top of page

Como escolher o marketplace ideal para um negócio?

Escolher o marketplace ideal para um negócio é um passo importantíssimo para o sucesso das vendas online. Com o mercado de e-commerce em constante crescimento, as opções dessas plataformas se multiplicaram, cada uma oferecendo diferentes características e benefícios. 


Plataformas de Marketplace

Por isso, na hora de escolher o ideal, é essencial considerar alguns aspectos. Quer dicas de como entender qual o melhor para você? Este artigo vai te ajudar. 


Conheça o perfil do marketplace


Algumas plataformas são conhecidas pela quantidade de produtos e visitantes diversificados. Já outras são mais especializadas em categorias específicas, como eletrônicos, moda ou produtos artesanais. 


Analisar essa característica ajuda a garantir que seu produto esteja alinhado com o interesse dos principais consumidores do serviço.



Considere o público-alvo


Entender o público-alvo de cada marketplace é essencial. Plataformas que atraem clientes focados em preço tendem a contar com bastante concorrência e exigir estratégias de precificação agressivas. Por outro lado, versões que valorizam a experiência do usuário e a qualidade dos produtos geralmente permitem margens de lucro maiores.


Pense no tipo de produto oferecido


Avalie se o marketplace é adequado para o tipo de produto que você oferece. Alguns são ótimos para itens de alta tecnologia, enquanto outros podem ser mais eficazes para moda ou artesanato, só para citar três exemplos. 


Pense bem se o material que a sua loja vende se encaixa bem no serviço escolhido. Isso é algo primordial para maximizar suas chances de sucesso.


Analise taxas e custos envolvidos


Os marketplaces cobram diferentes tipos de taxas e esse é um detalhe que impacta diretamente sua margem de lucro. É essencial entender todas as cobranças envolvidas antes de se comprometer com uma plataforma. Algumas das principais a considerar incluem:


Comissão sobre vendas

A maioria dos serviços cobra uma comissão sobre o valor de cada venda. Esta costuma variar bastante, dependendo da categoria do produto e da própria plataforma. 


Taxas de comissão altas diminuem muito as margens de lucro. Então, é imprescindível prestar atenção nelas na hora de calcular o impacto no preço final.


Taxa de processamento de pagamento

Além das comissões de venda, também pode haver taxas associadas ao processamento de pagamentos. Essas costumam variar dependendo do método de pagamento escolhido pelos clientes. 


Verifique a infraestrutura e suporte


A infraestrutura oferecida pelo marketplace faz uma grande diferença na experiência do vendedor. Um ponto que se destaca nesse sentido são as ferramentas avançadas de gestão de produtos, inventário e pedidos, que simplificam a operação do negócio. 


A dica, nesse caso, é verificar se há integração da plataforma escolhida com sistemas de ERP, CRM e outros sistemas essenciais para a gestão do comércio online. 


Busque ainda confirmar a qualidade do atendimento ao cliente, recursos de autoatendimento e existência de uma comunidade ativa de vendedores. 



Considere a reputação do marketplace


A reputação do marketplace também é algo muito importante. Essa é uma qualidade que tende a atrair mais consumidores e a proporcionar uma experiência de compra confiável. 


Por isso, é interessante verificar as avaliações e feedbacks de outros vendedores. Problemas recorrentes, como atrasos nos pagamentos ou suporte ineficaz, são indicadores de alertas a serem considerados.


A opinião dos consumidores também é um bom termômetro nesse sentido, pois é algo que vai impactar potenciais ganhos do seu negócio na plataforma.


Prefira marketplaces com boas estratégias de marketing e promoção


Em meio a um mercado tão competitivo como o atual, a visibilidade de qualquer produto no marketplace é um fator determinante para o sucesso nas vendas. 


Então, é preciso considerar as opções de marketing e promoção oferecidas no serviço. Por exemplo, alguns oferecem programas de anúncios que permitem destacar itens em buscas e categorias. Avalie o custo e a eficácia dessas ferramentas para ver se elas se encaixam na sua estratégia.


Outros fatores a serem observados são:


Promoções e ofertas

Participar de promoções e ofertas especiais tende a aumentar a visibilidade dos seus produtos e atrair novos clientes. Veja a política do marketplace para essas ações e se há grande atividade em relação a campanhas sazonais.


Ferramentas de SEO Interno

Marketplaces com boas ferramentas de SEO interno ajudam seus produtos a aparecerem em posições de destaque nas buscas dos consumidores. Nesse caso, entenda como otimizar os anúncios para melhorar a visibilidade e aumentar as vendas.


Tenha sempre em mente que é imprescindível comparar plataformas concorrentes antes de decidir participar de uma ou mais. E, dentro de cada serviço, é essencial avaliar outras lojas para entender como é possível destacar seus produtos. Analise preços, condições de pagamento e outros diferenciais.


Dando atenção a esses detalhes todos, fica fácil encontrar o marketplace ideal para o seu negócio. 


Se ainda estiver em dúvida sobre quais são as plataformas que oferecem a melhor estrutura para o seu comércio online, vale a pena conferir o Curso de Gestão de Marketplaces da ComSchool. Nas aulas, você vai conhecer detalhes das tecnologias disponibilizadas por Magalu, Amazon, Mercado Livre, Shoppe, Shein e outros serviços interessantes, entendendo como extrair o melhor de cada um!


Comments


bottom of page