Redes Sociais Alternativas Para Marcas: G+, Pinterest e Vimeo
- ferramentas179
- 31 de out. de 2014
- 2 min de leitura
Hoje, quando falamos em redes sociais, quais os primeiros nomes que vem à cabeça? Provavelmente a resposta seja Facebook, Instagram e Twitter. De fato, esses três gigantes do relacionamento online têm muitos atrativos e não é à toa que estão no coração dos social media. Porém, ainda temos outras redes sociais interessantes a serem exploradas. E, conforme o ranking recente, as mÃdias que eram consideradas alternativas a Facebook, Twitter e Intagram, na verdade, estão próximas de assumir a preferência do usuário.
É o caso do Google+ e do Pinterest, que crescem a cada dia. Além desses dois, ainda temos o Vimeo, que recentemente repaginou seu aplicativo para smartphone, a fim de se tornar mais compartilhável. A verdade é que, com o boom do Facebook, as demais redes sociais segmentaram os usuários por interesse. De acordo com a IGP Media Lab, as pessoas diferenciam as plataformas pela finalidade de cada uma. Portanto, para se conectar com tipos diferentes de pessoas e marcas, os usuários usam diferentes plataformas sociais.
O Pinterest é a rede favorita dos internautas quando os assuntos são casa e decoração, moda e beleza, alimentação e lazer. Nele, cada usuário tem um quadro de avisos virtual, onde pode criar, gerenciar e compartilhar coleções de imagens relacionadas a determinados tópicos. O Pinterest tem o objetivo de ligar todo mundo através das ‘coisas’ que acham interessantes.
O Vimeo surgiu como uma ferramenta para upload e compartilhamento de vÃdeos. Diferentemente do Youtube, o Vimeo se caracteriza pelo incentivo ao conteúdo audiovisual de qualidade elevada. Por esse motivo, o site é especialmente popular entre os apaixonado por cinema. O Vimeo é muito utilizado por marcas em campanhas restritas ou mais sofisticadas. A rede também permite que o usuário crie seu canal de vÃdeos, o que pode ser uma oportunidade para as empresas que buscam se comunicar com material audiovisual.
O Google+ é a mÃdia social mais completa até então. Ele está integrado a todos os serviços do Google, portanto não se limita à página, estando presente no Blogger, no Youtube e no próprio buscador. Para as marcas, isso é extremamente importante. Sua grande vantagem é o Hangouts, que permite ao usuário fazer videoconferências com seus amigos. Muitas empresas já o utilizam para divulgar produtos ou serviços em tempo real para os consumidores. É possÃvel fazer uma aula, dar uma palestra e interagir de variadas formas com o público conectado no Google+. Se os usuários escolhem canais diferentes para assuntos distintos, certamente as marcas devem estar atentas à s mÃdias sociais que mais se adequam ao seu negócio. Mas, vale lembrar que quem está em uma rede, normalmente, está em outras. É muito comum que as pessoas tenham até quatro perfis ativos em redes diferentes. Portanto, o público nunca estará concentrado em apenas uma plataforma. O importante é identificar os locais preferidos do consumidor na internet e investir na criação de conteúdo para as mÃdias certas.
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