mas em sua versão Magento 2.0, o SEO ficou muito mais acessível. Entre as ferramentas de configuração para sua página, a versão apresentou meta tags para produtos, URLs amigáveis, inserção de prefixos e sufixos de tags, otimização de imagens, controle de indexação do site para robôs de busca, integração com o Google Analytics, sitemap em XML e outras atualizações de sistema.

Desempenho – A nova versão para a época trouxe mudanças significativas também na performance da plataforma, tornando-a 20% mais ágil que a versão anterior. Essas mudanças de carregamento e uso do serviço, somadas com o SEO, trouxeram para os usuários da plataforma Magento uma melhor colocação entre as buscas por produtos online.

Recursos ? Com uma nova interface, possibilitando um maior controle de desempenho da loja virtual, o Magento 2.0 trouxe diversas ferramentas de customização para o cliente, permitindo recursos exclusivos. De novas tecnologias, foram apresentadas HTML5, PHP 7.1, REQUIRE JS entre outras.

Atualmente a plataforma Magento pertence à multinacional Adobe e está em sua versão 2.3 com atualizações. Foi lançada para o mercado em meados de 2018, mantendo updates até hoje. A versão Magento 2.3 teve como objetivo trazer novas ferramentas, eficácia operacional, aumentar taxas de conversão e engajamento do cliente. Veja algumas novidades:

Estoque – Com uma nova ferramenta chamada de Multi-Source Inventory, o lojista pode integrar produtos de origens diferentes, rastrear o estoque e a quantidade em cada distribuidora, permitindo uma melhor gestão de estoque integrado.

Page Builder ? Disponível na versão Magento Commerce, o Page Builder facilita a edição da loja virtual sem a necessidade de conhecimento técnico. Você não precisa mais editar HTML e CSS, bastar arrastar ícones e soltar onde deseja.

PWA Studio – Ferramenta que permite lojistas e desenvolvedores criarem para seus clientes experiências de navegação através de um estúdio de criação. Notificações push e desenvolvimento de páginas responsivas são algumas vantagens apresentadas.

A plataforma Magento, assim como todas as outras do mercado, apresenta vantagens e desvantagens dependendo do objetivo do usuário. Antes de escolher qual plataforma usar, faça uma pesquisa de acordo com seus interesses e escolha aquela que mais atende a sua necessidade e cubra todos os critérios do seu escopo de projeto!

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